quarta-feira, 21 de junho de 2017

Maranello, a pátria da Ferrari



A pequena cidade de Maranello, respira Ferrari por todos os poros e a primeira coisa que salta os olhos ao chegar a cidade é a grande quantidade de Ferrari estacionada pelas suas ruas. De fato, existe um grande número de agências que alugam o Cavallino Rampante (cavalinho empinado) para  dezenas de apaixonados que sonham em fazer um giro ou um test drive em uma Ferrari.

Dois nomes: Ferrari e Maranello. Somente uma emoção: paixão. Paixão que se traduz no mito do Cavallino Rampante, com a fábrica, o museu, o auditório Enzo Ferrari e mil e outras coisas que você percebe pelas ruas, estradas, praças e jardins. Maranello também é paixão pela tradição eno-gastronômica: aceto balsamico, prosciutto crudo (presunto cru, ou como é conhecido no Brasil, presunto de parma), parmigiano reggiano, lambrusco e nocino (licor de nozes).

Maranello é uma pequena cidade da Emilia-Romagna rodeada por doces colinas e que ainda mantém as característica de um pequeno burgo, onde a paixão pela natureza e pela tradição convivem em harmonia com a alta tecnologia da velocidade. Maranello é a terra que foi escolhida por Enzo Ferrari.

Os primeiros achados arqueológicos encontrados em Maranello foram datados na Idade do Bronze (1800-1000 a.C), mas sabemos que as legiões romanas ocuparam a zona entre os anos 189-179 a.C.



O nome Maranello provavelmente é derivado de uma família chamada Araldini ou Arardini que ali habitou e que era originária de uma comuna vizinha chamada Maranto. Por volta do século XI, a família Araldini construiu um castelo (que existe até hoje) e que foi reconstruido após o terremoto de 1501. Hoje o Castelo é propriedade privada e não é aberto a visita.


O que ver em Maranello


Maranello Biblioteca Cultura



Sede da biblioteca municipal em Maranello, a MABIC (Maranello Biblioteca Cultura) é um espaço multi funcional que também organiza reuniões, exposições e atividades culturais.

O edifício foi projetado pelo arquiteto japonês Arata Isozaki e Andrea Maffei, e foi inserido em um contexto de excelência arquitetônica. Caracterizado por formas e transparências sinuosas, o MABIC é refletido no espelho de água que o rodeia. O MABIC é um espaço aberto, em diálogo com o mundo exterior, onde a cultura tradicional do livro coexiste com as mais avançadas tecnologias.

O Cavallino Rampante (Cavalinho Empinado)



O cavalo empinado é o símbolo oficial da Ferrari. Ele foi utilizado durante a Primeira Guerra Mundial pelo aviador italiano Francesco Baracca (1888-1918). Em 1923, o Cavalinho foi dado de presente pela mãe de Baracca para dar sorte a Enzo Ferrari.

Em junho de 2017, a administração da cidade inaugurou uma escultura dedicada ao cavalo empinando. Instalado na rotatória no centro da cidade, a escultura está localizada no coração geográfico e simbólico da cidade: um cartão de visita muito impressionante que acolhe aqueles que chegam no centro de Maranello. A escultura mede 3 metros de altura.

O Museu Ferrari



O Museu Ferrari em Maranello mostra a Ferrari de hoje e de amanhã, afundando as araízes na história extraordinária do cavalo empinando. Possui uma exposição permanente dedicada à Fórmula 1 e os Campeonatos Mundiais, além de exposição de várias Ferraris esportivas.

Para os visitantes, muitas outras atrações: uma sala de cinema com projeção contínua de filmes temáticos, simuladores de Fórmula 1, um grande Ferrari Store e uma acolhedora cafeteria.

O Red Garden



Instalada em 2017, a realização artística dos jardineiros da cidade de Maranello quer representar a centralidade da Ferrari no automobilismo. O mundo é representado de uma maneira estilizada, com os meridianos e paralelos que formam uma espécie de bandeira quadriculada, feitos com pedrinhas brancas e pretas além do verde do gramado. A parte central da composição o famoso símbolo da Ferrari: o cavalo empinado, fabricado a partir de uma única peça de madeira. Eis uma oportunidade  perfeita para uma foto de grupo!

Monumento a Enzo Ferrari



Doada em 1998 por Piero Ferrari a Maranello, em ocasião do centenário do nascimento de seu pai, o monumento a Enzo Ferrari é uma estátua de bronze de mais de cinco metros de altura que retrata as etapas mais significativas da vida do fundador da Ferrari.

O monumento foi criado pelo escultor Modenese Marino Quartieri e está localizado na praça central de Maranello, Praça da Liberdade, junto à Câmara Municipal, para testemunhar a estreita ligação entre a Ferrari e a cidade.

A Igreja de San Biaggio



A igreja de San Biagio foi construída entre 1894 e 1903. Ela passou por inúmeras intervenções ao longo dos séculos, o que contribuiu grandemente para a sua transformação e evolução progressiva até chegar a sua atual estrutura arquitetônica, que difere do projeto original, especialmente por causa da presença de uma imponente torre do sino construída entre 1900 e 1913.

Aceto Balsamico e Parmigiano Reggiano




Estando em Maranello não deixe de visitar uma Acetaia, (local onde se produz o aceto balsamico) e não deixe de degustar o queijo parmesão, pois a cidade faz parte da zona de produção do parmigiano reggiano.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.