quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

A Vocação de São Mateus de Caravaggio


A Vocação de São Mateus, também conhecida como O Chamado de São Mateus é uma pintura a óleo sobre tela feita pelo pintor italiano Michelangelo Merisi, conhecido no mundo inteiro como Caravaggio,  em torno ao ano de 1599.

A obra faz parte de um grupo de três pinturas  do mesmo autor para a capela do Cardeal Matteo Contarelli na Igreja de São Luís dos Franceses (em italiano San Luigi dei Francesi), localizada em Roma.

A pintura representa o episódio evangélico (Mateus 9:9-13, Marcos 2:13-17 e Lucas 5:27-28) e retrata o primeiro encontro entre Jesus e Mateus, um coletor de impostos que abandona o emprego para seguir Jesus.

A cena se passa em local pouco iluminado, onde a luz fraca é proveniente de uma janela. Mateus está sentado em uma mesa com outros quatro outros coletores de impostos que estão a contar o dinheiro. Todos estão vestidos com roupas modernas, como aquelas em uso na época de Caravaggio; é uma das primeiras vezes que foi representado um evento sagrado no presente e com grande realismo.

Detalhe Jesus e São Pedro
À direita duas figuras interrompem a cena: elas são Cristo e São Pedro. Um feixe de luz ilumina  os rostos, mãos e partes do vestuário, deixando o resto na escuridão. Jesus, com um gesto imperioso da mão estendida, mostra Mateus, o qual com o dedo apontado para si mesmo, surpreso parece perguntar a Cristo: "Estais me chamando? Eu mesmo?"

Detalhe: Criação de Adão, Michelangelo Buonarroti - Capela Sistina
Reparem como a mão estendida de Cristo lembra muito a mão feita por Michelangelo na Capela Sistina. Certamente Caravaggio teve muitas oportunidades de ver e estudar a obra de Michelangelo.

Os dois mais jovens, também coletores de impostos, se voltam para Cristo, mas parecem não compreender a magnitude do evento. Outros nem sequer levantam a cabeça e continuam a contar o dinheiro.

A Vocação de São Mateus marca um ponto de virada na forma como Caravaggio ilumina suas obras: nos quadros anteriores, a sua pintura ainda é "clara", as imagens são nítidas, sem contrastes, a luz é mais generalizada.

Detalhe do feixe de luz que ilumina a cena e guia o expectador
A partir deste momento, a iluminação da cena torna-se direcional: a luz perfura a escuridão a partir de diferentes ângulos com uma violenta intensidade dramática. A obra ganha vida e movimento por causa da luz e os personagens se movimentam como se fossem atores em  cima de um palco.

A luz, na Vocação de São Mateus é o símbolo da Graça Divina que afeta todos os homens: Mateus, no entanto, é o único a atender o chamado de Jesus. Ele é a transposição pictórica do conceito do livre-arbítrio: Cada homem pode optar por seguir ou não o caminho salvação. Não devemos esquecer, que a igreja de San Luigi representava nação francesa, e, naquele momento, o rei da França, Henrique IV, tinha acabado de se converter ao catolicismo, de modo a escolher a Salvação.

Detalhe: São Mateus com o dedo voltado para si
A obra foi restaurada em 1939 e depois em 1965. As radiografias feitas durante a restauração revelam que a figura de São Pedro foi adicionado em uma data posterior, provavelmente para inserir no quadro uma referência direta à Igreja, a mediadora entre Deus e o homem.

Onde ver:
Igreja San Luigi dei Francesi
Piazza di San Luigi dei Francesi - Roma

Horario:
De segunda à sexta-feira: das 09:30 às 13 horas e das 14:30 às 18:30h
Sabado: 09:30 à 12:30h, e das 14:30 à 18:30h
Domingo: das 11:30 à 13:00h, e das 14:30 à 18:30h

Entrada franca.

Bom passeio!

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