quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Itinerário de meio dia em Siena


Segundo post da série Visitar Siena e arredores!

Visitar os museus mais importantes e os lugares mais significativos de Siena em apenas metade de um dia é possível, basta ter uma boa organização. Há três coisas que você não poderá perder:  o Palazzo Salimbeni, a Piazza del Campo e o Duomo. O itinerário abaixo foi projetado assumindo como ponto de partida o ponto de ônibus na zona de San Domenico.

Palazzo Salimbeni, sede do Banco Monte dei Paschi di Siena

Piazza Salimbeni -Siena
O Palazzo Salimbeni é certamente um dos símbolos da cidade de Siena. Sede histórica do banco Monte dei Paschi di Siena, está localizado no centro da cidade na praça que leva o seu nome. No centro da  Piazza Salimbeni encontraremos  a estátua de Sallustio Bandini e aos lados os Palácios Tantucci e Spannocchi.

Típica construção  renascentista com a fachada que relembra umafortaleza, arcos ogivais que lembram o estilo gótico, o Palácio Salimbeni abriga importantes obras de arte   que merecem destaque mundial. Entre elas podemos mencionar as seguintes obras: Madonna della Misericordia de Benvenuto di Giovanni,  Salomè e  Santa Luzia de Beccafumi, a Cruxificação de Pietro Lorenzetti e a  Pietà de Arcangelo Salimbeni.

Piazza del Campo, o teatro do Palio de Siena

Piazza del Campo
 A segunda etapa è a Piazza del Campo. É a praça mais famosa de Siena e também uma das mais famosas do mundo. Durante séculos tem sido palco do Palio de Siena, que acontece duas vezes por ano . A praça possui a forma de concha, motivo pelo qual a Piazza del Campo é uma das mais originais, do ponto de vista arquitetônico, reforçada pela imponente Câmara Municipal que domina a praça. O Palazzo Pubblico é uma das principais atrações de Siena. O  palácio foi construído pelo município inteiramente de tijolos e mármore entre 1298 e 1310.

Dentro você poderá admirar o Museo Civico , valioso pela  presença de alguns afrescos de grande valor: o Ciclo do bom governo, obra de  Ambrogio Lorenzetti - exposta na Sala dos Nove - ou a majestade e o Guidoriccio da Fogliano, ambas obras de  Simone Martini que se encontram na sala del Mappamondo.

Entre as salas mais importantes, recordamos a Sala del Risorgimento, que abriga um ciclo de pinturas dedicados a Vittorio Emanuele II depois da sua morte, e também a Sala de Concistoro, onde em época remota acontecia as reuniões do governo de Siena.  Nesta sala poderemos admirar uma obra prima do manierismo italiano, o Ciclo das Virtudes (Ciclo delle Virtù), obra de Domeninco Beccafumi realizada entre os anos de 1529 e 1535. Em época medieval, o espaço que hospeda a Piazza del Campo era usado pelos mercados e feiras e na primeira metade de 1300 a praça assumiu a forma que vemos hoje.

Outra beleza arquitetônica que tem vista para a Piazza del Campo, é a Torre del Mangia , também datada do século XIV, e assim denominada a partir do apelido de seu porteiro Giovanni di Duccio , que era conhecido por desperdiçar seus ganhos na mesa, ou seja, com comida. Com seus 102 metros de altura a torre é uma das mais altas da Itália , perdendo apenas para Torrazzo de Cremona.  A parte final da torre abriga o chamado campanone (sino grande) ou " sunto " por causa da sua dedicação a Nossa Senhora da Assunção (Madonna dell’Assunta). Digno de menção também a Capela , decorada por Taddeo di Bartolo , com afrescos representando cinco histórias de Maria.

O Duomo de Siena e o seu magnífico piso

O Duomo de Siena
 Finalmente chegamos à descoberta do Duomo de Siena. A Catedral - construída por uma resolução do Gran Consiglio della Campana de 1339 e, em seguida, passou por um longo processo de construção, demolição e reconstrução parcial - é uma obra que atrai anualmente mais de um milhão de visitantes de todo o mundo.

Uma obra monumental, em estilo românico-gótico, é o melhor exemplo da arquitetura de Siena, construído inteiramente de mármore branco e preto, de acordo com a mais típica dicromia da Toscana. A catedral preserva dentro uma série de obras de inestimável valor, a partir do magnífico piso, totalmente executada por artistas que combinam as técnicas de graffiti e comesso de mármore.

Obras de escultores como Nicola Pisano (autor do púlpito ), Michelangelo (que também esculpiu São Pedro e São Pio , São Paulo e Santo Agostinho para o altar Piccolomini ) , Donatello ( executor da estátua de João Batista), Bernini (seu trabalhos podem ser encontrados na Capela da classificação ), mas também Francesco di Giorgio Martini, Domenico Beccafumi, Antonio Raggi, Pietro Balestra adornam a Catedral de Siena.

Outra obra-prima é reconhecida dentro do ciclo de afrescos de Pinturicchio na Biblioteca Piccolomini e dedicada ao Papa Pio II.

Você poderá gostar também do post: Visitar Siena e Arredores


Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.