domingo, 19 de fevereiro de 2017

O sítio arqueológico de Paestum


No sudeste do Golfo de Salerno, surge Paestum, um sítio arqueológico muito importante, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.

O sítio está localizado no Município de Carpaccio na província de Salerno. Fundada pelos gregos em torno do século VII a.C. com o nome de Poseidonia, Paestum foi posteriormente ocupada pelos lucani até que, em 273 a.C, foi transformada pelos romanos em uma colônia próspera, dando-lhe o seu nome atual. O início da Idade Média marcou seu declínio irreversível.

Além do valor cultural, a importância de Paestum está ligada ao excelente estado de conservação dos seus monumentos e da grande muralha que foi construída pelos gregos e depois reforçada pelos Lucani e pelos romanos.


Poseidonia-Paestum oferece aos visitantes uma oportunidade única: "ler" a sua longa história através dos monumentos que viajaram através do tempo. Os três templos com os seus altares, a praça principal da cidade grega (Agora) com os seus edifícios históricos, como do túmulo do herói fundador (heroon) e a estrutura circular para as assembléias (ekklesiasterion), são os sinais mais óbvios da fase grega de Paestum.

Com a chegada dos romanos os templos não sofreram alterações, mas na cidade foram construídas novas instalações: o Fórum, o espaço político e comercial, o anfiteatro, onde eram realizados duelos entre gladiadores e animais e o Campus, onde os romanos praticavam esportes. Nas piscinas, as mulheres provavelmente praticavam ritos em favor da fertilidade. Existiam também muitas casas aristocráticas, entre os quais uma com a piscina que media cerca de 2.800 metros quadrados.



O que é mais impressionante em Paestum é a visão dos três majestosos templos construidos em uma planície verde. Muitos escritores, poetas e artistas como Goethe, Shelley, Canova e Piranesi ficaram fascinados com esse espetáculo que acabou virando fonte de inspiração. Estes grandes edifícios são um exemplo extraordinário de estilo dórico.

O Templo de Hera, chamado também de Basilica, data do século VI. a.C, é o mais antigo dos três templos. Dessa período crucial na formação da arquitetura grega, o Templo de Hera é o melhor templo grego conservado em todo mundo. O templo provavelmente era dedicado a Hera, esposa de Zeus e principal divindade adorada em Poseidonia. Hera é a deusa da fertilidade, da vida e do nascimento, protetora do casamento e da família. O templo possui nove colunas na parte frontal e 18 colunas nas partes laterais.



O Templo de Netuno é uma grandiosa construção em travertino, possui uma a cor dourada que varia de tom em diferentes horas do dia. É uma verdadeira jóia da arquitetura dórica: imponente e elegante. É o maior templo de Paestum e o melhor preservado. Feito em meados do século V. a.C. No mesmo período, em Olímpia, na Grécia, foi construído o grande templo de Zeus, que, no entanto, não está tão bem conservado como o templo de Netuno de Paestum.

O Templo de Ceres (século VI a.C), na verdade, é o único templo que sabemos com certeza a qual divindade era dedicado: Atena, deusa da sabedoria e da guerra. Na Idade Média, foi transformado em uma igreja e podemos ainda obsevar na parede externa três túmulos cristãos. Localizado no ponto mais alto da cidade, ao norte dos espaços públicos, o templo da deusa e guerreira dominava a área.

Como funcionava um templo grego?



A leste do templo de Atena (o lado virado para a estrada moderna) você encontrará um enorme altar de pedra. Aqui eram sacrificados os animais durante as festas dedicadas a deusa, acompanhados por música e rituais de vários tipos.

As sacerdotisas e sacerdotes eram os cidadãos comuns que por um determinado período de tempo assumiam esse cargo, não havia nenhuma casta sacerdotal.

Enquanto o culto acontecia ao ar livre, ao redor do altar, o templo era considerado como o lar dos deuses, representados por uma estátua colocada na célula (uma pequena sala no interior do templo) onde o deus “observava" os sacrifícios que aconteciam do lado de fora.


Numa noite de verão, uma caminhada neste cenário magnífico, com música e luzes, animam o percurso do visitante, oferecendo a oportunidade de mergulhar em uma atmosfera única, entre as obras das grandes civilizações do passado.

O sítio arqueológico é aberto todos os dias das das 08;30 às 19:30h. 

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.