A Toscana é seguramente uma das regiões mais bonitas da Itália e o post de hoje será dedicado a um roteiro de uma semana pela Toscana, onde você poderá mergulhar na imensa riqueza que a Toscana pode oferecer aos seus visitantes. O roteiro abaixo é apenas uma sugestão dos locais mais famosos e que poderá ser modificado e melhorado com a participação de vocês que já descobriram as belezas da Toscana.
O automóvel com certeza é o melhor meio de transporte para se locomover no interior da Toscana, mas necessariamente não é o único. Caso você não queira se estressar com a direção, poderá alugar um carro com motorista que te seguirá durante todo o percurso (atenção: alugar um carro com motorista pode ser um pouco salgado!) ou você poderá utilizar em alguns trechos os meios de transportes públicos, como trem e ônibus. Eu, pessoalmente, aconselho o aluguel de um carro.
Itinerário de uma semana na Toscana: Dois dias em Florença
 |
Florença |
A cidade de Florença possui infinitas opções de passeios pelo centro histórico. Entre os museus e os monumentos que você não poderá deixar de visitar em dois dias, citarei alguns que tenho certeza ficarão guardados na sua memória para sempre:
Galleria degli Uffizi;
Palazzo Vecchio;
Duomo (Catedral de Santa Maria del Fiore);
Batistério e o Campanário de Giotto;
Palazzo Pitti com os seus variados museus: Galleria Palatina, Museu de Arte Moderna, Galleria dei Costumi, Museo degli Argenti (prataria), Museu da Porcelana e Jardim de Boboli;
Piazza Santa Croce;
Basilica de San Lorenzo e as Capelas Mediceas;
Piaza Santa Maria Novella;
E o que realmente não pode faltar: Piazzale Michelangelo.
Caso você deseje a companhia de um guia de turismo oficial da cidade de Florença, poderás entrar em contato através do site:
www.guiaflorenca.net .
Um dia entre Pisa e Lucca
 |
Pisa |
De Florença você poderá chegar a Pisa ou a Lucca normalmente com o utilizo de um carro ou diretamente com o uso do trem. Pisa e Lucca são duas cidades que não podem faltar num itinerário pela Toscana.
Pisa é muito conhecida pela famosa Piazza dei Miracoli que abriga a Torre Pendente, mas não deixe de apreciar também as ruas ao longo do Rio Arno e por isso ganharam o nome de Lungarni e os luxuosos palácios das grandes e nobres famílias pisanas, espalhados por toda a cidade.
 |
Lucca |
Lucca em vez, é famosa pelos seus muros, onde você não poderá deixar de fazer uma caminhada. Não deixar de visitar também a Piazza dell'Anfiteatro, o Duomo e a Igreja de San Frediano e San Michele in Foro.
Para visitar Pisa e Lucca, você poderá utilizar o trem como meio de transporte.
Um dia entre o Chianti e San Gimignano
 |
San Gimignano |
Parte do itinerário na Toscana deverá ser dedicado ao Chianti, zona de agradáveis paisagens.
Não deixe de visitar as seguintes cidades: Greve, Castellina e Gaiole in Chianti. São cidades de produção do famoso vinho Chianti Classico, e por isso, parte do dia deverá ser dedicado a degustação do vinho Chianti e a visitas nas cantinas das diversas adegas que você encontrará pela estrada.
A zona do Chianti è riquissíma de Pieves (antigas igrejas de arquitetura românica construídas em época medieval) e Castelos. Prosseguindo em direção a Siena encontramos San Gimignano que seguramente merece uma visita.
 |
Chianti |
Já falamos de San Gimignano nesse post:
Noticias da Bota: San Gimignano a cidade das Torres
Esse é um dia que aconselho o utilizo do carro.
Entre Siena e Monteriggioni
 |
Siena |
Chegando a Siena, você poderá desfrutar de um dia de repouso, visitando a cidade e os seus monumentos, entre eles a Piazza del Campo, o Duomo, o Ospedale di Santa Maria della Scala, e próximo a Siena, o burgo de Monteriggioni fortificado e circundado de grandes muros medievais.
 |
Monteriggioni |
Já falamos sobre Monteriggioni neste post:
Noticias da Bota: No coraçao de Chianti: Monteriggioni
Entre a Val D'Orcia e degustação de vinhos
 |
Val D'Orcia |
Há poucos quilometros de Siena, encontraremos a Val D'Orcia, uma outra zona da Toscana conhecida pelas maravilhosas paisagens e pelo bom vinho. São muitas as cidades e os burgos que merecem uma visita: Montepulciano, Montalcino, Pienza, San Quirico d'Orcia, Buonconvento e Radicofani. Durante o itinerário é possível fazer degustação de vinhos, entre eles o Brunello di Montalcino e queijos, especialmente o pecorino de Pienza.
Entre Arezzo e Cortona
 |
Cortona |
A última etapa do nosso itinerário è uma zona chamada Val di Chiana, onde encontraremos cidades como Cortona e Arezzo. Cortona è uma antiga cidade etrusca, com um belissimo centro medieval, rica de sitios de interesse arqueológico. Cortona também è famosa porque foi o cenário do famoso livro que mais tarde também virou filme: Sob o sol da Toscana.
 |
Arezzo |
Arrezo é famosa por ter sido cenário do filme A Vida é Bela de Roberto Benigni.
Não perca: a Basílica di San Francesco com belissimos afrescos de Piero della Francesca, a Igreja de San Domenico com o crucifixo de madeiro de Cimabue, as explêndidas
logge feitas pelo arquiteto Vasari na Piazza Grande e o Museu arqueológico.
Cristiane,
ResponderExcluirEu e meu marido (que descende de italianos) visitaremos Florença entre 11 e 16 de outubro próximo. Já estivemos antes em Florença, há muito tempo atrás, mas não saimos da cidade. Agora queremos conhecer o interior da Toscana (rota do chianti, região de Montalcino, Pienza, etc. e Siena e San Geminiano. Gostaríamos até de conhecer mais, porém o tempo será curto e precisamos escolher certo...
Pensamos primeiro em alugar um carro, mas já não somos jovens e dirigir seria mais uma preocupação...Pensamos em excursões de ônibus, mas só encontrei faladas em inglês, que meu marido não entende. A solução seria um carro com um motorista. O que você pode nos oferecer? E os preços? Meu e-mail é jujafortuna#uol.com.br e meu nome é Joeusa. Aguardo sua resposta.
Oi JOeusa,
ResponderExcluirTe respondi por email.
Um abraço!
Boa tarde Cristiane,
ResponderExcluirVou para Itália novamente em outrubro de 2014, gostaria de saber se há muita dificuldade em dirigir por aí, tenho noções de italiano, pois sou neta, mas faz algum tempo que não falo, salvo a última vez em 2011 que fui para costa Amalfitana. Pretendo sair de Milão, passar em Torino (cidade do meu avô) e ir descendo até Roma, quero fazer boa parte da Toscana, mas meu itinerário tem que constar Alba e Portofino, pretendo ficar 15 dias, qual a sua sugestão ? e como seria dirigir por aí ? e-mail vicril@bol.com.br - Obrigado, Andrea
Boa tarde Andrea,
ResponderExcluirNão é dificil dirigir na Italia não, basta ficar atenta com as multas. Dê uma olhada nesse post: http://www.noticiasdabota.com/2011/05/o-que-voce-deve-saber-antes-de-dirigir.html
Porto Fino fica na Liguria, vc pode parar no trajeto de Torino para a Toscana. Em 15 dias da pra vc visitar todas essas cidades. Em Torino não esqueça de visitar o Museu Egipcio, ele è deslumbrante! Quantos dias vc pretende ficar na Toscana?
Um abraço
Olá Cris! To indo pra Itália dia 03/03/14 e decidi passar uma semana na Toscana conhecendo os principais pontos turísticos das principais cidades. Você me indica alguns lugares bacaninhas e baratos para hospedagem?? Tem alguma excursão??
ResponderExcluirAbraços, Mariana.
Caro Leitor,
ResponderExcluirDesculpe, so vi o seu e-mail agora. Eu estava um pouco ausente do blog porque estava me preparando pra um concurso publico. Um grande abraço
Oi Cristiane, estou indo p Itália e ficarei 3 dias em Florença. Aluguei um carro por um dia e pretendo fazer o passeio pelas viniculas de chianti juntamente com San Giminiano. Vc acho q fica corrido. Quanto tempo mais ou menos p fazer os 2? E em chianti é melhor ir parando ou agendar uma visitação em alguma vinicula? Vc indica alguma vinícula ou alguns pontos de parada, em adegas menores ao longo do trajeto? muito obrigado
ResponderExcluirEu e meu marido visitaremos Florença entre 15 e 20.06.2014próximo. nunca estive aí ...
ResponderExcluirqueremos conhecer o interior da Toscana (rota do chianti, região de Montalcino, Pienza, etc. e Siena e San Geminiano. ... é possível conhecer esses lugares de onibus ou de trem.... e ficar hospedada em florença..... voce daria uma dica também de algum hotel bom e barato no centro.... vou embora dia 21.06.3014
Olá Cris,iremos para a Florença de 03 a 07.07.2014. Precisamos de guia de turismo , carro e motorista para tour pela Toscana.Somos 1 casal com filho de 12 anos. Queremos visitar Lucca, Pizza, Vinci, Sam Miniato, San Gimmignano, Siena. Qual é o valor para cada dia/tour?
ResponderExcluirPreciso de guia de turismo e carro com motorista para tres dias na Toscana, com base em Florença. Somos um casal e filho de 10 anos. Queremos visitar Lucca, Pisa, San Miniato, Vinci, San Gimignano e Siena .Qual é o valor por dia/ tour?
ResponderExcluirPrezado José Luiz,
ResponderExcluirAconselho visitar o Chianti e a região de Montalcino e Pienza de carro. Existem ônibus, mas que não passam con horários regulares. É melhor alugar um carro.
Siena e San Gimignano vocês conseguem visitar com onibus partindo de Firenze. Atrás da estação de trem Santa Maria Novella, tem a rodoviária da onde partem os ônibus da SITA.
Pisa, Arezzo e Lucca é mais conveniente visitar com o trem.
Um abraço e bom passeio!
Prezado Leitor,
ResponderExcluirPara saber os valores de carro com motorista e serviços de guia de turismo por favor nos envie um e-mail contato@noticiasdabota.com
Um grande abraço!
Prezado Leitor,
ResponderExcluirEstou um pouco atrasada em responder os comentarios. Provavelmente vc ja viajou e não precisa mais das dicas. Se vc ainda não viajou me avisa que eu te passo as dicas. Um abraço