quinta-feira, 25 de junho de 2015

Os ciprestes mais famosos da Toscana

Cipressini - San Quirico D'Orcia
O cipreste, símbolo da Toscana, é uma planta muito antiga e a origem do seu nome  deriva da mitologia grega, ligada ao mito de Ciparisso, o jovem amado do deus Apolo. 

Segundo a mitologia, Apolo presentou Ciparisso com um cervo doméstico que se transformou em um grande companheiro de Ciparisso.Durante um evento de caça, Ciparisso acidentalmente mata o seu amigo cervo. O luto e a dor de Ciparisso foi tão grande, que ele acabou se transformando em um cipreste como símbolo de luto eterno. Após a criação do mito, o cipreste começou a ser utilizado principalmente para decorar os cemitérios.

Anunciação Leonardo da Vinci

A presença do cipreste na Toscana è datada de diversos séculos antes de Cristo, quando foi importado da Asia. Tal planta era especialmente amada pelos Etruscos, (civilização antiga que ocupava o centro da Itália antes dos romanos) e pelos pintores renascentistas que imortalizaram os ciprestes em suas obras-primas, como por exemplo Leonardo da Vinci na Anunciação, obra que faz parte do acervo da Galleria degli Uffizi em Florença. Já falamos do Uffizi neste post: A Galeria Uffizi em Florença.

Essa espécie de veneração transformou o cipreste em um elemento característico das estradas, dos limites das propriedades, das fazendas, e das colinas de toda Toscana e principalmente da região chamada de Vald'Orcia, na Província de Siena. 

Muito famoso, aliás, é um verdadeiro cartão postal da Toscana, é um grupo de ciprestes que estão localizados no meio de uma colina na comuna de San Quirico D'Orcia e são chamados de "cipressini", em português ciprestinos.

Existem diversas lendas sobre a origem dos "Cipressini", mas a verdade é que ele foi criado como uma espécie de bosque utilizado para atrair e para capturar os pássaros durante a estação das caças.

A imagem dos Cipressini nos dá a sensação de um campo incontaminado e nos transporta a antigas tradições além de claro, nos transmite tranquilidade e uma visão de grande beleza e emoção.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.