sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Os Senhores de Florença: a Familia Medici

Por todos os lados por onde a gente caminha em Florença, encontramos um certo brasão de familia composto de algumas esferas vermelhas (a quantidade de esferas pode variar de acordo com a época) num fundo laranja. Trata-se do brasão da Familia Medici, os Senhores, não só de Florença, mas de toda a Toscana. Existem muitas versões para explicar as esferas do brasão da familia, as duas mais aceitas pelos históricos são que as esferas representam moedas - já que a familia era formada por banqueiros - ou provavelmente as esferas podem representar comprimidos, uma alusão ao nome "Medici", médicos em italianos. Não existem nenhuma prova histórica se algum antepassado da familia era realmente um médico.

A Familia Medici é originária do Mugello, um região belíssima que fica aproxidamente 40km distante de Florença. Não sabemos a data correta da chegada do primeiro Medici na cidade de Florença.

O primeiro Medici que foi importante para a história da familia se chamava Giovanni di Bicci (1360-1429) e foi ele quem fundou o primeiro Banco Medici, que mais tarde seria um dos Bancos mais importante de toda a Europa. O Banco Medici havia filiais em todas as grandes cidades européias. Giovanni di Bicci foi o patriarca que deu origem aos dois ramos da familia, através dos seus dois filhos: Cosimo Il Vecchio e Lorenzo.

Cosimo Il Vecchio (1389-1464) deu origem ao ramo principal da familia: seu filho, Piero il Gotoso, e os netos Lorenzo, conhecido como O Magnífico, Giuliano de' Medici, irmão de Lorenzo e morto violentamente dentro do Duomo de Florença durante a missa de Domingo de Pascoa. O ramo principal da familia elegeu dois Papas:Leone X e Clemente VII, além de uma rainha da França - Caterina de' Medici e o primeiro duque de Florença chamado Alessandro, il Moro.

Lorenzo, filho de Giovanni di Bicci, deu origem ao ramo segundário, chamado de "Cadetto" e que governou Florença quando os membros do ramo principal foram extintos.  Do ramo segundário, temos Giovanni delle Bande Nere, comandante do Exército do Papa e pai de Cosimo I, o primeiro Grão duque da Toscana - Foi Cosimo quem conquistou e unificou toda a Toscana. Deste ramo da Familia, temos mais uma rainha da França, Maria de'Medici e a famosa Maria Luisa de'Medici, ultimo descente da familia, que morreu sem deixar herdeiros. 

Foi Maria Luisa de'Medici quem fez o famoso Pacto de Familia, ou seja, um testamento deixando todos os bens, palácios, obras de artes, jóias - que hoje estão espalhados pelos museus - para a cidade de Florença. Com o pacto de familia, Maria Luisa ligou eternamente  a arte à cidade de Florença. Nada poderia ser transferido da capital da Toscana e é graças a Maria Luisa que hoje podemos chamar Florença de Cidade da Arte.

A Familia Medici esteve no poder nos anos de 1434 até 1737 - data da morte de Gian Gastone, último Grão Duque da familia Medici.

O governo dos Medicis começou meio que na surdina com Cosimo Il Vecchio. Cosimo Il Vecchio nunca teve um cargo político no governo da cidade, mas ele era o "Cara" e tudo isso com o consenso dos cidadões de Florença. Tanto è verdade que depois da sua morte, Cosimo Il Vecchio recebeu a honra de ser chamado por todos de Patria Paterns, ou seja, o Pai da Pátria. Por anos, os decendentes de Cosimo Il Vecchio controlaram a vida politíca da cidade sem jamais serem eleitos. No início, como eu já disse antes, com o consenso do povo, mas depois, nas gerações seguintes, com a utilização da força.

Eu gostaria de poder contar com mais detalhes a história da familia Medici pois è repleta de paixões, crimes, mistérios, poder e traição. Seria um bom enredo para a novela das oito. Alguns personagens da familia são apaixonantes e seria interessante compartilhar isso com vocês. Vamos ver se consigo!

Giovanni di Bicci de' Medici, apelidado de o Banqueiro, foi o fundador da poderosa família Médici, que viria a influenciar a política e diplomacia do Renascimento italiano.

 Cosimo de Médici, dito o Velho foi um banqueiro e político do século XV, fundador da dinastia política dos Médici, tendo sido governante de Florença de 1429 a 1464.

 O político e banqueiro italiano Lorenzo de Medici (1449-1492) foi um influente mecenas das humanidades durante o Renascimento.

 Cosimo I de' Medici, foi Duque de Florença e o primeiro Grão-Duque da Toscana

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.