sábado, 23 de março de 2013

Dicas de passeios na Toscana

A Toscana é seguramente uma das regiões mais bonitas da Itália e o post de hoje será dedicado a um roteiro de uma semana pela Toscana, onde você poderá mergulhar na imensa riqueza que a Toscana pode oferecer aos seus visitantes. O roteiro abaixo é apenas uma sugestão dos locais mais famosos e que poderá ser modificado e melhorado com a participação de vocês que já descobriram as belezas da Toscana.

O automóvel com certeza é o melhor meio de transporte para se locomover no interior da Toscana, mas necessariamente não é o único. Caso você não queira se estressar com a direção, poderá alugar um carro com motorista que te seguirá durante todo o percurso (atenção: alugar um carro com motorista pode ser um pouco salgado!) ou você poderá utilizar em alguns trechos os meios de transportes públicos, como trem e ônibus. Eu, pessoalmente, aconselho o aluguel de um carro.

Itinerário de uma semana na Toscana: Dois dias em Florença 
Florença
A cidade de Florença possui infinitas opções de passeios pelo centro histórico. Entre os museus e os monumentos que você não poderá deixar de visitar em dois dias, citarei alguns que tenho certeza ficarão guardados na sua memória para sempre:

Galleria degli Uffizi;
Palazzo Vecchio;
Duomo (Catedral de Santa Maria del Fiore);
Batistério e o Campanário de Giotto;
Palazzo Pitti com os seus variados museus: Galleria Palatina, Museu de Arte Moderna, Galleria dei Costumi, Museo degli Argenti (prataria), Museu da Porcelana e Jardim de Boboli;
Piazza Santa Croce;
Basilica de San Lorenzo e as Capelas Mediceas;
Piaza Santa Maria Novella;
E o que realmente não pode faltar: Piazzale Michelangelo.

Caso você deseje a companhia de um guia de turismo oficial da cidade de Florença, poderás entrar em contato através do site: www.guiaflorenca.net .

Um dia entre Pisa e Lucca

Pisa
De Florença você poderá chegar a Pisa ou a Lucca normalmente com o utilizo de um carro ou diretamente com o uso do trem. Pisa e Lucca são duas cidades que não podem faltar num itinerário pela Toscana.

Pisa é muito conhecida pela famosa Piazza dei Miracoli que abriga a Torre Pendente, mas não deixe de apreciar também as ruas ao longo do Rio Arno e por isso ganharam o nome de Lungarni e os luxuosos palácios das grandes e nobres famílias pisanas, espalhados por toda a cidade.

Lucca
Lucca em vez, é famosa pelos seus muros, onde você não poderá deixar de fazer uma caminhada. Não deixar de visitar também a Piazza dell'Anfiteatro, o Duomo e a Igreja de San Frediano e San Michele in Foro.

Para visitar Pisa e Lucca, você poderá utilizar o trem como meio de transporte.

Um dia entre o Chianti e San Gimignano

San Gimignano
Parte do itinerário na Toscana deverá ser dedicado ao Chianti, zona de agradáveis paisagens. Não deixe de visitar as seguintes cidades: Greve, Castellina e Gaiole in Chianti. São cidades de produção do famoso vinho Chianti Classico, e por isso, parte do dia deverá ser dedicado a degustação do vinho Chianti e a visitas nas cantinas das diversas adegas que você encontrará pela estrada.

A zona do Chianti è riquissíma de Pieves (antigas igrejas de arquitetura românica construídas em época medieval) e Castelos. Prosseguindo em direção a Siena encontramos San Gimignano que seguramente merece uma visita.

Chianti

Já falamos de San Gimignano nesse post: Noticias da Bota: San Gimignano a cidade das Torres

Esse é um dia que aconselho o utilizo do carro. 

Entre Siena e Monteriggioni

Siena
Chegando a Siena, você poderá desfrutar de um dia de repouso, visitando a cidade e os seus monumentos, entre eles a Piazza del Campo, o Duomo, o Ospedale di Santa Maria della Scala, e próximo a Siena, o burgo de Monteriggioni fortificado e circundado de grandes muros medievais.

Monteriggioni

Já falamos sobre Monteriggioni neste post: Noticias da Bota: No coraçao de Chianti: Monteriggioni

Entre a Val D'Orcia e degustação de vinhos
Val D'Orcia
 Há poucos quilometros de Siena, encontraremos a Val D'Orcia, uma outra zona da Toscana conhecida pelas maravilhosas paisagens e pelo bom vinho. São muitas as cidades e os burgos que merecem uma visita: Montepulciano, Montalcino, Pienza, San Quirico d'Orcia, Buonconvento e Radicofani. Durante o itinerário é possível fazer degustação de vinhos, entre eles o Brunello di Montalcino e queijos, especialmente o pecorino de Pienza.

Entre Arezzo e Cortona

Cortona
 A última etapa do nosso itinerário è uma zona chamada Val di Chiana, onde encontraremos cidades como Cortona e Arezzo. Cortona è uma antiga cidade etrusca, com um belissimo centro medieval, rica de sitios de interesse arqueológico. Cortona também è famosa porque foi o cenário do famoso livro que mais tarde também virou filme: Sob o sol da Toscana. 

Arezzo
Arrezo é famosa por ter sido cenário do filme A Vida é Bela de Roberto Benigni. 

Não perca: a Basílica di San Francesco com belissimos afrescos de Piero della Francesca, a Igreja de San Domenico com o crucifixo de madeiro de Cimabue, as explêndidas logge  feitas pelo arquiteto Vasari na Piazza Grande e o Museu arqueológico.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.