domingo, 14 de agosto de 2016

Itinerário do filme Inferno de Dan Brown


Inferno - o mais recente livro de Dan Brown e em outubro deste ano estrerará na telona o filme dirigido por Ron Howard - é ambientado principalmente na Itália, especialmente em duas cidades: Florença e Veneza (claro, há também Istambul, na Turquia).

O enredo do Inferno é baseado na obra-prima de Dante: A Divina Comédia, escrita no início do século XIV. O filme é  um quebra-cabeça que se apresenta em vários níveis de interpretação, incluindo geográfica, além da cultura e arte italiana.

Cenas da gravação do Inferno (2015) na Piazza della Signoria, em Florença.


Uma chave de leitura do romance de Dan Brown pode ser esta: Inferno é um guia da Itália escrito para quem quer seguir um itinerário entre as belezas históricas do Bel Paese.

Trama:

Robert Langdon acorda em um hospital em Florença, sem lembrar o que aconteceu nos últimos dias, e encontrar-se no meio de uma caçada frenética. Mas com a ajuda da Dra. Sienna Brooks e claro com todo o seu conhecimento de simbologia, Langdon vai tentar recuperar a sua memória perdida.  O Professor Lagdon  terá que resolver o quebra-cabeça mais difícil de toda a sua carreira.


O trailler

Quanto o livro foi lançado, já escrevemos umpost: A Florença de Dan Brown: The Inferno Tour
Hoje vamos percorrer juntos os lugares por onde passa o protagonista do filme, o Professor Robert Langdon e que provavelmente veremos na telona em outubro.


Itinerário em Florença nos lugares do filme Inferno de Dan Brown

Florença. Badia Fiorentina




O filme inicia-se com a Sombra, que corre pela Via Castellani, passa atrás da Galleria degli Uffizi para se refugiar na Torre Campanária da Badia. Sobe e se joga no vazio, antes de admirar os telhados vermelhos, as ruas da cidade por onde passaram os grandes gênios do Renascimento, terminando assim a sua vida próximo daquela que foi a casa de Dante Alighieri.


"Eu sou a Sombra.
Pela cidade atormentada eu fujo.
Pela eterna desolação, corro para escapar.
Pelas margens do rio Arno, sigo desabalado, ofegante... Viro à esquerda na Via dei Castellani e sigo em direção ao norte, abrigando-me nas sombras da Galleria degli Uffizi." (Inferno, Dan Brown Prólogo).
Porta Romana:





Porta Romana é um dos grandes portões que faziam parte da muralha medieval de Florença. A porta foi construida entre os anos de 1328 e 1331. Este grande ingresso conserva ainda a porta original feita em ferro. Como a maior parte das antigas portas de Florença, foi rebaixada no século XVI, para ser menos vunerável aos ataques de canhões.


Antigamente Florença era uma cidade murada, cuja principal entrada era a Porta Romana, um portal de pedra construído em 1326. Embora a maior parte das muralhas tenha sido destruída séculos atrás, a Porta Romana continua de pé e, até hoje, para entrar na cidade, o tráfego tem que se afunilar pelos profundos túneis arqueados dessa fortificação colossal." (Inferno, Dan Brown pag 76)

Florença: os Jardins de Boboli 




Robert Langdon e sua partner, Sienna Brooks, começar a sua investigação nos Jardins de Boboli em Florença. É um parque que está localizado atrás do Palazzo Pitti. Dentro do jardim há esculturas, fontes, flores, ruas arborizadas e grutas escondidas.

"Os Jardins de Boboli eram produto do excepcional talento criativo de Nicolò Tribolo, Giorgio Vasari e Bernardo Buontalenti - um coletivo de mentes brilhantes cujo virtuosismo estético havia criado naquela tela de cinco hectares uma obra-prima pela qual se podia caminhar." (Inferno, Dan Brown pag. 105)

Florença: o Corredor de Vasari 

Interior do Corredor Vasari

O Corredor de Vasari, ou o Vasariano como é conhecido em Florença, é uma (ex) passagem secreta longa mais de um quilómetro que liga Palazzo Pitti, Palazzo Vecchio e a Galeria Uffizi. É uma passagem elevada que atravessa o rio Arno, passando por cima da Ponte Vecchio. É possível visitar o Vasariano mas desde de julho de 2016 ele foi fechado pelos bombeiros, principalmente por causa do calor e porque o corredor não possui saída de emergência. Esperamos que o corredor seja reaberto o mais breve possível.

"Il Corridoio Vasariano - o Corredor Vasari - foi projetado por Giorgio Vasari em 1564 a pedido do chefe da família Médici, o grão-duque Cosmo I, para servir como uma passagem segura entre a sua residência no Palazzo Pitti e seus escritórios administrativos na margem oposta do rio Arno, no Palazzo Vecchio." (Inferno Dan Brown pag. 138).

Quer saber mais sobre o Corredor Vasariano? Clique AQUI


Florença: Palazzo Vecchio e Galleria degli Uffizi

Palazzo Vecchio


Palazzo Vecchio remonta ao século XIV, é um dos mais famosos monumentos de Florença e sua torre se eleva acima do horizonte. Conectado ao Palazzo Vecchio através do Corredor Vasariano encontramos a Galleria degli Uffizi, um dos mais importantes museus da Itália e de todo mundo. 

No Palazzo Vecchio visite a Sala dos Quinhentos e Sala dos Mapas.

"O Palazzo Vecchio parece uma peça de xadrez gigante. Com sua fachada quadrangular robusta e ameias quadradas de cantaria rústica, o enorme e bem posicionado edifício parecido com uma torre protege a extremidade sudeste da Piazza della Signoria." (inferno, Dan Brown, pag. 143)
"O Palazzo Vecchio é símbolo mais antigo de Florença. Na época de Dante, era o coração da cidade. Há um quadro famoso na Catedral que o mostra em pé do lado de fora da cidade murada, banido, enquanto no fundo se pode ver a torre do Palazzo que ele tanto admirava." (Inferno Dan Brown - pag. 161)

Quer saber mais sobre a porta secreta usada pelo Professor Langdon no Palazzo Vecchio? Leia o nosso post: Uma porta secreta no Palazzo Vecchio

Cenas na Galleria degli Uffizi - Foto feita a partir do trailler

A Galleria degli Uffizi conserva as obras-primas dos grandes mestres do Renascimento: Leonardo da Vinci, Paolo Uccello, Lippi, Botticceli, Perugino, Michelangelo, Rafael, além de Caravaggio.

Quer saber mais sobre o Palazzo Vecchio? Clique AQUI

Quer saber mais sobre a Galleria degli Uffizi? Clique AQUI

Florença: Igreja de Dante e Beatriz (Santa Maria dei Cerchi)



Após conseguir fugir do Palazzo Vecchio, o Professor Langdon tem que decifrar a seguinte pista: Paraíso 25. Para isso Langdon se dá conta que pode ser uma referêcia ao Canto XXV da Divina Comédia. Assim ele se dirige para o Museu Casa de Dante, que se encontra fechado. Em seguida, o Professor se dirige para a Igreja Santa Maria dei Cerchi que se encontra em frente a Casa de Dante.

Segundo a tradição, Dante Alighieri conheceu a sua musa Beatriz Portinari na Igreja de Santa Margherita dei Cerchi e alí a musa eterna de Dante foi enterrada - (sempre segundo a tradição pois não foram encontrados os restos mortais de Beatriz).

"Uma das peculiaridades do Santuário Santa Maria dei Cerchi era que sempre abrigava concertos e, mesmo quando não havia nenhum em curso, tocavam as gravações de concertos anteriores para que os visitantes pudessem apreciar a música a qualquer hora." (Inferno, Dan Brow pag. 214)



Florença Batistério de São João (Battistero di San Giovanni)

Mosaicos com o Juizo Final - Batistério de Florença


Dentro do romance de Dan Brown - Inferno - o Professor Langdon também visita o Batistério de San Giovanni é um dos edifícios mais antigos de Florença. Construído em forma octogonal, é famoso por suas portas de bronze: a Porta do Paraíso, no qual os relevos representam cenas bíblicas do Antigo Testamento. Aqui foi batizado Dante Alighieri e outros grandes personagens ilustres de Florença.

"Reza a lenda que é fisicamente impossível não olhar para cima ao entrar no Batistério de San Giovanni. Embora tivesse estado ali muitas vezes, Langdon sentiu o magnestimo místico do lugar e deixou o próprio olhar se erguer em direção ao teto. (Inferno, Dan Brown  pag. 228).

Florença: a Catedral de Santa Maria del Fiore

Santa Maria del Fiore, o Duomo de Florença

No final do livro, Robert Langdon, retorna a Florença. Ele foi até a Catedral de Santa Maria del Fiore: o Duomo de Florença. A catedral foi projetada em 1296 e construída sobre as ruínas de uma antiga igreja chamada Santa Reparata. A cúpula foi construída mais tarde. E que cúpula! É o grande "Cupolone" de Brunelleschi, "que com a sua sombra cobre todo o povo da Toscana" (frase de um grande arquiteto do Renascimento chamado Leon Batista Alberti). No interior da Catedral é possível admirar um dos quadros mais famosos de Dante Aligheri, que é citado pelo Professor Langdon.

"... Langdon e Sienna se viram de frente para um dos lados da catedral, com seu deslumbrante exterior de mármore verde, rosa e branco. Tão impressionante pelas proporções quanto pelo esmero artístico investido em sua construção, o prédio se estendia em ambas as direções até  alcançar um tamanho aparentemente impossível." (Inferno, Dan Brown - pag. 221).


Quer saber mais sobre a Catedral de Florença? Clique AQUI


Florença: Hotel Brunelleschi



Onde dorme Robert Langdon em seus dias de estadia em Florença? Dan Brown escolheu para ele um hotel de quatro estrelas no centro da cidade, perto do Duomo e a poucos passos da Ponte Vecchio: o Hotel Brunelleschi.

Itinerário em Veneza nos lugares do filme Inferno de Dan Brown



Veneza: o Grande Canal

O Canal Grande - Veneza



Assim que Robert e Sienna descem do trem em Veneza segem direto para o Canal Grande. O destino é a Piazza San Marco. O Grande Canal é, basicamente, a rua principal de Veneza. O Canal Grande bastante movimentado, repleto de barcos, vaporetto e é claro, gôndolas. No Inferno, de fato, Robert e Sienna renunciam ao vaporetto (muito lento para as suas necessidades) e decidem alugar um barco particular.



Veneza: a Basílica de San Marco 

A Basilica de San Marco em Veneza

A Basílica de San Marco é a principal igreja de Veneza (localizado na Piazza San Marco). Exemplo da arquitetura bizantina com alguns elementos da arquitetura românica e gótica. A basílica, consagrada em 832 foi dedicada ao santo padroeiro de Veneza: São Marcos e preserva as suas relíquias. No Inferno de Dan Brown também é mencionada a Torre do Relógio (que também aparece em um dos filmes de James Bond Moonraker, 1979).


Veneza: O palácio Ducal (Palazzo Ducale)



O Palácio Ducal foi a sede do poder da República de Veneza por cerca 700 anos. Foi a residência do Doge. Abrigava os escritórios administrativos, os tribunais, os salões de baile, prisões... Em suma, a vida de Veneza. Com todos os seus mistérios e suas máscaras, o Palazzo Ducale não poderia deixar de ser incluido no Inferno de Dan Brown.

Itinerário em Istambul nos lugares do filme Inferno de Dan Brown


Istambul: A Basílica de Santa Sofia  

Basilica de Santa Sofia - Istambul - Foto: Wikipedia

O Inferno de Dan Brown, na prática termina na Basílica de Santa Sofia em Istambul, Turquia. Construída no século VI como uma igreja, em 1453 foi transformada em uma mesquita. Atualmente é um museu aberto ao público.

Imperdível: os esplêndidos mosaicos bizantinos que podem ser vistos no interior na Basílica.

Inferno de Dan Brown tem também uma cena no bazar de especiarias: lugar de cores e aromas.

E então... tem...  um outro lugar em Istambul .... mas é melhor não revelar. Por que esse lugar tem a ver com o final do filme Inferno de Dan Brown.

Queres conhecer os lugares por onde o Professor Robert Langdon passou por Florença acompanhado por uma guia oficial da cidade? Fale conosco clicando AQUI!

Esse post faz parte da ação conjunta/blogagem coletiva Viagens inspiradas pelo cinema e literatura feita pela RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Participam dessa ação:



Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.