quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Recanati, a cidade natal do poeta Giacomo Leopardi


Nas famosas Colinas do Infinito (Colli dell' Infinito), na Riviera del Conero, na região das Marcas, se ergue Recanati, famosa por ser a cidade natal do poeta Giacomo Leopardi e do celebríssimo tenor Beniamino Gigli. Graças ao Poeta, Recanati é conhecida como a Cidade do Infinito.

Um pouco de história:

Recanati surge tortuosa em cima de uma colina, entre os vales dos rios Potenza e Musone. Antigamente o seu território era povoado pelos Piceni. Depois seguiram várias invasões por parte dos romanos, dos godos, bizantinos e lombardos.



Durante a Idade Média, os seu habitantes viviam entre os de três castelos feudais: Monte Volpino, Monte Morello e Monte Muzio, que por volta da metade do século XII se uniram e deram origem a comuna  de Recanati. Aos longo de cinco séculos, em Recanati acontecia uma prestigiosa feira que era frequentada por todos os habitantes das Marcas.

No ano de 1294, com a translação da Santa Casa de Loreto, Recanati se transformou em uma verdadeira meta de peregrinação. Em 1860 a cidade passou a fazer parte do Reino da Itália. No ano de 1798 nasce o poeta Giacomo Leoparti (morto em Nápoles em 1837) e em 1890, nasce o tenor Beniamino Gigli (morto em Roma em 1957).


Tradições Culinárias:

Os pratos típicos recanatesi são os chamados "Vincisgrassi", conhecidos também como lasanha de carne. Muito característico também são os cappelletti in brodo, os salames, as verduras gratinadas e o doce "ciambellone". Em todo o território de Recanati existem grandes produtores de azeites.

Giacomo Leopardi


Luiggi Lolli - Retrato de Giacomo Leopoardi - 1826


No dia 29 de junho Recanati festeja o nascimento de Giacomo Leopardi e até o dia 02 de Julho a cidade vive uma multiplicidade de eventos culturais, musicais, espetáculos, feiras e degustações. Nesse período do ano Recanati volta no tempo e revive o glamour do século XIX, época a qual viveu o seu ilustre filho Gioacomo Leopardi.



Como já dizemos, Giacomo Leopardi nasce em Recanati no dia 29 de Junho de 1798. Filho dos nobres Monaldo e Adelaide Antici, é considerado o maior poeta italiano do século XIX e uma das figuras mais ilustres da literatura mundial, além de um dos principais poetas do Romantismo Literário. A profundidade das suas reflexões sobre a existência e a condição humana o consagrou também como um notável filósofo. A extraordinária qualidade lírica das suas poesias fez com que Leopardi fosse considerado um dos protagonistas no panorama literário e cultural europeu e internacional.

O que ver em Recanati


1) Colle dell'Infinito



É uma verdadeira mistura de terraço e jardim onde é possível admirar um vastíssimo panorama que inspirou Giacomo Leopardi na composição da lírica "L'Infinito. Ali se respira magia e poesia.

2) Igreja de Santo Agostinho


Torre Campanária da Igreja de Santo Agostinho

A Igreja é datada do século XIII e abriga no seu interior importantes afrescos do século XV. A Torre Campanária é famosa por ter sido citada por Leopardi na poesia "Il Passero Solitario".

3) Teatro Persiani e Museu Beniamino Gigli
O Teatro Persiani é a sede do Museu Beniamino Gigli, um local exclusivo onde é possível se maravilhar com a potente voz do tenor recanatese. Beniamino Gigli foi considerado como um dos maiores cantores líricos do século XX. Na Sala dei Trenta foi reconstruído o camarim de Beniamino e um pequeno espaço teatral. É possível admirar também diversas roupas de cenas, além de partituras.

4) Piazza Giacomo Leopardi



No centro da praça podemos admirar o monumento em homenagem ao Poeta e em um dos lados a maravilhosa Torre del Borgo, alta 30 metros e construída em 1160 como símbolo da cidade.

5) Museu Civico Villa Colloredo Mels


Anunciação de Lorenzo Lotto - Museu Civico - Recanati

O nome Villa Colloredo Mels deriva da família friulana dos Colloredo, que chegaram na região das Marcas em 1600. Desde de 1998, o palácio hospeda os museus cívicos de Recanati, que é dividido em diversas partes que documentam a história e a arte de Recanati desde da pré-história até aos nossos dias. O museu conserva obras-primas de 1300 e 1400, como obras de Pietro Domenico da Montepulciano, Ludovico da Siena e principalmente as obras do pintor veneto Lorenzo Lotto.

6) Casa Leopardi



No Palazzo Leopardi é possível visitar  a famosa Biblioteca de Monaldo, pai do Poeta, que contém mais de 25.000 volumes. Aqui o Poeta dedicou a sua adolescencia ao "studio matto e disperatissimo" (estudo louco e desesperadíssimo). A Casa Leopardi surge no rione de Monte Morello.

07) Piazza Sabato del Villagio




Próximo a casa do Poeta, Piazza Sabato del Villagio, recebe ao nome em homenagem a um das poesias mais importantes de Leopardi. Na praça surge a Igreja de Santa Maria di Montemorello, onde Leopardi foi batizado e a casa de Teresa Fattorini, inspiradora da  famosa  obra "A Silvia".

8) Parco Villa Colloredo Mels
Verdadeiro pulmão verde de Recanati, o Parco di Villa Colloredo é muito interessante do ponto de vista natural. Oferece ao visitante uma grande sensação de "passear no bosque" e a importante vegetação permite uma fauna consolidada e estável. Aqui se encontra uma das sedes do WWF, a maior organização mundial para a defesa da natureza, do habitat e dos animais em perigo de exitinção.

9) Torre Civica 






É a Torre del Borgo, símbolo da cidade, localizada na Piazza Giacomo Leopardi.

10) Museu Diocesano
Localizado próximo a Catedral de San Flaviano, no antigo palácio episcopal. Entre as várias obras não deixe de ver a "Sacra Famiglia" de Andrea Mantegna, "Madonna del Cardellino" de Giacomo da Recanati e a "Santa Lucia" de Guercino.

11) Porta Marina




Um belissimo portal medieval que se encontra na entrada do centro histórico de Recanati. É a único portal de Recanati que ainda possui uma porta de madeira.

12) Museu Emigrazione Marchigiana
O museu se encontra no interior das cantinas de Villa Colloredo Mels e é dedicado aos numerosos marchiagini que deixaram a região para tentar uma vida melhor no exterior.

13) Convento di Santo Stefano
Hoje Centro Mundial da Poesia, possui um belissimo jardim.

14) Palácio Antici
Casa Natal de Adelaide Antici, mãe do Poeta Giacomo Leopardi.

15) Centro Nazionle di Studi Leopardiani
O edifício foi construido em 1937 a fim de promover os estudos e as obras do poeta. É unido ao Palazzo Leopardi.

16) Igreja de San Vito
De planta romanica-bizantina, foi modificada ao longo dos séculos. A fachada é obra de Vanvitelli (1771). No oratório da Congregazione dei Nobili, o jovem Leopardi recitava os discursos sacros.

17) Catedral de San Flaviano




Igreja dedicada a São Flaviano, foi elevata a Catedral no ano de 1240.

18) Palazzo Roberti
Um dos edificios mais bonitos da cidade, pertencia a família dos marqueses Roberti, hoje Carancini. Foi projetado no século XVII por Ferdinando di Bibbiena.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.