quarta-feira, 14 de setembro de 2016

A história de Montepulciano

Vista de Montepulciano e do Templo de San Biaggio.

Montepulciano é um gracioso burgo situado na Província de Siena, no sul da Toscana, em uma posição muito estratégica para servir de base durante a sua estadia na Toscana. De fato, a partir de Montepulciano podemos visitar Arezzo, Cortona, Pienza, Montalcino, Bagno Vignoni, San Quirico d'Orcia, e ainda relaxar em uma das tantas termas presentes na região.

Um pouco de história

Lápides e inscrições etruscas e romanas na fachada do Palácio Bucelli

A fundação desta pequena cidade é datada do século IV a.C. e reza a lenda que Montepulciano foi fundada por Porsena, rei etrusco da cidade de Clúsio (atual Chiusi), quando o rei Tarquínio foi expulso de Roma (319 a.C). Lendas à parte, a verdade é que em quase toda a zona  foram encontrados objetos e tumbas etruscas. 

Depois dos etruscos, chegaram os romanos que utilizaram o território como acampamento militar para proteger e controlar o acesso das estradas que iam em direção a capital do Império. Com a queda do Império Romano (476 d.C), Montepulciano e toda a Toscana foi dominada pelos longobardos, chamados também de lombardos. Os longobardos, chamados assim por causa da sua longa barba, era um povo de origem germânica da Europa Setentrional. 

Por causa da sua posição estratégica, Montepulciano durante o período medieval foi fortemente disputada pelas cidades de Siena e Florença. A partir do século XII, Montepulciano entra na esfera de influência da cidade de Siena. No século sucessivo, Montepulciano decide se aliar a cidade de Florença.

A partir do século XV, sob influência florentina, Montepulciano vive sua época de ouro, com equilibrio político e social, favorecendo o renascimento cultural, artístico e comercial. Já nessa época, Montepulciano era conhecida em todo o mundo pela produção do seu excelente vinho, o Nobile de Montepulciano. Além do vinho, a cidade era famosa pela produção de açafrão, linho e madeira de excelente qualidade. 

Angelo Poliziano e Piero de' MediciDomenico Ghirlandaio
Cappella SassettiSanta TrinitaFlorença

Entre os séculos XV e XVI Montepulciano assiste o nascimento de grandes personagens, entre eles o seu mais ilustre filho Angelo Ambrosini, conhecido como Il Poliziano (1454). Após o assassinato do seu pai, Poliziano com apenas 15 anos se transfere para Florença. Apesar da sua origem humilde, com 16 anos Poliziano traduz a Ilíada, famosa obra de Homero do grego para o latim. Aos 19 anos, Poliziano recebe a proteção de Lorenzo dei Medici, conhecido como o Magnífico e aos 21 anos, Poliziano será o secretário particular e professor dos filhos do Senhor de Florença. 

Arquitetos ilustres como Michelozzo, Antonio da Sangallo, Jacopo Barozzo (conhecido como Il Vignola), Baldassare Peruzzi e Ippolito Scalza se empenharam para decorar a cidade com majestosos palácios e e esplêndidas igrejas. 

São Roberto Belarmino, Cardeal, inquisitor e Doutor da Igreja

Não podemos esquecer também do Cardeal Marcello Cervini, eleito Papa com o nome de Marcello II, por apenas 28 dias e ainda o Cardeal Roberto Belarmino, uma das mais importantes figuras da Contra-Reforma e por suas obras foi canonizado em 1930 e declarado Doutor da Igreja no ano seguinte. O Cardeal Berlamino era sobrinho do Papa Marcello II e participou ativamente no caso de Galileo Galilei e  de Giordano Bruno

Na segunda metade do século XVI Siena e grande parte do atual território da Toscana foram submetidas ao poder dos Medici de Florença. Assim, Montepulciano segue a sorte da cidade de Florença até a unificação italiana em 1861.

Origem do nome



Reza a lenda que os habitantes da Val di Chiana, sujeita a diversas devastações durante as invasões dos bárbaros se refugiaram nas colinas. Os nobres se estabeleceram num monte que deram o nome de Mons Politicus que com tempo passou a se chamar Mons Politianus, e em seguida Montepulciano. A plebe se estabeleceu no outro lado do vale edificando assim a Civitas Plebis, hoje Città della Pieve.

Uma outra lenda diz que o nome da cidade é derivado da palavra etrusca Purz, que significa rei ou general e que na língua latina significava Porsena e que mais tarde com a mutação da língua Pulizina. A palavra poliziano pode significar real ou do rei, e assim Monte Poliziano, Monte do Rei.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.