domingo, 18 de fevereiro de 2018

Como visitar a Última Ceia de Leonardo da Vinci em Milão


Excluindo a Monalisa, tente pensar qual é a obra mais famosa de Leonardo da Vinci. Aposto que a maioria de vocês responderá a Última Ceia - o chamado Cenáculo. Esta excelente obra  de Leonardo sempre foi uma das mais visitados na Itália: em 2016 foi admirada por 416.337 visitantes, tornando-se o 16º museu mais visitado do país (a entrada é limitada, portanto, os números não poderiam serem  muito alto).



O que mais chama atenção na Última Ceia, obra-prima de Leonardo e do Renascimento italiano? Em primeiro lugar, as dimensões: a obra mede 880 cm de comprimento e 460 cm de altura. Quando você entra no antigo refeitório do convento adjacente ao santuário de Santa Maria delle Grazie, em Milão, você fica impressionado com a sua grandeza e com a simplicidade do local. A simplicidade é de propósito, pois a intenção é que o foco da visita se concentre na pintura feita por Leonardo. Surpreende também as condições precárias da pintura. 




Você sabia, Leonardo usou uma técnica experimental para fazer a obra (tempera misturada com óleo)? Tal técnica permitiu obter qualidades de claroscuro mais refinadas além de poder modificar a obra dia a dia, coisa que a técnica de afresco não iria permitir. No entanto, precisamente por esta razão, a pintura ficou muito mais vulnerável ao prejuízo do tempo. Assim, apenas alguns anos depois de 1495-98, a Última Ceia começou a ficar danificada.

A Última Ceia foi a protagonista de uma das maiores restaurações da história, que durou de 1978 a 1999 com as técnicas mais avançadas do setor. Mesmo com a obra estando em condições precárias, os visitantes ainda hoje se encantam personagens, os detalhes, a composição, o fundo... há milhares de detalhes a serem observados na Última Ceia de Leonardo da Vinci.




Seria maravilhoso se pelo menos uma uma vez na vida, todos tivessem a oportunida de visitar o Cenáculo e revisar os livros de história da arte ao vivo. Mas como acessar o Cenáculo e reservar ingressos? E acima de tudo, como evitar perder tempo fora do museu, fazendo filas desnecessárias? Nós lhe damos alguns conselhos valiosos.


COMO RESERVAR BILHETES PARA A ÚLTIMA CEIA DE LEONARDO DA VINCI


Vamos começar pelo site, o ponto de partida para quem procura informações sobre a Última Ceia. Se você digitar a palavra "Ultima cena" (Última Ceia em italiano) no Google, você encontrará diversos sites que oferecem vendas de bilhetes para o Cenáculo Vinciano. A maior parte desses sites não são oficiais e vendem bilhetes com um valor de custo extra. O site oficial do Museo do Cenáculo  Vinciano é o Complexo do Museu da Lombardia. Todos os outros sites não são oficiais e você pagará mais caro pelos bilhetes.



Para comprar os bilhetes devemos acessar a partir do site oficial o  Vivaticket. Convém comprar os bilhetes com antecedência pois os mesmos são limitados. Entram apenas grupos de no máximo 30 pessoas a cada 15 minutos. Na verdade, é possível comprar ingressos (máximo 5) apenas por um período específico. Por exemplo, em 13 de fevereiro de 2018 às 9h30, foram abertas reservas para maio e junho e assim por diante. Atenção: a reserva é obrigatória, você não pode comprar o bilhete diretamente no local. Você também pode comprar os bilhetes (informando os dados do cartão de crédito ligando para  +39 02 92800360 ou 800 990 084. O serviço telefônico é ativo de segunda-feira à sábado das 08 às 18:30h (horário italiano).



Quanto custam os bilhetes reservados no Vivaticket para admirar a Última Ceia? O custo de um ingresso completo para o Cenáculo é de dez euros, ao qual você deve adicionar dois euros pela taxa de reserva. Também são fornecidos bilhetes reduzidos para cidadão da União Européia (com idade entre 18 e 25 anos) e entrada grátis (para menores de 18 anos). Todos estão sujeitos a sobretaxas para vendas antecipadas de dois euros. No primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita para todos, mas é obrigatório a reserva dos bilhetes feita somente através do telefone. 

Horário de visita: De terça a domingo das 8h15 às 19h - (última entrada às 18.45h).

COMO CHEGAR NA ÚLTIMA CEIA DE LEONARDO DA VINCI



A Última Ceia de Santa Maria delle Grazie está localizada na Piazza Santa Maria delle Grazie n. 2, em Corso Magenta em Milão, ao lado da Igreja de Santa Maria delle Grazie.

Tram 18: parada Corso Magenta - Santa Maria delle Grazie
Metro MM1: Parada do metro Conciliazione ou Cadorna MM2: parada de Cadorna

Fotos: Polo Museale Lombardia

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Pádua Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.