Nem todas as cidades italianas podem se orgulhar de possuir uma pirâmide. Roma... sim!
Próxima a Porta San Paolo encontramos a Pirâmide Cestia, assim chamada por Caio Cestio que ordenou a sua construção aproximadamente no ano 12 a.C., período sucessivo a conquista do Egito por parte do Império Romano.
Caio Cestio era um homem político riquíssimo que decidiu construir não uma simples tumba para acolher o seu corpo depois da sua morte, e sim uma pirâmide.
Imitando os antigos faraós egipcios, Caio Cestio, um homem muito rico e que deixaria uma grande soma como herança, solicitou que para usufruir da sua herença, seus herdeiros deveriam construir uma pirâmide no prazo de 330 dias! Alguém tem duvidas que o prazo não foi respeitado?
É claro que os herdeiros, atraídos por tanto dinheiro, terminaram a construção dentro do prazo, provavelmente dias antes do término do prazo. A curiosidade relativa ao tempo de construção da pirâmide pode ser lida, ainda hoje, na fachada da pirâmide.
No interno da Pirâmide, Caio Cestio, como um verdadeiro faraó, colocou o seu tesouro, motivo pelo qual a tumba foi profanada algumas vezes.
0 on: "A Piramide Cestia em Roma"
Cristiane de Oliveira, brasileira, natural do Rio de Janeiro, mora em Florença
há mais de cinco anos. Apesar de ter o coração verde e amarelo, se apaixonou pela Italia e mais precisamente por Florença a ponto de estudar minusiosamente a história da arte, do povo e da cidade onde vive. Hoje, Cristiane, è guia turística autorizada da cidade de Florença.
- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.
Obrigada pelo seu comentário !
Comentários racistas e ofensivos não serão lidos e nem publicados.