domingo, 24 de julho de 2016

Descobrindo a Sicilia


Taormina

A Sicilia é uma das maiores ilhas italianas e é ligada ao continente através do Stretto di Messina, banhada pelos Mares Ionico (Jônico em português), Tirreno e Mediterrâneo.

A Sicilia é uma das pérolas do sul da Itália que merece ser descoberta, explorada, vivida através dos diversos itinerários que pode variar entre a natureza, arte, história e tradição.

É a natureza que premiou o essa terra com seus maiores tesouros: montes, colinas, mares incrivelmente azuís e água transparente.

Na Sicilia o mar Mediterrâneo oferece aos seus visitantes cenários, perfumes, cores e sabores únicos e intensos que somente uma natureza incontaminada pode presentear.



Basta pensar nas ilhas que circundam a Sicilia: Eólias, Lampedusa, Pantelleria, Egadi. Não podemos esquecer também os vulcões como o Etna e o Stromboli.

A Sicilia também é fascinante com os diversos sítios arqueológico que nos contam a antiga história da Trinacria (antigo nome da Sicilia) e dos monumentos antigos, testemunhas de uma arte que conseguiram resistir ao tempo.

O que ver na Sicilia:

A melhor forma de visitar a Sicilia é alugando um carro. A Sicilia é enorme e em uma semana você não consegue visitar quase nada. Uma sugestão é dedicar uma viagem somente para conhecer a Sicilia.

01) O centro histórico de Palermo: igrejas e edifícios históricos do barroco com características dos Mouros, como a Capela Palatina, a Catedral e o Palácio dos normandos. Você irá se surpreender com tanta beleza.



02) Os Vulcões

Uma das peculiaridades do território siciliano são os vulcões: Stromboli e o Etna (o vulcão mais ativo de toda a Europa). O Etna é localizado na Sicilia oriental e é uma etapa obrigatória para conhecer esta terra. As suas erupções espetaculares criaram no decorrer dos séculos panorâmas únicos no mundo. 

Pra quem gosta de paisagem, pode escolher as áreas protegidas que fazem parte dos parques regionais do Etna, da Madonie, Nebrodi e de Pantelleria.

03) As Ilhas

Ilhas Eolias e o vulcão Stromboli

As ilhas que circundam a Sicilia são numerosas e ricas de fascínio, mas existe um grupo de ilhas que merecem uma atenção especial: as Ilhas Eólias. Inseridas no ano 2000 no World Heritage List (WHL) da UNESCO como Patrimônio da Humanidade, o arquipélo é formato por sete ilhas:  Lipari, Vulcano, Stromboli, Salina, Filicudi, Alicudi e Panarea – e uma série de ilhas menores. 

A história das Ilhas Eólias é intimamente ligadas aos vulcões que foram verdadeiros artistas que crearam explêndidas obras da natureza, onde é possível se perder no profundo e imenso mar azul, visitar as diversas grutas que surgem ao longo da costa ou ainda relaxar nas pequenas praias que são lambidas pelo mar. 

04) O Vale dos Templos de Agrigento



Um outro tesouro da humanidade certificado pela Unesco é o Vale dos Templos localizado na cidade de Agrigento, uma das cidades mais importantes da Magna Grécia. Rodeada pelos campos de Oliveiras, de amêndoas, laranjas e vinhedos surge a antiga cidade grega Akragas, que com seus imponentes templos nos transportam a 2.500 anos atrás, quando a cidade era um grande centro de cultura e poder.

05) Siracusa e os sítios Unesco



Na costa sudeste da Siclia surge Siracusa, Patrimônio da Unesco desde de 2006. Todos os cantos da cidade, oferecem valiosas evidências arqueológicas que lembram o esplendor da Grécia Antiga. Próximo a Siracura, não perder as cidades do Val di Noto, patrimônio da Unesco.

05) As praias mais bonitas: 

San Vito lo Capo

A praia de San Vito Lo Capo: um paraíso que pode deixar os viajantes com a respiração suspensa. Um tapete de areia macia, branca que se estende por vários quilômetros. O mar, transparente oferece momentos únicos de tranquilidade e bem-estar.


Isola Bella: uma pequena ilha selvagem que está a poucos metros do centro de Taormina é caracterizada por mar azul profundo e rochas que deslizam na água, criando uma encantadora baia.

Em Julho desta ano visitei a Sicilia e nos próximos posts irei detalhar as cidades e os monumentos que visitei. Tenho certeza que vocês irão se apaixonar pela Sicilia, da mesma forma que eu também me apaixonei.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.