segunda-feira, 9 de maio de 2016

Visitar Montefalco em um dia


Montefalco é conhecida principalmente pela produração do vinho Sagrantino de Montefalco, mas essa pequena cidade localizada no centro da Itália, numa região chamada Umbria, reserva muitas surpresas para os seus visitantes.

Por causa da sua espetacular posição geográfica, Montefalco ganhou o apelido de "Varanda da Umbria". Realmente, o apelido é verdadeiro: do alto das colinas de Montefalco, podemos admirar uma das mais belas paisagens da Umbria, mas o que tira mais o folego dos pobres mortais é observar os campos repletos de oliveiras e vinhedos.

Um passeio pelas muralhas de Montefalco

Um pouco de história

Montefalco é habitada desde dos tempos do romanos, mas a origem do burgo como conhecemos atualmente é datada de 1249, data na qual foi colocada praticamente de joelhos pelas tropas de Federico II. Imediatamente, Montefalco foi resconstruida pelos seus habitantes.ù

Em origem a cidade se chamava Coccorone, e foi Federico II que alterou o nome para Montefalco por causa do grande número de falcões que existia no território.

O que ver em Montefalco em um dia?

Foto: pixe.it

Montelfaco ainda é rodeada por uma muralha medieval. Próximo a porta San Fracesco tem um estacionamenteo gratis. E é da Porta San Francesco que iniciaremos o nosso passeio. Seguindo a rua principal encontraremos depois de poucos metros a Igreja de San Francesco, construída entre os anos de 1335 e 1338. Atualmente a Igreja de San Francesco é a sede do Museu Civico de Montefalco e no seu interior podemos admirar um clico de afrescos do pintor renascentista fiorentino Benozzo Gozzoli com história de São Francisco datado de 1452 além de uma Natività de Pietro Vanucci, conhecido como Perugino. 

Afresco de Benozzo Gozzolli na Igreja de San Francesco. A esquerda: São Francisco com os pássaros e a direita São Francisco que abençoa Montefalco. Observem ao fundo a cidade de Montefalco rodeada pelas muralhas.

Conheça um pouco mais da obra de Benozzo Gozzoli em Florença com o post : A Capela dos Reis Magos do Palazzo Medici-Riccardi

Após a visita ao Museu Civico, seguindo em frente pela rua principal, encontraremos o coração do centro histórico de Montefalco: a Piazza del Comune. De forma circular, a praça abriga o Palazzo Comunale construído no século XIII, a ex-igreja de San Filippo Neri datada do século XVIII, onde atualmente funciona o teatro da cidade. 

Piazza del Comune - Montefalco
Nos arredores da Piazza del Comune é possível visitar também as igrejas de Santa Lucia e a de San Bartolomeo percorrendo as estradinhas estreitas típicas de Montefalco. Seguindo ao longo da Via Corso Goffredo Mameli, entre lojas artesanais e de produtos típicos, bares e restaurantes, encontramos a igreja de Sant'Agostino construída na segunda metade do sèculo XIII. No interior da igreja é possível admirar os afrescos de Ambrogio Lorenzetti. 

A última igreja a ser visitada a a igreja de Santa Chiara di Montefalco. A igreja conserva o corpo da Santa que nasceu em Montefalco  no ano de 1268 e foi santicada pelo Papa Leão XIII em 1881. 

Obviamente, você não pode deixar Montefalco sem visitar uma das diversas vinicolas da região. Os principais vinhos produzidos em Montefalco são o Sangrantino e o Sangrantino passito.

Eu visitei a vinicola Arnaldo Caprai, mas degustei também os vinhos produzidos pela Romanelli e Di Filippo e adorei!







Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.