![]() |
Bistecca alla fiorentina |
O mundo conheceu a culinária florentina no ano de 1533 quando Catarina de Médici casou com Henrique de Valois, Rei de França. Catarina tinha apenas 14 anos de idade, mas já amava a boa comida e levou para a França alguns cozinheiros e confeiteiros de Florença. Com a chegada da nova rainha, a França conheceu os aromas e os perfumes da cozinha florentina, através de algumas receitas, tais como " la salsa colla" (hoje chamada de besciamella), a sopa de cebola, "la lingua in dolce forte".
Bem diferente era a comida das pessoas comuns, que era baseada em ingredientes simples e pobres como o pão, azeite verduras e legumes. É principalmente essa cozinha "pobre" que tem sido passada de pai para filho, ou melhor de mãe para filha em família, é que deu origem a atual culinária florentina. É claro que ainda hoje existem receitas mais elaboradas, como carnes preparadas em Dolce forte.
O prato florentino que se tornou mais famoso em todo mundo é, sem dúvida, a "Bistecca alla fiorentina". Feita com carne bovina de alta qualidade (a verdadeira bistecca tem que ser feita com a raça Chianina!) e que deve ser cortada com perfeição, (o corte da carne lembra um coração) com uma espessura de cerca de 5-6 cm. A bistecca alla fiorentina é cozida na grelha (de preferência com carvão de castanheiro) e é servida literalmente ao sangue - não peça para ser mais passada, porque a carne fica dura e alguns restaurantes tradicionais de Florença, se negam a sair da tradição! A Bistecca è temperada depois de sair da brasa com sal, pimenta e um fio de azeite.
![]() |
Pappa al pomodoro |
Além da bistecca alla fiorentina, outras carnes caracterizam a culinária de Florença: carne de veado, carne de porco, especialmente as costelinhas de porco que são chamadas de "rosticciana" e também diversos ensopados e cozidos.
Os fígados e as moelas de galinha são os ingredientes básicos para os famosos "crostini" que juntamente com presuntos, finocchiona e linguiças é o antipasto típico da Toscana.
Passeando pelas ruas de Florença, você se depara com a famosa tripa fiorentina ou o lampredotto: verdadeiras delícias que podem ser encontradas em restaurantes, tavernas ou quiosques . Trata-se dos típicos sanduiches feitos a base de dobradinha e molho de tomate. O verdadeiro apreciador da boa comida, sabe que a miudezas cozidas com a arte, são uma iguaria!