sábado, 28 de outubro de 2017

Todi, uma pérola da região da Umbria


Continuando a nossa viagem pelas terras da Umbria, hoje vamos visitar Todi, conhecida também como a “Città ideale” (Cidade ideal). Todi é uma das cidades mais belas da Umbria, que encanta não somente pelos seus monumentos, mas principalmente pela atmosfera medieval que se respira pelas ruas do centro histórico. Em Todi acontece todos os anos, diversas manifestações culturais e artístícas.



Narra a lenda que foi uma águia quem indicou a colina onde surgiria a cidade, e de fato, a águia é o símbolo de Todi. Lendas à parte, sabemos que Todi foi uma cidade etrusca, mas que manteve uma ligação muito estreita com os úmbrios, um povo que habitava a zona longo ao rio Tibre – (sim, é esse mesmo, o famoso rio de Roma). O rio Tibre, nasce na Umbria e segue o seu percurso até o Lazio, até chegar em Roma.

Muralha de Todi


Sucessivamente, Todi foi dominada pelos romanos e em época medieval foi uma cidade livre e de grande prosperidade econômica. Foi nessa época que a cidade ampliou o seu território e necessitou construir uma muralha mais ampla – a muralha anterior era etrusca-romana. Nessa época surgiu também grande parte dos monumentos que apreciamos ainda hoje. Em seguida a cidade foi governada por diversos Senhores até fazer parte do Estado Pontifício e após 1860, Todi passou a fazer parte do Reino da Itália.

Jacopone da Todi


Monumento a Jacopone da Todi


Um filho ilustre desta cidade foi Jacopone da Todi, de família nobre nasce em 1230. Foi um grande escritor, poeta e frade franciscano, dedicou a sua vida a uma penitencia extrema. Por entrar em contato com o Papa Bonifácio VIII (aquele do primeiro Jubileu e que Dante depois colocou no Inferno na Divina Comédia), foi preso e destinado a passar seus dias em grandes tormentos.

O que ver em Todi


Piazza del Popolo


Piazza del Popolo e ao fundo Palazzo dei Priori


É o coração de Todi, foi construída no ponto mais alto da cidade. A praça é famosa principalmente pela sua indiscutível beleza. A praça ocupa o local, onde em época antiga surgia o Forum Romano. Possui uma forma retangular e é circundada pelos principais edifícios da cidade, como por exemplo, o Duomo, o Palazzo dei Priori, o Palazzo del Popolo e o Palazzo del Capitano.

Palazzo dei Priori


O lado oposto do Duomo é ocupado pelo Palazzo dei Priori, construído no Século XIV. Apesar do Palazzo dei Priori ter sido modificado ao longo dos séculos, ele ainda conserva o seu aspecto original,como por exemplo a torre do século XIV.

Palazzo del Popolo e do Capitano


Do lado direito da Piazza del Popolo temos o Palazzo del Popolo e o Palazzo del Capitano. O primeiro foi construído no século XIII.

O Duomo


Duomo de Todi


O edifício surge no final de uma escadaria no lado norte da Piazza del Popolo. A construção é datada do início do Século XII, mas sofreu algumas modificações ao longo dos séculos. Durante a ocupação romana, o local onde surge a igreja era ocupado provavelmente por um templo pagão. O interior da igreja é muito harmonioso e abriga diversas obras de artes.

Interior do Duomo de Todi


Igreja de San Fortunato


Igreja de San Fortunato


Saindo da Piazza del Popolo em direção a Via Mazzini (ao lado do Palazzo dei Priori), encontramos alguns edifícios medievais e o belo Teatro Comunale. Chegando na Piazza Jacopone da Todi, ao final de uma escadaria surge a igreja de San Fortunato. A fachada da igreja foi realizada no século XV em estilo gótico e o restante da construção teve início no século XIII. No seu interior, encontramos o túmulo do frade Jacopone da Todi, além de diversas obras de arte, como por exemplo uma Virgem com o Menino, obra de Masolino da Panicale e afrescos da escola de Giotto.

Monumento em homenagem ao frade Jacopono da Todi


Santa Maria della Consolazione


Santa Maria della Consolazione


A igreja é localizada na periferia de Todi, fora da muralha da cidade e se eleva, imponente e solitária em uma área verde que domina o vale. O projeto arquitetônico do edifício é atribuído a Bramante, grande arquiteto que realizou diversas obras em Roma. Sabemos também que outros importantes arquitetos, como Sangallo, Vignola e Peruzzi contribuíram para a construção da igreja. O Templo della Consolazione, como é chamado em Todi, é com certeza um dos melhores exemplos de arte renascentista na Itália.


Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.