sexta-feira, 22 de março de 2013

O Capodanno fiorentino: 25 de Março

Antes de tudo, vocês devem estarem se perguntando: o que quer dizer a palavra Capodanno? A palavra Capodanno significa na língua italiana o nosso Ano Novo, ou seja, a passagem de um ano para o outro - o famoso Reveillon.

Daqui há alguns dias, acontecerá o Capodanno Fiorentino. Agora vocês irão me dizer, Ok, mas o ano novo já passou, estamos em março e não em dezembro. Aí é que tá! O ano novo em Florença é comemorado no dia 25 de março.... Pará tudo! Ninguém tá entendendo nada! Aí alguém vai me perguntar: Por que em Florença se celebra duas vezes o início do ano? Esse é uma velha história que irei vos contar agora.

A Data: 25 de Março

Antes de tudo, falaremos sobre a data do Capodanno fiorentino: 25 de março. Para entendermos a sua origem precisaremos voltar no tempo, mais precisamente ao ano de 1582, quando entrou em vigor o calendário gregoriano. Em 1582, o início de cada ano foi oficialmente fixado para o dia primeiro de janeiro, mas Florença continuou a festejar o ano novo no dia 25 de março, data essa que não foi escolhida por acaso. 25 de março: nove meses exatos antes do Natal (25 de dezembro).  A celebração do Ano Novo em Florença coincidia de fato com o dia em qual a Igreja Católica celebra a anunciação da encarnação de Jesus Cristo - feita pelo Arcanjo Gabriel á Virgem Maria.

O centro da comemoração é o principal Santuario Mariano de Florença, a Basílica della Santissima Annunziata - mais particularmente o afresco que representa a Anunciação.  Segundo a lenda, o artista responsável pelo afresco não estava conseguindo pintar o rosto de Maria. Então, um anjo o ajudou e o afresco deu o nome a Basílica. Já falamos sobre esse afresco no post: A imagem milagrosa da Basilica Santissima Annunziata.

O Corteo Storico
No dia do Capodanno Fiorentino, um corteo storico, ou seja, uma procissão, atravessa as ruas do centro de Florença partindo do Palagio di Parte Guelfa, prosseguindo pelas ruas Porta Rossa,  via Calimala, piazza della Repubblica, via degli Speziali, via Calzaiuoli, piazza del Duomo e via dei Servi. O ponto final da procissão é a Basilica della Santissima Annunziata, onde são oferecidos a Virgem lírios brancos.

Mesmo depois do ano de 1582 com a instituição do calendário gregoriano, a cidade de Florença continuou a considerar o dia 25 de março como o início do seu ano novo até que em novembro de 1750, o Grão-duque Francesco III di Lorena assinou um decreto que fixava a data inicial do ano cívil na cidade de Florença definitivamente no dia primeiro de janeiro. Mesmo depois de 250 anos, os fiorentinos não esqueceram a antiga tradição de comemorar o ano novo no dia 25 de março.

Adicionar legenda
Este ano, para celebrar o Capodanno Fiorentino, o Palazzo Vecchio será aberto com horário prolongado (das 09 às 24 horas) -  a partir do dia 25 de março até a páscoa. Dia 25 de março, além do tradicional Corteo que partirá às 14:45h da piazzetta di Parte Guelfa, haverá um concerto no Teatro Verdi as 20:30h para arrecadar fundos para uma entidade chamada Core Onlus Mugello.

E allora, buon Capodanno fiorentino a tutti!

Capodanno fiorentino
Segunda- feira, 25 marzo 2013
Corteo storico a partir das 14,45h
As 15,30h homenagem a Santissima ’Annunziata
As 20,30h concerto Teatro Verdi
Via Ghibellina, 101 - Firenze


Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.