domingo, 26 de março de 2017

O que ver em San Gimignano



San Gimignano é uma pequena cidade fortificada localizada entre Florença e Siena. É famosa acima de tudo pela sua arquitetura e por suas belas torres medievais que fazem o perfil exclusivo da cidade.

Para conhecer um pouco da história de San Gimignano, leia o nosso post As origens de San Gimignano.

Muitos viajantes dedicam a San Gimignano um visita breve, mas a cidade, apesar de ser pequena, oferece muita coisa interessante para visitar e vale a pena reservar pelo menos um dia inteiro para descobrir os seus segredos. O Notícias da Bota preparou uma lista das atrações imperdíveis de San Gimignano.

O que ver em San Gimignano:


  1. Percorrer a Via San Giovanni (a antiga Via Francigena)

Aconselho entrar pela cidade através da Porta San Giovanni (tem um estacionamento a pagamento próximo) e percorrer a rua que recebe o mesmo nome até o centro da cidade. Na Via San Giovanni você encontrará diversas lojas com produtos típicos como a Vernaccia e o açafrão, além de produtos de artesanato local.

  1. Piazza della Cisterna (Praça da Cisterna)

De forma triangular, recebebeu esse nome em 1273, por causa da cisterna medieval construida para o uso público, localizada no centro da praça. A praça é emoldurada por casas torres e palácios cujo fascínio se manteve praticamente intacto ao longo do tempo. Aproveite para saborear um dos melhores sorvetes da Toscana na famossísima Gelateria Dondoli. A dica é experimentar o sorvete Creme de Santa Fina, que é feito com açafrão, um dos produtos típicos de San Gimignano desde da época medieval.

  1. Piazza del Duomo – Collegiata di Santa Maria Assunta

Próximo a Piazza della Cisterna encontramos a Piazza del Duomo. A bela Collegiata di Santa Maria Assunta, também chamada de Duomo, foi construída no século XII e é caracterizada por uma escadaria e uma fachada sem adornos.

No seu interior são preservados uma série de obras-primas, como o Martírio de São Sebastião feito de Benozzo Gozzoli, as estátuas de madeira de Jacopo della Quercia, os afrescos de Lippo Memmi e Federico (Histórias do Novo Testamento) e cenas do Antigo Testamento de Bartolo di Fredi.



Não deixe de visitar a Capela de Santa Fina, verdadeira obra-prima da arquitetura renascentista de Giuliano e Benedetto da Maiano. A Capela é afrescada com cenas que contam a vida de Santa Fina, obra do fiorentino Domenico Ghirlandaio.

  1. Piazza del Duomo – Palazzo del Podestà, Museu Civico e Torre Grossa

No lado esquerdo da Piazza del Duomo, surge o Palazzo del Podestà. É um dos monumentos mais importantes da cidade com as suas salas ricas de história e arte. A construção desse imponente edifício foi iniciada no ano de 1288 para ser a sede do governo da cidade. O Conselho do governo se reuniu ali pela primeira vez dez anos depois, em 23 de dezembro de 1298.

Atualmente o Palazzo del Podestà hospeda o Museu Cívico onde é possível admirar obras-primas das pinturas senese e florentina dos séculos XII e XIII.

Do lado esquerdo da fachada do Palazzo del Podestà podemos admirar a Torre Grossa, construida no ano de 1298 e alta 54 metros, construida com tijolos e revestida de pedra. Do alto da Torre Grossa é possível admirar uma paisagem estupenda da Toscana.

  1. Passear pela antiga muralha
Saindo da Piazza della Cisterna, retornando em direção a Via San Giovanni, você encontrará um arco na Via San Matteo. Siga as indicações do “giro delle mure”. Em seguida você encontrará um verdadeiro terraço onde é possível admirar um das vistas mais bela da cidade, cenário perfeito para grandes fotografias. Seguindo a indicação para a casa natal de Santa Fina, você encontrará um itinerário longo a antiga muralha, repleta de ruas estreitas, subidas e descidas, longe da grande massa de turistas.

  1. As fontes medievais

Visitar as fontes medievais pode representar uma grande vontade de caminhar, principalmente subir e descer as ladeiras de San Gimignano. Para isso você irá precisar de tempo e sapatos confortáveis. Mas no final, o esforço vale a pena! Partindo da Piazza della Cisterna, siga em direção a Via del Castello e depois Via Santo Stefano. No final da ladeira, você passará pela Porta alle Fonti. Desça mais um pouco e em seguida, a direita você encontrará as antigas fontes medievais. A fonte central é a mais antiga, construida por volta do ano 1.100. A fonte da direita é datada do ano 1.200 e a da esquerda de 1300.

A Porta alle Fonti é um dos pontos imperdíveis para fotografar as torres de San Gimignano

  1. Visitar a Galeria de Arte Moderna e Contemporanea, Spezieria di Santa Fina e Museu Arqueológlico

A Galeria de Arte Moderna e Contemporanea, Spezieria di Santa Fina e o Museu Arqueológico se encontram todos no mesmo lugar: no ex Conservatório de Santa Chiara (Santa Clara), localizado na Via Folgore, 11.

A Galeria de Arte Moderna hospeda exposições de grandes representantes da arte moderna e contemporanea. A Spezieria de Santa Fina, possui no seu acervo um conjunto de recipientes cerâmicos de período renascentista e o Museu Arqueológico, exibe objetos de idade etrusca, romana e medieval (especialmente de vidro e cerâmica).

  1. Igreja de Santo Agostinho

No encantador centro histórico de San Gimignano encontramos a Piazza di Santo Agostino, cercada por fileiras de casa que fazem dali um local tranquilo, longe da rota turistíca. No centro da praça podemos admirar um poço e ao lado duas igrejas. Uma das Igrejas é intitulada a Santo Agostinho, que dà o nome a praça. Santo Agostinho, após o Duomo, é a igreja mais importante de San Gimignano e preserva obras-primas de escultura e pinturas de artistas da Idade Média e do Renascimento. No seu interior não deixe de visitar a Capela de San Bartolo (obra de Benedetto da Maiano) e a capela principal da igreja (onde se encontra o altar-mor). A capela principal contém afrescos de Benozzo Gozzoli que contam a vida de Santo Agostinho.

  1. A Rocca di Montestaffoli

A Rocca di Montestaffoli é uma etapa imperdível para amantes de um belo cenário. Além de admirar as ruínas da Rocca contruida pelos florentinos em 1353 para confirmar a sua hegemonia no território.

  1. Visitar a Torre e Casa Campatelli

Aberta ao público em abril de 2016, a Torre Campatelli é uma das quatorze torres medievais que caracterizam o panorama de San Gimignano. A Torre e Casa Campatelli é um palácio do século XVIII e era nos últimos séculos a residência de uma família da burguesia local. Os seus quartos, móveis, decorações e pinturas nos fazem mergulhar na atmosfera e na vida diária de uma família típica da Toscana de outrora.


Para terminar a visita, não deixe de admirar o clima medieval da cidade, degustando uma bela taça de Vernaccia.

Bom passeio!

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.