quarta-feira, 2 de março de 2016

O Patrimônio Unesco na Toscana


A Toscana é uma mistura de história, arte, cultura, gastronomia e belas paisagens. Nem com um milhão de palavras conseguiremos descrever o fascínio desta região italiana. É necessário conhecê-la "ao vivo e a cores" para poder compreender a riqueza deste território. A Toscana deve ser vivida, explorada, compartilhada e acima de tudo preservada para toda a humanidade.

A partir do ano de 1982 a UNESCO (United Nation Education, Scientific and Cultural Organization - Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas), declarou sete locais da Toscana como Patrimônio da Humanidade.

Uma viagem a Toscana pode ser uma bela oportunidade para conhecer os sete Patrimônios Unesco no território toscano.

01) Florença, Patrimônio da Humanidade



Começamos por Florença, berço do Renascimento, capital da Toscana. Pátria de grandes artistas e personagens ilustres, como Giotto, Michalengelo, Dante Alighieri, Maquiavel, Brunelleschi, etc.  O centro histórico de Florença foi o primeiro lugar a ser incluido no ano de 1982 na lista da Unesco.

Florença é uma espécie de museu ao ar livre, uma galeria contínua de obras de arte em perfeita harmonia com a arquitetura paisagística e com o planeamento urbano que caracteriza o tecido social: a identidade cultural desta cidade de maravilhas reside especialmente na sua alma artística, que ao longo dos séculos moldou a cidade que conhecemos hoje. 

A grandeza da catedral Santa Maria del Fiore, que se eleva muito acima dos telhados vermelhos com a sua famosa cúpula de Brunelleschi, a torre do sino de Giotto, o Museu Uffizi, com suas extraordinárias obras de arte, o Corredor de Vasari,  caminho fascinante e misterioso que preserva segredos de uma familia que governou Florença por três séculos, os Medici. E ainda a Igreja de Santa Croce, a Piazza della Signoria com as famosas estátuas na Loggia dei Lanzi, Ponte Vecchio e o Piazzale Michelangelo: uma vida não é suficiente para conhecer e apreciar profundamente a cidade de Florença, mas com certeza cinco minutos são suficientes para se apaixonar à primeira vista!

02) O esplendor  da Praça dos Milagres em Pisa



Depois do centro histórico de Florença, o outro site incluído na lista da UNESCO (1987) foi a Praça dos Milagres, em Pisa. Dominada (tanto em altura e em termos de popularidade) da famosa Torre Inclinada, a Praça dos Milagres é uma jóia situada no centro histórico de Pisa, protegida por muralhas medievais. 

A partir do século XI, a praça começou a ganhar vida com a construção do Duomo, um esplêndido exemplo da arquitetura românica local, o Batistério, Campanile e finalmente o cemitério. 

A Torre de Pisa atrai milhões de visitantes, intrigados com a inclinação única (devido, na realidade, a um aluimento de terras que já tinha sido observado no momento da sua construção.



03) San Gimignano e suas torres medievais




Ultrapassando Florença em direção a Siena, encontraremos o terceiro local que foi incluido na lista da Unesco no ano de 1990: o centro histórico da cidade de San Gimignano.

Emblema da região, a pequena e peculiar cidade medieval encarna a essência da Toscana, terra de inúmeras delícias culinárias e paisagístico. Sua aparência simples, elegante e ao mesmo tempo sofisticada - caracterizadas pelas famosas torres medievais que se elevam no perfil da cidade formando um skyline único no mundo - é uma combinação perfeita de arte e arquitetura local, em harmonia com a bela paisagem que a rodeia. 

04) Siena, a cidade do Palio



De San Gimignano, continuamos em direção ao outra maravilha da Toscana, que só poderia ser Siena com o seu centro histórico. A cidade do Palio, foi incluída na lista da UNESCO em 1995.

Seu rico e  charmoso centro histórico é  um magnífico exemplo de arquitetura medieval, Imperdivel a visita a Piazza del Campo, no centro da cidade com a sua forma característica de leque  e a Catedral que no seu  interior abriga preciosas obras de arte dos artistas mais famosos da Toscana, como por exemplo Michelangelo.


05) Pienza, a cidade do Papa Pio II



Ultrapassando Siena, passando ao longo das estradas de alguns vinhos mais famosos da Toscana, entre as suaves colinas ondulantes do Val d'Orcia chegamos até  Pienza, a cidade de Pio II, um grande estudioso e intelectual do século XV.

Imperdivel a visita ao belo Palazzo Piccolomini construído em 1459 como residência de verão do Papa. Pienza faz parte (com o seu centro histórico) dos locais de Património Mundial da UNESCO desde 1996.


06)  Vald' Orcia, cartão postal da Toscana




Val d'Orcia foi incluído na lista da UNESCO em 2004. Para descrever a beleza desta paisagem localizada no sul da Toscana, você deverá apenas pegar um dos cartões postais mais representativos da  região Toscana, que geralmente representam trechos de colinas que parecem se perderem no horizonte, em uma alternância sinuosa de cores, incluindo verde, ocre e marrom. 

E 'aqui mesmo, entre estes vales quase desertos, nos quais surgem os famosos, longos e finos ciprestes, símbolos locais inequívocos. Fazem parte do Vald' Orcia as cidades de Pienza, San Quirico d'Orcia e Montalcino para citar as mais famosas.

07) Ville e jardins dos Médici




Último a ser adicionado à lista de sites da UNESCO na Toscana são as doze Ville (mansões de campo) e os dois  jardins da familia  Medici em 2013. 

São eles:

Villa di Cafaggiolo
Villa del Trebbio

Villa di Careggi
Villa Medici di Fiesole
Villa di Castello
Villa di Poggio a Caiano
Villa di La Petraia
Villa di Cerreto Guidi
Palazzo di Saravezza
Villa La Magia
Villa di Artimino
Villa di Poggio Imperiale
Giardino di Boboli
Giardino di Pratolino

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.