sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

A Escola de Atenas de Rafael Sanzio


Os Museus dos Vaticano fazem parte da lista dos museus mais importantes do mundo e faz parte do seu acervo um precioso ciclo de afrescos feito pelo pintor renascentista Rafael Sanzio. O tema no nosso artigo de hoje é exatamente um desses afrescos: A Escola de Atenas.

A obra foi criada entre os anos de 1510 e 1511, situado na  chamada Stanza della Segnatura no Palazzo Apostolici no Vaticano. 

Em um edifício idealizado, Aristóteles e Platão ocuparm o centro de um encontro de antigos filósofos. No início do Século XVI, a fama do pintor Rafael sobre o tema da Virgem chegou até Roma. Assim, o arquiteto Bramante, introduziu no ano de 1508 Rafael na corte do papa. Naqueles anos Roma se tornou um grande centro de artistas, humanistas e estudiosos. 

O  Papa Júlio II confiou a Rafael a tarefa de pintar as  Stanze  (salas) do Vaticano fazendo uma síntese entre a  cultura clássica e a mensagem cristã. Para decorar as paredes da biblioteca privada do Papa era localizada na Stanza della Signatura, Rafael fez um complexo ciclo de pinturas que inclui quatro afrescos: metáforas da verdade espiritual, o justo, o belo e a alegoria da verdade racional.

A alegoria da verdade racional representa a Escola de Atenas, imponente afresco longo 7,70 metros. A composição mostra linhas que convergem para o centro da pintura. O grande edifício de mármore é decorado com esculturas pagãs. As estátuas de Apolo e Minerva representam o mundo mitológico.

Platão (Leonardo da Vinci)

Platão é reconhecível nos traços do rosto de Leonardo. Ele está localizado no centro do afresco e aponta para o céu, o mundo das idéias; Aristóteles com a mão esquerda  virada para baixo, o mundo natural. Sócrates, no entanto, dialoga com cidadãos atenienses. Na obra é possível reconhecer outros filósofos famosos e matemáticos_Pitágoras, Zenão e Diógenes. Euclide ensina os estudantes, seu rosto é o de Bramante. Próximo a ele, Zoroastro suporta a esfera celeste; Ptolomeu a esfera terrestre.
Heráclito, pensativo, tem os traços do pintor Michelangelo. Rafael teria decidido prestar homenagem a Michelangelo depois de ver seus afrescos na Capela Sistina, no verão de 1511.

Detalhe: autorretrato de Rafael (com o chapeu escuro)

Quatro personagens olham para o espectador, criando um efeito de grande envolvimento emocional: a figura com o manto branco, as duas crianças, e o próprio Rafael que se retrata. Os conceitos abstratos de filosofia são humanizados através dos gestos naturais dos filósofos que o dialogam. O estilo pictórico é monumental. Os quatros arcos do edifício seguem uma composição rítmica que cria uma ilusão ótica de grande profundidade e perspectiva.

Em 22 de abril de 1996 A Escola de Atenas é revelada após a restauração. Durante o trabalho veio à luz uma série de digitais que foram deixadas na massa fresca e que com muita probabilidade, pertencem a Rafael. 


1: Zenão de Cítio ou Zenão de Eleia
2: Epicuro
3: desconhecido (acredita-se ser o próprio Rafael)
4: Anicius Manlius Severinus Boethius ou Anaximandro ou Empédocles
5: Averroes
6: Pitágoras
7: Alcibíades ou Alexandre, o Grande
8: Antístenes ou Xenofonte
9: Hipátia ou Monalisa, Fornarina como uma personificação do Amor
10: Ésquines ou Xenofonte
11: Parménides
12: Sócrates
13: Heráclito ou Miguelângelo.
14: Platão segurando o Timeu (Leonardo da Vinci).
15: Aristóteles segurando Ética a Nicômaco
16: Diógenes de Sínope
17: Plotino
18: Euclides ou Arquimedes acompanhado de estudantes (Bramante)
19: Estrabão ou Zoroastro (Baldassare Castiglione ou Pietro Bembo).
20: Ptolomeu
R: Apeles (Rafael).
21: Protogenes (Il Sodoma ou Pietro Perugino).

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.