quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O crucifixo de Donatello

No post O Mistério dos crucifixos do Batistério de Florença,  falamos da exposição dos três crucifixos (Donatello, Brunelleschi e Michelangelo).  Nos anos de 1400-1500 a representação de Jesus Cristo morto na cruz era um verdadeiro banco de provas para os artistas, principalmente porque o desafio  tinha dois frontes: a representação verídica e a criatividade, a  imaginação do escultor. Jesus Cristo morto na cruz representava um dos temas mais complexos da fé cristã, pois em frente da obra de arte as pessoas se interrogavam sobre o tema da encarnação e ressureição de Jesus.

Este e nos próximos post iremos dedicar a cada um dos crucifixos.

O post de hoje será dedicado ao crucifixo de Donatello, exatamente porque ele foi o primeiro a ser esculpido.

O Crucifixo de Donatello (1406-1408)

Não existe nenhuma documentação que confirme a paternidade do crucifixo, mas desde de 1500 que as fontes falam com segurança que o crucifixo de madeira em tamanho natural da Basílica de Santa Croce em Florença foi esculpido por Donatello.

Em origem o crucifixo era localizado no "tramezzo", - uma espécie de muro que dividia a igreja em duas partes: aquela reservada ao clero e aquela reservada aos fiéis - que foi demolido na segunda metade do século XVI. Já nos anos de 1570 o crucifixo se encontrava na Capela onde até hoje ele permanece.

Donatello, talvez respeitando a filosofia franciscana - A Basílica de Santa Croce é a maior igreja franciscana da Italia - representou Cristo como um homem comum, como diz a tradição, Brunelleschi o chamou de Cristo Camponês.  Os cabelos curtos, nos dão a impressão que o rosto de Cristo é moderno, quase da nossa época. Na iconografia de Jesus Cristo, Ele sempre foi representado com os cabelos longos. A representação feita por Donatello, podemos dizer que corresponde as afirmações feitas no Novo Testamento, ou seja, que mesmo sendo Deus, Cristo quer assumir uma posição de servo, igual a qualquer homem comum.

Uma curiosidade do Cristo donatelliano: os braços são móveis! Em algumas ocasiões esse Cristo abaixava os braços, assumindo a forma do "Imago pietatis", ou talvez, o Cristo fosse deposto da cruz na sexta-feira Santa. Toda essa cena teatral era comum na comunidade franciscana e provavelmente isso explicaria a intenção de Donatello em representar Cristo como um homem que foi humilhado, obedecendo fielmente a vontade do Pai até a morte, e uma morte na cruz. O corpo sofredor  de Cristo é composto de um modelo enérgico e vibrante. Podemos sentir a agonia de Cristo através dos olhos e da boca semi aberta.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.