quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O que ver em Cortona

Piazza della Repubblica - Cortona
Cortona é uma cidade pequena e acolhedora da Valdichiana, na província de Arezzo, Toscana. Na cidade, que  conserva a sua antiga muralha,  é ainda visíveis traços da civilização romana e etruca. 

Cortona foi construída sobre uma colina, que atinge 600 metros de altura e esta posição elevada garante  uma ótima visão de diferentes pontos da cidade, além de um excelente visual das belas paisagens da Valdichiana e do lago Trasimeno.

Palazzo Comunale - Cortona

O centro de Cortona se desenvolveu em torno da Praça da República (Piazza della Repubblica), da qual podemos admirar o Palazzo Comunale

A cidade é pequena, mas oferece várias coisas interessantes para visitar, incluindo o Museu Diocesano (que abriga um belo quadro com a Anunciação do pintor renascentista Fra Angelico) e da MAEC (Museo dell' Accademia Etrusca e della Città di Cortona), em que estão expostos, entre outras coisas, muitos artefatos etruscos de diferentes áreas da zona.

Basilica de Santa Margherita - Cortona

Não perca uma visita ao belo Santuário de Santa Margherita, padroeira da cidade, e a Fortaleza de Girifalco. Ambos estão localizados no ponto mais alto da colina, que você pode visitar a pé (tenha em mente que o caminho é muito curto, mas é todo em subida).

Interior da Basilica de Santa Margherita

Seguindo o caminho que corre ao longo das muralhas da cidade você poderá desfrutar as mais belas vistas dos arredores de Cortona. 

No centro histórico, você poderá visitar também diversas lojas que vendem produtos de artesanato  e da gastromonia local, Nessa zona da Toscana é produzidos diversos bons vinhos (lembre-se que Cortona não é muito distante de Montepulciano e Montalcino) e enotecas no centro histórico não faltam para uma bela degustação. 

Em Cortona existem diversos restaurante especializados em gastronomia local e Toscana. A Valdichiana, zona onde se encontra a cidade de Cortona, é famosa em todo mundo pela criação de bovinos da raça Chianina - carne de alta qualidade!

Eremo Le Celle - Cortona

Poucos quilometros do centro histórico é possível visitar o Eremo francescano Le Celle, um dos primeiros conventos fundado por São Francisco de Assis no ano de 1211 e que ainda hoje vive uma pequena comunidade de frades. Ao longo dos séculos o Eremo passou por várias reformas e expansão, durante o qual, no entanto, foi preservada a pequena cela de São Francisco que ainda hoje pode ser visitada.

Villa Bramasole da escritora Fraces Mayes.

No mais, a cidadezinha de Cortona ficou famosa no mundo inteiro porque foi o cenário do famoso filme Sob o Sol da Toscana, baseado no livro da escritora Frances Mayes.

Como chegar em Cortona:


Cortona se enconttra na parte sul da Toscana, no limite com a região da Umbria e é distante cerca de 30km de Arezzo. É de fácil acesso com o automóvel através da Autostrada A1, ou ainda com o trem. Os aeroportos mais próximos são os de Pisa ou o de Perugia. 

Automóvel: 

Pegar a Austrada A1, conhecida também com Autostrada del Sole e sair na saída Bettole Valdichiana (tanto para quem está vindo de Roma, quanto para quem está vindo de Florença). Depois pegar o Raccordo Stradale SS71 em direção de Perugia. Sair na segunda saída "Cortona San Lorenzo". Depois é seguir as diversas indicações para chegar até Cortona.

Trem:

Partindo de Roma a solução mais simples é pegar o trem Regionale (aproximadamente 2.30h de viagem) e descer na estação mais próxima de Cortona (Camucia-Cortona - distante de Cortona de carro aproximadamente 10 minutos). Da estação ferroviária você pode pegar um trem ou um taxi.

De Roma você pode pegar também o trem Intercity que vai um pouquinho mais rápido (cerca duas horas de viagem) e mais caro e descer na estação Terontola (distante de Cortona de carro cerca 16 minutos).

Partindo de Florença é só pegar o trem "Regionale Veloce" (cerca 1.22h de viagem) até a estação Camucia-Cortona.

Ônibus:

Tanto a estação ferroviária Camucia-Cortona quanto a Terontola, possuem ônibus para Cortona. O ponto fica na praça da estação e geralmente passam com uma frequência de meia hora.


Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.