segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Jubileu: O que é a Porta Santa


O Papa Francisco abrindo a Porta Santa de São Pedro - Jubileu da Misericódia - Foto: Avennire.it

Quando falamos de Jubileu,  inevitavelmente falamos da Porta Santa. No dia 08/12/2105, o Papa Francisco abriu a Porta Santa da Basilica de São Pedro em Roma e ontem, dia 13/12, foram abertas duas Portas Santa das Basilicas Maiores de Roma (San Giovanni in Laterano e San Paolo Fuori le Mura), além de centenas de Portas Santas localizadas nas diversas igrejas em todo mundo. Mas o que é a Porta Santa? Qual o seu significado?

A PORTA SANTA

 A Porta Santa é a porta de uma igreja que é aberta apenas em ocasião de um Jubileu. A mais famosa é a de São Pedro no Vaticano, mas existem outras portas Santas no mundo além das outras três Basilicas Maiores (todas localizadas em Roma - San Giovanni in Laterano, San Paolo fuori le mura e Santa Maria Maggiore), mas o Papa pode decidir conceder outras Portas Santas em diversas  igrejas no mundo.

A Porta Santa tem um significado específico: é o símbolo da passagem que todo cristão deve fazer do pecado à graça, pensando no que disse Jesus: "Eu sou a porta" (João 10: 7).


A HISTÓRIA DA PORTA SANTA DE SÃO PEDRO

Até o ano de 1975 a Porta Santa de São Pedro era murada ao final de cada Jubileu e desmurada no início do próximo. Famoso era o ritual em qual o Papa dava três marteladas na porta para iniciar o Jubileu e em seguida, a porta era desmurada pelos pedreiros.

No Jubileu do ano 2000, o Papa João Paulo II decidiu mudar o costume e não mais murar a porta, que a partir daquele ano, foi simplesmente fechada e reaberta nos Anos Santos seguintes.

A Porta Santa do Vaticano è obra do escultor Vico Consorti (1902-1979), que venceu o concurso para a realização da porta para o Jubileu de 1950. Realizada em 11 meses, a Porta Santa foi aberta na véspera do Natal de 1949 e foi doada pelo Mons. Francis Von Streng, bispo de Lugano e Basilea em
homenagem ao Papa Pio XII, em ação de graças a Deus por ter preservado a Suíça pelos horrores da guerra. Os dezesseis painéis que compoem a Porta Santa representam a história da vida humana desde da sua criação até os dias de hoje.

AS DATAS DE ABERTURA E FECHAMENTO


O Papa Fracisco entrando na Basilica de San Pietro - Abertura Jubileu da Misericordia
O Jubileu começa com a abertura da Porta Santa de São Pedro e termina com o seu encerramento. Para o Jubileu extraordinário da Misericordia a data de abertura da Porta Santa é  08 de dezembro de 2015 e o fechamento sera no dia 20 de Novembro de 2016. 

As datas estabelecidas para abertura e o fechamento das os três basílicas papais, são as seguintes:

13 de dezembro de 2015: Abertura das Portas Santas de San Giovanni in Laterano e San Paolo fuori le mura.

01 de janeiro de 2016: Abertura da Porta Santa de Santa Maria Maggiore.

OUTRAS PORTAS SANTAS:

O  Papa Francisco determinou que para o Jubileu da Misericórdia cada diocese poderá estabelecer outras Portas Santas em diversas cidades do mundo.

COMO ATRAVESSAR A PORTA SANTA DA BASILICA DE SÃO PEDRO?

Para atravessar a Porta Santa da Basilica de São Pedro em Roma è necessario registrar-se como peregrino no site oficial do Jubileu (clique  AQUI). No site você deverá especificar o dia e a faixa horária. Através do site é possível participar de todas os eventos referentes ao Jubileu da Misericordia.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.