Dedicada a Santa Maria del Fiore (Santa Maria da Flor ), a Catedral de Florença é o resultado do empenho de numerosos artistas que participaram nos trabalhos da sua construção por diversos séculos. Em 1294 a Corporação das Artes da lã (Arte della Lana) encarregou o arquiteto Arnolfo de Cambio de realizar uma nova catedral, no lugar da preexistente Santa Reparata. A nova construção (feita ao redor de Santa Reparata), durou muitos anos, mas Santa Reparata cumpriu as suas funções de lugar sagrado até 1375.
Os trabalhos da nova Catedral começaram no dia 08 de setembro de 1296 e prosseguiram sob a direção de vários mestres-de-obra como Giotto, Andrea Pisano, Francesco Talenti, até 1375 quando Santa Reparata foi demolida. Curiosidade: No dia 08 de setembro, a Igreja Católica celebra a natividade de Maria.
Para a cúpula foi necessário esperar até 1420, quando Brunelleschi ganhou o concurso para a construção da enorme estrutura. Em 1434, os trabalhos acabaram e o templo foi consagrado dois anos depois, a 140 anos do início da obra.
A lanterna, iniciada em 1445, foi acabada em 1461 com a esfera dourada, obra de Andrea del Verrocchio, mestre de Leoanrdo da Vinci. A fachada, de estilo neo-gótico, pertence ao século XIX.
A Grande Cúpola de Brunelleschi
No entanto a Catedral de Florença é famosa pela sua cúpula, obra-prima de Brunelleschi que projetou a acabou a construção entre os anos de 1420 e 1434.
O grande artista propôs a construção da enorme estrutura sem usar armaduras fixas, graças as nervuras encadenadas e tijolos postos a espinha de peixe, tudo numa dupla abóboda com interstício em forma ogival, cujo tambor tem um diâmetro de 45 metros e uma altura de cerca 90 metros.
O interior da cúpula, segundo o projeto de Brunelleschi seria decorado com mosaico, mas mais tarde foi decido que a decoração seria feita em afrescos iniciados por Giorgio Vasari e depois da morte deste, finalizado por Federico Zuccari.
Com a lanterna, desenhada por Brunelleschi a forma de templo, a cúpula alcança a altura total de 107 metros.
Procurando uma guia brasileira em Florença? Fale com a gente! contato@noticiasdabota.com
0 on: "O Duomo (Catedral) de Florença"
Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.
- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.
Obrigada pelo seu comentário !
Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.