sexta-feira, 1 de julho de 2016

O Palio de Siena



Amanhã, 02 de julho de 2016, é um dos dias mais importantes em Siena: é dia de festa, dia de Palio!

O Palio é o Palio. Dificilmente conseguiriamos explicá-lo com poucas palavras. Para compreendê-lo é necessário conhecer a história do povo de Siena, é necessário vivê-lo em toda a sua magnitude. É uma grande manisfestação organizada pela comuna de Siena e é a maior festa popular da Toscana.


O Palio em Siena não é organizado com interesse turístico, mas faz parte da história e da vida do povo de Siena.

O Palio há origem remota e alguns regulamentos utilizados ainda hoje tem origem no ano de 1624.Trata-se de uma tradicional corrida de cavalos que acontece na Piazza del Campo, no coração de Siena. A corrida consiste em dar três voltas em torno da Piazza del Campo. Uma curiosidade: o cavalo é montado “a pelo”, ou seja, sem a sela.

O Palio é realizado duas vezes por ano: 02 de julho e 16 de agosto. O Palio de julho é dedicado a Madonna di Provenzano e o de agosto a Santa Maria Assunta.

É possível assistir o Palio nas tribunas (a pagamento e o preço é super salgado) ou gratuitamente no interior da Piazza del Campo.

Antes do início da corrida, acontece um desfile histórico com mais de 600 figurantes que representam as 17 contradas e as instituições da antiga República de Siena. O desfile inicia-se na Piazza del Duomo, atravessa algumas ruas de Siena até chegar a Piazza del Campo.



As contradas:



O território de Siena é dividido em 17 contradas estabelicidas pela Governadora da cidade, Violante di Baviera, no ano de 1729. As contradas são identificadas como porção de território dentro do centro historico de Siena. Quem nasce dentro de uma contrada é chamado de contradaiolo e por consequencia há o dever e o direito de participar da vida da própria contrada.

As contradas de Siena

Mapa das contradas de Siena


E são as contradas que disputam o palio. Dez das dezessetes contradas disputam o Palio – sete contradas que não participaram do Palio de 02 de Julho do ano passado e mais três que foram sorteadas esse ano (último domingo do mês de maio). Os cavalos são designados as contradas através de sorteio.

O Drappellone do Palio de 02 de Julho de 2016

Madonna de Provenzano - Drappellone Palio Julho de 2016


O drappellone ou o Palio, (chamado pelos seneses de "cencio") é o troféu que é entregue a Contrada vencedora. Trata-se de uma pintura feita em tecido (seda) retangular longo.

O drappellone do Palio de Julho é sempre feito por um artista senese e o de agosto por uma artista não senese.
Drappellone Palio Julho de 2016

Esse ano o drappellone foi feito por Tommaso Andreini dedicado ao Jubileu Extraordinário da Misericórdia.


Na parte superior do drappellone vemos a Madonna di Provenzano, no meio o coração de Cristo e embaixo anjos que imploram a Misericordia Divina. Na parte inferior o simbolo das dez contradas.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.