sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Pienza, a cidade do Papa Pio II



Pienza é uma cidade italiana localizada na Região Toscana, na Provincia de Siena. Em 1996 o centro histórico de Pienza foi inscrito como Patrimônio Mundial da UNESCO pela sua importância arquitetônica.

A história de Pienza é muito ligada a história do seu fundador: Eneas Silvio Piccolomini, ou melhor o Papa Pio II, que nasceu alí no ano de 1405. Os pais de Pio II, eram membros de uma nobre familía de Siene e por motivos políticos foram confinados na pequena cidade que naquela época se chamava Corsignano.

A história de Pienza está intimamente ligada ao seu fundador, o Papa Pio II, batizado como Enea Silvio Piccolomini. O papa Pio II nasceu em Corsignano (nome original de Pienza)  no ano de 1405 e seus pais eram membros de uma  família nobre de Siena que por reveses políticos foram confinados à propriedade rural.

A então cidade de Pienza, que naquela época era chamada de Corsignano era na verdade um pequeno povoado fortificado.

Enea Silvio Piccolomini, refinado e distinto humanista, empreendeu uma carreira eclesiástica e se tornou Papa. Por vontade do Papa Pio II, ele transformou o pequeno povoado onde nasceu em uma cidade a qual foi chamada de Pienza, em homenagem ao nome que foi escolhido para o seu papado: Pio II.

O Papa Piccolomini não queria  qualquer cidade, mas um centro urbano altamente digno e em perfeito contraste com as outras cidades como Siena por exemplo,  que tinham injustamente marginalizado a sua família.

Assim, Pio II, escolheu famosos arquitetos e ordenou que no projeto da nova cidade  fossem implícitos os princípios de construção e filosofia de uma época que se estava nascendo cheia de promessas: o Renascimento italiano.

Em apenas três anos, 1459-1462, surguiu Pienza, a Cidade Ideal, a Cidade da Utopia. Como escreveu Giovanni Pascoli, Pienza é a cidade que  "nasceu a partir de um pensamento de amor e um sonho de beleza".

Difícil dizer o que se tornaria Pienza, se o Papa não tivesse morrido prematuramente, na véspera de uma cruzada contra os muçulmanos. Era 14 de agosto de 1464.

O que visitar em Pienza:

Duomo de Pienza: Construído pelo arquiteto Bernardo Rossellino no ano de 1459. A parte externa do Duomo foi feita de acordo com a arquitetura renascentista, porém na parte interna, encontramos diversos elementos da arquitetura gótica.

Palazzo Piccolomini: O palácio construído também pelo arquiteto Bernardo Rosselino, surge ao lado do Duomo e foi a residencia dos descentes do Papa Pio II até o ano de 1968. O palácio é inspirado ao Palazzo Rucellai edificado em Florença pelo arquiteto Leon Battista Alberti. Os comodos que são abertos ao público inclui o quarto e a biblioteca do Papa Pio II, nos quais são visíveis os seus objetos pessoais. 

Pieve di Corsignano: O Papa Pio II foi batizado nessa igreja de arquitetura romanica do século  XI. A Igreja possui uma curiosa torre redonda e um portal decorado com motivos floreais. 

O Pecorino de Pienza

Pienza é muito famosa pela produção do pecorino que é um queijo feito com leite de ovelha pasteurizado, coalho, sal, bactérias lácticas. Não deixe de provar!

A Fachada do Duomo de Pienza

O interno do Duomo de Pienza
 
O famoso poço de Pienza

O palacio da Comuna de Pienza

O jardim do Palazzo Piccolomini

Palazzo Piccolomini - Fachada

Praça Pio II - Pienza
Praça Pio II - Pienza

O pecorino de Pienza

Vista panoramica de Pienza

Pieve de Corsignano - fachada

Interno da Pieve de Corsignano

A muralha de Pienza

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.