sábado, 23 de maio de 2015

Orsanmichele, uma visita obrigatoria em Florença



















A igreja de Orsanmichele abriga as obras dos artistas que realmente iniciaram a Renascença e é uma visita obrigatória em Florença.
Orsanmichele é um dos edifícios religiosos mais originais de toda a cidade de Florença.  Ela está localizada em frente ao Palazzo dell'Arte dela Lana, e está a uma curta distância do Palazzo Vecchio e da Catedral de Santa Maria del Fiore.
O nome Orsanmichele é devido ao oratório que foi construído no local no século XIII dedicado a São Miguel Arcanjo, e que era cercado por um jardim ou horta que pertencia ao frades beneditinos. Por isso, o lugar ficou conhecido como San Michele em Orto, que mais tarde tornou-se Orsanmichele.
O elemento que mais distingue a Orsanmichele são a quatorze capelas que se abrem nas fachadas externas. Os tabernáculos foram decorados entre os séculos XV e XVI pelos principais artistas florentinos e em cada um está alojado uma estátua do santo padroeiro das Artes (corporações profissionais da Florença medieval).
São João Batista, obra de Lorenzo Ghiberti
 Estas estátuas dão um brilho considerável ao complexo de Orsanmichele e a sua implementação foi confiada à elite artística da época, que incluiu escultores como Ghiberti, Donatello e Brunelleschi. Acima de cada uma das estátuas você também poderá apreciar os brasões das várias artes florentinas.
Hoje as estátuas que podem ser vistas são cópias: os originais, feitos de mármore ou bronze (o último material mais caro e, portanto, acessível apenas as três Artes mais ricas), são mantidas no Museu Orsanmichele, alojados nos andares superiores da igreja que é aberto somente ás segundas-feira (ingresso gratuito). 
Interior de Orsanmichele: canais feito dentro das colunas que serviam para a passagem dos grãos
O prédio da atual igreja, foi construído em época medieval para abrigar a  antiga Loggia do grão. A este respeito, visitando o interior da estrutura ainda podemos notar alguns elementos que faziam parte do mercado de grãos como por exemplo a antiga unidade e os canais que passavam entre as lojas e o mercado. 
Dentro da estrutura, de forma retangular, merecem  atenção as janelas que enriquecem a beleza da igreja e representam as histórias e milagres da Virgem Maria. Os dois corredores são separados por dois pilares centrais de mármores, a partir dos quais partem as abóbodas que formam o teto.
Altar de Sant'Anna
Entre as obras de arte mais interessantes conservadas dentro da igreja de Orsanmichele incluem o altar de St. Anna e o tabernáculo de Orcagna. O primeiro, de Francesco da Sangallo, está localizado no lado esquerdo da igreja, enquanto o segundo é colocado no corredor direito. O tabernáculo é feito de mármore e é em estilo gótico e distingue-se pela suntuosidade da estrutura, por seus detalhes e os ricos mosaicos que adornam-lo e nos conta a história de Maria. No interior do tabernáculo temos um quadro que representa a Madonna delle Grazie (Nossa Senhora das Graças).
Museu de Orsanmichele no piso superior
A entrada para a igreja, assim como a visita ao museu é gratuita. A estrutura fica na Via dela Lana e você poderá visitá-la todos os dias das 10 ás 17 horas. A visita ao museu que abriga os originais das esculturas só é possível na segunda-feira, das 10 ás 17 horas.

Tabernaculo de Orcagna com história de Maria

Madonna delle Grazie, obra de Bernardo Gaddi

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.