terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Giotto e a Cappella degli Scrovegni

A Cappella degli Scrovegni, obra prima da pintura italiana e européia do século XIV é considerada o clico mais completo de afrescos realizado na fase madura do maestro toscano Giotto. A Cappella que foi dedicada a Santa Maria della Carità (Santa Maria da Caridade) foi encomendada pelo rico banqueiro Enrico degli Scrovegni constituí uma verdadeira obra prima da arte ocidental.

Os afrescos feito por Gioto entre os anos de 1303 e 1305 cobre totalmente  as paredes e representam a história da Virgem Maria e de Cristo, enquanto na parede central da contra fachada, Giotto afrescou um grandioso Juízo Final, fase que concluí a grande aventura da salvação humana.

No arco triunfal, próximo ao altar, podemos observar um anunciação:

De um lado o Arcanjo Gabriel
E do outro, a protagonista da capela: a Virgem Maria
Em origem, o edifício era ligado ao palácio Scrovegni, e existia um acesso por onde os membros da familia poderiam acessar diretamente a capela. O Palazzo Scrovegni foi construído depois de 1300 e segue uma planta elitíca, aproveitando a base de fundação de restos de uma arena romana. 

Planta da Capela
 Na planta acima, vemos dois retangulos. O retangulo maior era reservado para os fiéis e a entrada de acesso era aquela principal, na fachada da Capela. O retangulo menor, próximo ao altar, era reservado aos membros da família Scrovegni e o acesso era privado, feito diretamente através do Palácio residencial.

O motivo principal da construção da Capela foi o desejo de  Enrico Sgrovegni: resgatar a alma do seu pai  ( e a sua  também) dos pecados por ele cometido. Como eu já disse antes, a família Scrovegni era formada por banqueiros e naquela época, emprestar dinheiro a juros era considerado um pecado grave. E aí as familias banqueiras iam no Bispo e perguntavam como poderiam ser perdoadas, e é claro, financiando as obras da Igreja. Trata-se do mesmo blá blá blá que aconteceu em Florença com Cosimo Il Vecchio da familia Medici. Uma curiosidade: Adivinhem quem Dante colocou no inferno da sua Divina Comédia? O próprio! O pai de Enrico Scrovegni!

Enrico Scrovegni doa a capela a Santa Maria da Caridade
 Na parede central, onde encontramos o Juíz Final, temos uma cena (foto acima) onde Enrico Scrovegni doa a capela aos anjos. Tal doação representa que uma grande parte dos lucros recebidos com o pecado, foi devolvido em forma de caridade para a Igreja, e assim, todos estavam perdoados. 

No afresco do inferno na parede central, podemos encontrar outras cenas onde o pecado por uso do dinheiro é representado:

O enforcamento de Judas



Judas que recebe o saco de dinheiro por ter traído Jesus. Notem o "coisa ruim" atrás dele.
Desde do ano de 1880, a Capela passou a pertencer a cidade de Padova e desde então os afrescos sofreram diversos restauros de conservação.

Giotto termina os afrescos da Capela no início do ano de 1306 e nessa a capela apresenta uma arquitetura muito simples: uma sala retangular, uma elegante janela trifora gotica na fachada.

O ciclo do afresco representa três temas principais:

História dos pais de Maria: Sant'Anna e Joaquim (quadros 1-6);
Episódios da vida de Maria, protagonista absoluta da Cappella (quadros 7-13);
Episódios da vida e morte de Cristo.

Na parte inferior dos afrescos, podemos encontrar diversas alegorias que ilustram os sete Vícios e as sete Virtudes.

Giotto representou os afrescos de uma forma que requer um pouco de movimento, ou seja, para acompanhar a narração das histórias, devemos dar pelo três voltas na capela.

Observem como Giotto era genial:

Parede dos vicios que conduz ao inferno
Na parede onde ele afrescou os vicios, se seguimos um por um, o último è o desespero no levam até o inferno do Juízo Final. Vejam abaixo:

Da outra parte, segue a parede com as alegorias das virtudes. Seguindo as virtudes, a última é a Esperança que nos conduz a Salvação. Vejam abaixo:

Eu costuma definir a obra de Giotto com  poucas palavras, ou melhor com duas frases: Cor, luz e poesia. O homem, Deus e a natureza.  Enquanto eu descreveria a Cappella degli Scrovegni em uma única frase: A humanidade e a fé que se fundem para nos contar em forma de poesia visual as histórias de Maria e de Jesus.

A figura humana é o elemento principal na obra de Giotto. Os corpos e especialmente os rostos foram representados em grande quantidade e em todas as formas possíveis:

De perfil

De frente
de 3/4
Do alto
De baixo
A arte de Giotto, considerado o pai da pintura italiana, introduz uma novidade: é a primeira vez na história da arte que o rosto humano è representado de perfil. Na arte gótica, as figuras sempre foram representadas frontalmente. 

Giotto usa também a cor das roupas para evidenciar o carater dos seus personagens. Observem abaixo a foto do beijo de Judas. Judas é sempre representado com o manto amarelo, cor que representa a traição.
O beijo de Judas
 Para compor as histórias Giotto se inspirou principalmente no Evagelho Apócrifo e na Legenda Áurea de Jacopo da Varazze.

A arte e a força de Giotto foi reconhecida desde que o pintor ainda era vivo e serviu de fonte de inspiração para todos os outros pintores dos séculos sucessivos. Giotto deu humanidade aos seus personagens, foi o pirmeiro a usar  a perspectiva - não a perspectiva matemática usada 100 anos depois por Brunelleschi, mas sim a perspectiva intuitiva. 

Para finalizar, o inferno representado por Giotto na Cappella degli Scrovegni e o Juizo Final realizado séculos depois por Michelangelo na Cappella Sistina. Não preciso nem contar da onde veio a inspiração de Michelangelo, né?

Maria visita Santa Isabel

O nascimento de Cristo

O casamento de Maria e José

Adoração dos Magos

Detalhe do anjo da fuga do Egito

A fuga no Egito

O Massacre dos inocentes

A flagelação de Jesus

O nascimento de Maria

Jesus resuscitado

O batismo de Jesus

A última ceia







Informações Gerais:
Reserva obrigatória por telefone ou on line - clique AQUI
Endereço: Piazza Eremitani, 8  Padova
Telefone: 049 201 0020

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.