sábado, 1 de dezembro de 2012

Dante Alighieri no Duomo de Florença

O post de hoje é em homenagem ao nosso leitor José Canuto. Trata-se de uma obra de Domenico di Michelino que representa Dante Alighieri com a Divina Comédia. A obra está localizada na Catedral Santa Maria del Fiore, o Duomo de Florença e é datada no ano de 1465.

Uma pergunta que não quer calar: por que será que uma imagem de Dante Alighieri, o Pai da língua italiana, foi colocada dentro de uma catedral? Geralmente, dentro das igrejas encontramos imagens de Santos e anjos, não é? E para recordar, na Catedral de Florença, existem outras imagens de homens que não são santos: Giotto, Brunelleschi, Arnolfo di Cambio; Marcilio Ficino e o pior, dois afrescos de dois capitães de exércitos mercenários. 

A construção da  Catedral Santa Maria del Fiore foi financiada pelo Comune de Florença, ou seja, ela foi construída como "igreja estatal", com dinheiro publico e as obras que se encontram ao longo das duas naves laterais, fazem parte de um programa cívico em homenagem aos grandes Homens Ilustres da vida florentina. Entre os Vips de Florença, não poderia faltar Dante Alighieri. Na época do humanismo e do renascimento, as pessoas se reuniam na catedral exatamente para ler a Divina Comédia. Ah..agora vocês entederam também o motivo pelo qual a entrada na Catedral de Florença é gratuíta. Tudo explicado!

A Divina Comédia de Dante by Domenico di Michelino:

As luzes da Divina Comédia que iluminam a cidade de Florença
A obra foi feita no ano de 1465 e representa Dante que tem aberto nas mãos o livro da Divina Comédia.  Se olharmos atentamente o livro, perceberemos que dele emanam luzes e  que a sua direita (de quem olha a obra) podemos ver a cidade de Florença. Reconhecemos Florença  pela Cupula de Brunelleschi, pela torre do Palazzo Vecchio, pelo Campanário de Giotto. As luzes que emanam da Divina Comédia, iluminam a cidade de Florença. 
Monumentos de Florença: A Cupula, a fachada incompleta da Catedral, a torre do Palazzo vecchio, o Campanário de Giotto e os muros de Arnolfo.
Uma curiosidade: Dante nunca chegou a conhcer a Catedral de Florença, ele viu apenas o canteiro de obras. A primeira pedra da Catedral foi colocada no ano de 1296 e Dante foi exiliado de Florença nos primeiros anos de 1300. Dante nunca mais retornou a sua amada cidade - ele morreu no ano de 1321 na cidade de Ravenna. 

A Catedral de Florença demorou mais de 500 anos para  terminar de ser construída. Como podemos ver no quadro de Michelino, a fachada ainda está incompleta, aliás, a fachada só foi terminada no final dos anos de 1800, quando Florença foi a capital da Italia. Podemos perceber que a cidade de Florença é toda cercada de muros. Eram os muros que foram construídos por Arnolfo di Cambio nos anos de 1300. Arnolfo foi o grande arquiteto da Florença medieval. Ele foi responsável pela construção dos ultimos muros que foram destruidos no final de 1800, da Catedral, do Palazzo Vecchio, ecc.

O Purgatório Dantesco. Acima o Paraíso com Adão e Eva.
Ao centro do quadro, podemos ver uma montanha, que representa o purgatório. Na porta de entrada do purgatório, observamos um anjo, na verdade, trata-se do arcanjo Miguel que com a espada, representa a justiça divina. Foi o arcanjo. Todas as vezes que é necessário representar a justiça divina na história da arte, encontraremos o arcanjo Miguel. Na parte mais alta da montanha, encontramos o Paraíso, com Adão e Eva. 

E por último, com a mão direita, Dante nos mostra o inferno. Podemos admirar a grande porta medieval, as pessoas condenadas e claro, o grande anjo do mal com os seus seguidores.

O inferno Dantesco.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.