domingo, 29 de janeiro de 2017

O Museu do Palazzo Davanzati em Florença


Quando um museu tem a característica de ser uma casa, oferece a oportunidade de descobrir algo sobre a vida diária na época medieval: é o caso do Museu do Palazzo Davanzati em Florença que, embora ligado a uma família rica, nos permite conhecer aspectos curiosos e também interessantes de pessoas comuns. O Palácio recebe o nome da família que viveu ali entre os anos de 1578 a 1838: os Davanzati. É possível ver na fachada, o enorme brasão dos Davanzati. 

Construído pela família Davizzi em meados do século XIV, o Palácio tem uma aparência medieval no edifício em forma de torre, mas anuncia novos modelos de arquitetura, popular no Renascimento, com a presença de um pátio no seu interior. O Museu do Palazzo Davanzati, conhecido também como o Museu da Antiga casa fiorentina, foi inaugurado no ano de 1956. 


Magnífico e singular exemplo de casa medieval em Florença, o edifício foi construído incorporando algumas casas-torres pela família Davizzi na metade dos anos de 1300. No ano de 1578, o palácio foi comprado pela família Davanzati, a qual deu o nome ao palácio e que alí habitaram até o ano de 1838. A visita no palácio segue em diversos ambientes e andares e oferece um percurso muito sugestivo onde é possível compreender como se vivia em Florença seiscentos anos atrás. 

O Museu constituí um tesouro inestimável e pouco conhecido pelo público. Geralmente indico esse museu para as famílias que viajam com crianças. Alguns detalhes fazem com que o Palácio Davanzati seja um grande exemplo de residência de luxo, construído por uma família de ricos comerciantes florentinos como por exemplo um banheiro para cada quarto, um poço que fornece água limpa para todos os andares e uma decoração pictórica valiosa que decora os quartos. Cada um destes aspectos indica um luxo que certamente não era normal para a época. 

O Museu:

Sala Mandornale 


Ambiente situado no segundo piso e muito luminoso por causa da presença de cinco grandes janelas. Esta sala tinha a função de representação, ou seja, local de festa e dos grandes banquetes. Nessas ocasiões as paredes da sala eram decoradas com "arazzi" (tapetes de paredes ricamente decorados) que serviam também para aquecer o ambiente. No piso, existem diversas aberturas chamadas de "piombatoio" de defesa que serviam para jogar azeite quente em caso de assédio do palácio. A criançada adora!


Sala dos Papagaios 


Outro ambiente interessante do Museu Davanzati é a Sala dos Papagaios, que recebe esse nome por causa dos pequenos papagaios afrescados em toda a parede. Decorar as paredes dos ambientes de casa com pinturas era algo muito usado em Florença. Reparem que a pintura parece uma grande cortina de parede. O ambiente era utilizado como sala de jantar, onde eram servidos os alimentos. A mesa é do Século XVI e a grande lareira podemos ver o brasão da família Davizzi, os primeiros proprietários do palácio. 


Sala dos Pavões 
Chamada assim por causa dos pavões representados na pintura das paredes. Era um dos quartos do palácios, local onde as mulheres passavem a maior parte do dia, seja rezando, costurando ou recebendo as amigas.  

A cozinha: 


Localizada no último piso por razões de segurança em caso de incêndio (risco muito presente nos tempos medievais) e também para dipersar os cheiros de comida e a fumaça. O ambiente possui uma enorme lareira para cozinhar os alimentos, as prateleiras embutidas para colocar os utensílios, as ferramentas para trabalhar a farinha, a manteiga ou tecer ... nos ajuda a imaginar como era a vida naquela época. 

O poço 

Tê-lo na casa era um grande luxo no século XIV, mas acima de tudo era um grande conforto, uma vez que evitava ter que ir a uma fonte pública, talvez distante, para obter água. Além disso, o poço permitia que a água fosse disponível em todos os andares da casa, graças às aberturas e uma roldana: era quase como ter água corrente em casa! 

Banheiros 


Ter um banheiro em casa para nós parece normal, mas se tornou um hábito apenas após a Segunda Guerra Mundial. No Palácio Davanzati, porém, cada quarto possui um banheiro, uma verdadeira suíte, ricamente adornada com pinturas, já na metade do século XIV!

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.