domingo, 27 de novembro de 2016

Visitar San Quirico d'Orcia


San Quirico d'Orcia é uma cidade localizada na província de Siena, provavelmente de origem etrusca. A importância estratégica desta pequena cidade cresceu gradualmente na Idade Média por causa da sua excelente posição geográfica e especialmente porque a cidade é literalmente cruzada pela importante Via Francigena. 

Para saber mais informações sobre a Via Francigena acesse o seguinte post: A Via Francigena e a peregrinação na Idade Media

Faz parte do território de San Quirico d'Orcia o famoso vilarejo termal  Bagno Vignon. Saiba mais sobre Bagno Vignoni e suas águas termais no post Bagno Vignoni e suas águas termais.




San Quirico d'Orcia pertence a uma região geografica chamada de Val d'Orcia (Vale do Rio Orcia), juntamente com as cidades de Pienza, Radicofani, Montalcino e Castiglione d'Orcia. O Val d'Orcia é também um importante parque natural, de arte e cultura.




Desde 02 de julho de 2004, o Val d'Orcia foi reconhecido pela UNESCO como Património Mundial, principalmente por causa da excelente conservação da sua paisagem (e que paisagem!) e por ser um produto do trabalho inteligente da atividade humana que não alterou a beleza natural da região.

Quem foi San Quirico?

São Quirico e sua mãe Giulitta (em português Ciríaco e Julita, conhecidos também como Ciro e Julieta), viviam em Icônio, atual Turquia durante o século VI. Giulitta foi perseguida pelos romanos durante as perseguições do Imperador Diocleciano. Existem diversas versões sobre o martírio de Quirico e Giulitta, vou contar para vocês a versão mais conhecida.


San Quirico e Santa Giulitta, manuscrito francês do século XIV - Foto: wikipédia
Guilitta era uma jovem viúva, de família importante e se converteu ao cristianismo. Temendo pela sua própria segurança e do seu filho Quirico que tinha apenas três anos, deixou os seus bens e a sua cidade natal. Foi capturada e torturada para que negasse a sua fé, mesmo assim, Giulitta resistiu e não negou o seu amor a Cristo. O pequeno Quirico que assistia a tortura da mãe, também confirmou a sua fé, exclamando "Eu também sou Cristão." Ao ouvir tais palavras, o governador teve um ataque de ira e jogou o pequeno Quirico no chão, que batendo a cabeça, acabou perdendo a vida. Giulitta continuou firme em posição de oração até que o governador decidiu que a sua pena seria a decapitação.

San Quirico e Santa Giulitta foram canonizados pela Igreja Católica e a sua festa é comemorada no dia 16 de Junho. San Quirico é o padroeiro das crianças que sofrem maus tratos. 

O que ver em San Quirico d'Orcia:



San Quirico é uma das mais belas cidades medievais do Val d'Orcia e é famosa também por causa da Festa dell'olio (Festa do Azeite) realizada no mês de dezembro.

No centro histórico você poderá admirar diversos monumentos e igrejas: 

Igreja de Santa Maria Assunta



A igreja de Santa Maria Assunta é conhecida por diversos nomes, entre eles igreja de Santa Maria, ou ainda como igreja de Santa Maria ad Hortis. Este último devido princialmente que próximo a igreja se encontra o jardim publico chamado Horti Leonini. O edifício, de arquitetura romanica, elegante mas sombria, possui somente uma nave e foi construido com pedras de travertino ao longo da Via Francigena na segunda metade do século XI. 

Horti Leonini



Construido em um terreno doado por Francesco I dei Medici a Diomede Leoni em 1581. O Horti Leonini, é um excelente exemplo de jardim a italiana e o seu acesso poderá ser feito através da praça principal da cidade.

Ospedalle Santa Maria della Scala




Construído em frente à igreja de Santa Maria Assunta, o Ospedalle Santa Maria della Scala oferecia assistência e abrigo aos peregrinos e viajantes da Via Francigena. O hospital, que pertencia ao mais famoso Ospedalle Santa Maria della Scala de Siena, foi construído no século XIII e atualmente conserva  um pátio, o qual pode ser visitado. No centro do pátio podemos admirar um poço que foi construído no século XVI.

Igreja de San Fracesco




Na praça principal da cidade encontramos a igreja de San Francesco, comumente chamada de Igreja de Nossa Senhora. A igreja sofreu diversas alterações ao longo dos séculos e no seu interior podemos admirar no altar principal a bela Madonna (Nossa Senhora) atribuída a Andrea della Robbia. Provavelmente a obra fazia parte de uma  Anunciação que se encontrava na igreja de Vitaleta, situada entre San Quirico e Pienza. 

Collegiata




A Igreja foi construída sobre uma Pieve (igreja rural típica da época medieval) da qual temos notícias desde o século VIII. A igreja possui três portais externos que são um magnífico exemplo da arquitetura românica, apesar de possuir em alguns elementos de estilo gótico. A torre do sino foi construída no final do século XVIII. 







Palazzo Chigi 




Ao lado da Collegiata na Via Dante Alighieri, se destaca a imensa massa do palácio Chigi construído na segunda metade do século XVII por vontade do cardeal Flavio Chigi. O palácio foi gravemente danificado durante a última guerra mundial.



Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.