terça-feira, 30 de agosto de 2016

Berlim, uma grata surpresa


Saindo um pouco do tema do Notícias da Bota, que é a Itália, hoje vamos falar da capital da Alemanha, cidade protagonista da minha última férias: Berlim! Fomos a Berlim no mês de agosto e ficamos cinco dias. Confesso que não tive tempo de planejar a viagem, fui praticamente as cegas, sem esperar por grandes surpresas. Se eu gostei de Berlim? Não! Eu adorei!

Berlim foi uma grata surpresa. Tantos anos morando na Europa e eu nunca tive vontade de conhecer Berlim, provavelmente por causa da língua eu me sentia um pouco bloqueada e sem estímulos. Decidi ir esse ano não sei nem porque. Provavelmente, apaixonada como sou por egiptologia, eu queria ver o busto da Rainha Nerfetiti. 



No primeiro dia eu já me apaixonei pela cidade, aliás uma grande cidade. A cidade é enorme, cosmopolita, moderna mais ou menos tempo ela conseguiu conservar em todas as suas ruas e monumentos partes importantes da sua história e cultura.




Berlim é a maior cidade européia em território, mas não é a mais populosa. Isso significa que o nível de vida dos seus habitantes é alto. O transito não é caótico pois os meios de transportes públicos (metrô, metrô de superfície, trem e bus) funcionam de forma perfeita. Tem metrô para toda parte de dois em dois minutos. Ninguém precisa usar carro e tenho quase certeza que taxista morre de fome!

No centro e nos arredores de Berlim, existem diversos jardins públicos onde os nativos e turistas podem passear, andar de bicicleta, repousar! Hotéis excelentes com preços mais do que justos. Ficamos num hotel 4 estrelas e pagamos 250 euros por 05 noites. Em Florença sabe quanto você pagaria?




Quanto a gastronomia, esse é um ponto negativo. Nos grandes pontos turisticos você vai encontrar somente cerveja, cachorro quente e salsichas. Não se deixe enganar, a gastronomia alemã é muito mais do que isso. Na hora de comer, fuga dos grandes centros de turismo e procure um restaurante de comida típica. É de lamber os beiços e custa muito pouco. Pagamos em média 30 euros por jantar para duas pessoas, incluindo a cerveja. Não peça água nos restaurantes, você poderá pagar 6,80 euros por uma garrafa. Vale a pena também provar as iguarias turcas. Berlim é repleta de turcos!

Outra coisa que achei bem legal é que quando você compra uma garrafinha de água, depois você poderá devolver em qualquer bar a garrafinha e receber de volta 25 centavos de euro, então nada de jogar a garrafa plástica fora!



O povo alemão também me surpreendeu: são gentilissimos, mesmo perdendo a final do futebol na Olimpíadas pro Brasil. Eles se viram do avesso para agradar o visitante, tanto o pessoal do hotel, como nos restaurantes, como nas lojas. Nota 10 para os alemães!

No mais, só tenho a acrescentar que o povo alemão é um GRANDE POVO e a Alemanha uma GRANDE NAÇÃO! Um povo que passou por diversas guerras, sem falar na segunda guerra mundial que praticamente teve o seu território e a sua economia destruída, Na guerra fria teve seu território dividido. Apesar de tudo, conseguiram reconstruir o país e hoje é a maior economia européia. Gostaria muito que o Brasil se espelhasse na Alemanha e conseguisse recomeçar do zero e se tornasse uma grande nação.


Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.