quinta-feira, 10 de agosto de 2017

A Casa Santa de Loreto


Loreto é uma pequena cidade localizada na região italiana de Le Marche (Marcas, em português) a 300 km de Roma. Situada sobre uma colina, a cidade possui cerca de dez mil habitantes. Loreto é uma grande meta de peregrinação mariana, porque alí se encontra a Casa Santa, onde a Virgem Maria recebeu o anuncio do anjo Gabriel e onde Ela viveu juntamente com Jesus e São José após voltarem do Egito.

Como assim, a casa onde viveu Maria se encontra na Itália? 

Que conversa é essa? Existem duas explicações para o fato que a Casa Santa se encontra em Loreto. Uma delas, a mais tradicional, diz que foram os anjos que a trouxeram em dezembro de 1294, a outra diz que as pedras da Casa de Nossa Senhora foram trazidas da Palestina pelas cruzadas que foram forçadas pelos muçulmanos a abandonar a Terra Santa.



Talvez a versão que a Casa Santa foi trazida pelos anjos tenha nascido de um erro da tradução latina “DE ANGELIS” (pelos anjos) encontradas em documentos da época. Graças ao arqueólogo pontifício Giuseppe Lapponi, que em 1900 encontrou alguns documentos nos arquivos do Vaticano segundo o qual uma família nobre bizantina chamada Angelis, descendente dos imperadores de Constantinopla , no século XIII, salvou os “materiais” da Casa de Nossa Senhora das destruições muçulmanas. Hoje acredita-se que as pedras da Casa Santa tenham sido trazidas para Loreto de navio, talvez como um presente para o Papa Celestino V, coroado pontífice em 05 de julho de 1294 por vontade de Carlos II de Angió. O Papa Celestino V renunciou ao pontificado em 13 de dezembro de 1294, sem nunca ter colocado os pés em Roma.

As pedras desembarcaram no porto de Recanati, cidade vizinha de Loreto e que naquele tempo fazia parte do Estado Pontifício. O Bispo de Recanati, era o responsável dos negócios do Papa naquela ocasião e decidiu usar as pedras para a construção, em cima da colina onde hoje se encontra a cidade de Loreto, de uma capela dedicada a Virgem Maria. O povo, dado que nas redondezas existia um bosque de louros, começou a chamar a capela de Nossa Senhora do Loreto, nome que passou para o pequeno povoado que nasceu ao redor da capela.

Observando as pedras da Capela de Loreto, podemos observar diversos grafitos que são muitos semelhantes àqueles encontrados na Terra Santa e de modo especial, em Nazaré, incluídos os exemplares atribuídos aos cristãos do II ao V séculos.

Outros achados arqueológicos revelaram-se importantes sobre a origem da Casa Santa. Foram encontradas cinco pequenas cruzes de tecido vermelho, típicas dos cavaleiros das cruzadas em uma cavidade debaixo da “Janela do Anjo”. Repontam-se a època das cruzadas, quando ocorreu a transferência da Casa Santa em Loreto.

Não é importante que a Casa Santa tenha sido trazida pelos anjos ou por alguém que pertencia a família De Angelis, o fato é que Loreto guarda a maior relíquia cristã fora da Terra Santa.



A Capela possui 4,5m de largura e 9,5m de comprimento, tamanho que corresponde exatamente ao dos alicerces da Casa que existia em Nazaré. As pedras originais que foram trazidas da Palestina são as que vemos hoje nas paredes da Capela, até a altura de aproximadamente 3 metros. O restante são tijolos feitos na região. Apenas três paredes da Capela são feitas com pedras e tijolos, pois a parede de fundo é revestida de mármore, já que na Casa de Maria na Palestina, tal parede era uma gruta, escavada na pedra. A gruta ainda hoje é venerada na Basílica da Anunciação em Nazaré.



No interior da Capela de Loreto, encontramos uma imagem de Nossa Senhora de Loreto, feita de cedro do Líbano. A imagem é negra por causa da fumaça de inúmeras lâmpadas de azeite que ardiam dentro da Capela.



O revestimento de mármore é uma verdeira obra de arte e foi feito por vontade do Papa Julio II, (o mesmo que encomendou a Michelangelo a pintura da Capela Sistina, em Roma). O Papa Julio II contratou os melhores artistas italianos da época, entre eles Bramante. O monumento feito em mármore narra os principais fatos da história de Maria como por exemplo, o Nascimento e o Esposalício da Virgem, a Anunciação do Anjo Gabriel, o Nascimento de Jesus e a adoração dos Reis Magos.

A Basílica que guarda este tesouro, foi iniciada somente em 1468. Possui oito altares laterais e o mais importante é o primeiro a esquerda (de quem entra). Ao redor da Casa Santa foram construídas nove capelas conhecidas pelo nome da nação que custeou a sua pintura, como por exemplo, a Capela Suiça, a Capela Espanhola, etc.


Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.