segunda-feira, 1 de abril de 2013

Florença: Lo scoppio del carro (a explosão do carro)

0 Scoppio del Carro (explosão do carro) é una manifestação do folclore da cidade de Florença, na Itália. 

Essa importante cerimônia é originária de uma época muito antiga, ou seja,  na época das primeiras cruzadas que foram criadas para liberar o Santo Sepulcro de Jesus em Jerusalém.

No ano de 1097, sob o comando de Goffredo di Buglione, duque de Lorena, as cruzadas - nome derivado da cruz vermelha que era costurada na túnica branca que cobria a armatura dos soldados, partiram para a Palestina e no verão de 1099, Jerusalém foi assediada pela primeira cruzada.

Segundo a tradição um fiorentino chamado Pazzino de' Pazzi, foi o primeiro a escalar os muros da cidade santa onde colocou a bandeira branca e vermelha da cruzada. Por causa desse ato de valor, Goffredo di Buglione presenteou a Pazzino de'Pazzi 03 pedras do Santo Sepulcro.

No dia 16 de Julho de 1101, Pazzino retornou a Florença e foi muito festejado pelo povo fiorentino. As 03 pedras do Santo Sepulcro inicialmente foram conservadas no palácio da família Pazzi e depois foram transferidas para a igreja de Santa Maria Sopra a Porta in Mercato Nuovo que mais tarde foi ampliada e chamada de Igreja de San Biaggio. No ano de 1785 tal igreja foi desconsagrada e no dia 27 de maio de 1785 as sacras pedras foram transferidas para a igreja de Santi Apostoli em Florença, onde se encontram até os dias de hoje.

Os históricos nos contam que depois da libertação de cidade de Jerusalém, no dia de sábado santo as cruzadas se reuniam nas igrejas e em devota oração distribuíam o "fogo santo" para a população como símbolo de purificação. E ainda hoje, nas pequenas cidades da toscana, podemos encontrar pessoas que distribuem o fogo bento pelas casas. Naquela época os jovens iam na catedral e acendiam uma pequena tocha e saiam em procissão cantando hinos e distribuindo o fogo santo para o povo. O fogo santo na catedral de Florença era acesso com as pedras sacras de Pazzino de'Pazzi.

Como o passar do tempo, a festa foi se transformando e começaram a transportar o fogo santo com um carro onde eram colocados carvões ardentes. Não sabemos quando, provavelmente no final dos anos de 1300, início de 1400 os carvões ardentes foram substituídos por fogos de artifícios.

A organização do carro e as respectivas despesas eram de responsabidade da família Pazzi até o ano de 1478, ano em qual a família foi expulsa de Florença por causa da "congiura dei Pazzi", onde os membros da família foram responsabilizados pela morte de Giuliano de'Medici irmão de Lorenzo Il Magnifico.

E ainda hoje, na manhã do domingo de páscoa, o carro puxado por bois, atravessa as ruas do centro de Florença até a praça do Duomo, onde ele será acesso por uma colomba, acontecendo assim a explosão do carro com fogos de artifícios que simboliza o fogo santo, a purificação.








O tabernáculo na Igreja dos Santi Apostoli onde ainda são conservadas as pedras de Pazzino de'Pazzi

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.