terça-feira, 14 de novembro de 2017

O teatro romano de Fiesole



Fiesole é uma cidadezinha muito tranquila localizada nas colinas nos arredores de Florença. Longe do grande corre-corre dos turistas, visitar Fiesole é um verdadeiro mergulho na arte, na beleza natural e principalmente na história. A presença humana em Fiesole é comprovada deste da Idade do Bronze (cerca de 2.000 anos a.C.).

A cidade etrusca foi fundada aproximadamente entre os séculos VIII-IV e na segunda metade do Século I a.C, Fiesole se transforma em uma típica cidade romana.

O Teatro Romano de Fiesole


Talvez seja o símbolo mais famoso de Fiesole e com certeza é um dos monumentos mais fascinantes da Toscana, onde é possível reviver dois mil anos de história de uma cidade fundada muito antes de Florença: estamos falando do teatro romano de Fiesole.

Um local mágico, não somente pelos dois mil anos de história, mas pela excelente acústica e pelos diversos espetáculos de alto nível que acontece todos os anos durante o verão: L'Estate Fiesolana.

Reconstrução Teatro Romano de Fiesole - Foto: Musei di Fiesole


A cávea (estrutura semicircular, onde segundo a escala social, sentavam os expectadores) surge em um panorama dominado por colinas e bosque – é de tirar o folego! O teatro romano de Fiesole possui uma planta semicircular, típico dos modelos gregos e foi escavado na rocha, apoiando-se no declive natural da colina, formando uma verdadeira concha acústica. A cávea era dividida em quatro setores por meio de pequenas escadas, o que permitia o público de chegar ao local com mais facilidade.

Na parte de baixo, tinha a Orquestra, (semicírculo diante do palco), que no teatro grego hospedava o coro e no romano acolhia em cadeiras de mármores ricamente decoradas, as autoridades e os personagens mais ilustres da cidade. Provavelmente o piso da Orquestra era decorado com mosaicos. Em frente a Orquestra ficava o palco (proscenio), local dedicado as representações teatrais.

Desde época antiga, no Teatro Romano, se alteravam máscaras trágicas e cômicas (as tragédias e comédias romanas), admiradas por 2.500 expectadores.

Reconstrução Teatro Romano de Fiesole - Foto: Musei di Fiesole


Na Idade Média e nos séculos sucessivos o local foi “batizado” pelos fiesolanos como “Buca delle Fate” (buraco das fadas), pois segundo a lenda, no ano de 1125 para não presenciar a conquista de Fiesole por parte de Florença, as fadas de Fiesole, símbolo de um tempo feliz, se esconderam dentro do teatro romano, debaixo da terra.


Em 1809, o barão prussiano von Shellersheim, explorando em busca de objetos preciosos, afirmou ter encontrado alguns objetos nas antigas estruturas do antigo teatro, mas essa notícia não possui nenhuma confirmação histórica. As escavações do teatro romano foram organizadas somente em 1870 e terminaram entre 1882 e 1900, com a reconstrução do lado esquerdo da cávea. Podemos facilmente individuar a parte original da cávea porque a parte destinada ao expectador (uma espécie de arquibancada) era composto por um único bloco de pedra (à direita da cávea) e a parte refeita (à esquerda) é composta por diversos blocos de pedras menores, deixando um pequeno espaço entre eles.

O Teatro Romano de Fiesole em 1875


O teatro romano faz parte da área arqueológica de Fiesole juntamente com o templo etrusco-romano, as termans e o Museu Arqueológico.

Se você deseja explorar a área arqueológica de Fiesole acompanhado de um guia de turismo brasileira, fale com conosco!

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.