segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Anteprima Vino Nobile de Montepulciano 2017


A Toscana é o paraíso para os amantes de bons vinhos. E o ano inicia-se com diversos eventos ligados a enogastronomia e um deles é o tema do post de hoje: o Anteprima Vino Nobile di Montepulciano 2017.

O Anteprima Vino Nobile di Montepulciano 2017 é um evento organizado e promovido pelo Consorzio del Vino Nobile di Montepulciano em colaboração com a Associazione Vivi Montepulciano, La Strada del Vino Nobile e com o patrocínio da comuna de Montepulciano.



Na sua 24a. Edição, o evento oferece ao grande público apaixonado por vinhos a possibilidade de degustar um dos melhores vinhos do mundo em um local mágico e único, a Fortezza Medicea de Montepulciano, além de claro ter a oportunidade de conhecer e quem sabe trocar duas palavras com os grandes produtores de Vino Nobile di Montepulciano.

Será possível degustar o Vino Nobile safra 2014 (a que está pronta para entrar no mercado), após dois anos de evolução imposto pelo disciplinar de produção do consórcio do vinho Nobile, além da Riserva 2013 safra quatro estrelas, e ainda outros vinhos produzidos na região.

O vinho Nobile de Montepulciano D.O.C.G



Se é verdade que o vinho eleva os animos e os pensamentos, Montepulciano foi por séculos um grande centro de atividades artística e poética. É nesse cenário que nasce um dos vinhos mais importantes do mundo, o vinho Nobile de Montepulciano.

O Vino Nobile de Montepulciano é um vinho límpido, brilhante, de cor rubi tendendo ao granada com o envelhecimento e é caracterizado por um perfume intenso e persistente com toque de madeira aromática, frutas e vegetação de bosque e composta de geléias.

Depois de séculos de produção na zona de Montepulciano, o Vino Nobile foi reconhecido no ano de 1996 como D.O.C (denominação de origem controlada). Em julho de 1980, o vinho Nobile foi o primeiro vinho italiano a receber a denominação de origem controlada e garantida (D.O.C.G).

A produção do vinho Nobile é regulamentada de um disciplinar de produção que diz o seguinte:

Uva: As uvas utilizadas são o Sangiovese, que em Montepulciano recebe o nome de Prugnolo Gentile (mínimo 70%), podendo ser utilizados também (máximo de 30%) variedades de uvas vermelhas complementares adequadas para cultivo na região da Toscana, enquanto uvas brancas não excedam 5%;

O vinho só pode ser comercializado depois de dois anos de maturação (três para o Riserva) e em qualquer caso, depois de passar por controles rigorosos e testes organolépticos realizados por uma comissão ministerial química;

A vinificação e a maturação devem ocorrer obrigatóriamente na comune de Montepulciano.

Safra de 2014


Os vinhos de 2014 são em geral de boa qualidade. As primeiras degustações feitas depois da fermentação maloláctica, foram apreciadas com cores muito vivas, toque frutado e corpo médio apoiado com taninos sutis. No nível analítico, os níveis de álcool estão entre 13 e 13,5% vol, a acidez é de nível médio.
Em síntese, tratam-se de vinhos finos e elegantes, mas não com grande longevidade. (fonte: Consorzio del Vino Nobile).

Produtores presentes no Anteprima Vino Nobile de Montepulciano 2017:

Informações úteis:

  • Data: 11, 12 e 13 de fevereiro de 2017.
  • Endereço: Fortezza Medicea de Montepulciano – Via San Donato, 21 (poucos passos da Piazza Grande).
  • Horários: Sábado 11/02: das 14 às 18:30h – Domingo 12/02 e Segunda-feira 13/02: das 11 às 18:30h.
  • Preço: 10 euros

Mais informações:
tel.  0039 0578-757812

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.