sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O Assédio de Florença por Giovanni Stradano

Hoje vamos falar de um afresco muito interessante que se encontra na sala de Clemente VII no Palazzo Vecchio em Florença. Atualmente a Sala de Clemente VII não é visitável, porque exatamente nessa sala, trabalha o Sindaco (prefeito) da cidade. Geralmente quando acontece a "Domenica del Fiorentino", o Palazzo Vecchio abre as portas dessa sala para as visitas públicas.

O afresco foi realizado por Giovanni Stradano sob o desenho de Giorgio Vasari entre os anos de 1556-1562 e representa Florença assediada pelos soldados de Carlos V da Espanha.

Clemente VII
 Sebastiano del Piombo 1531
Tudo começou em 1527, quando Carlos V para dar uma lição ao Papa Clemente VII, resolveu saquear Roma. Esse foi um dos episódios mais tristes da história de Roma. O Papa Clemente VII, era membro da família Medici, a qual governou Florença por mais de três séculos. Clemente VII, ou seja  Giulio de' Medici, era filho do famoso Giuliano de'Medici, irmão do famoso Lorenzo Il Magnifico e morto na Congiura dei Pazzi.

Dois anos após o saque de Roma, o Imperador Carlos V, fez as pazes com o Papa Clemente VII e para se redimir do ocorrido em Roma,  prometeu ao Papa que iria a ajudar a familia Medici retornar ao poder em Florença. Em troca, o Papa Clemente VII deveria coroá-lo como Imperador. No Palazzo Vecchio, podemos admirar uma escultura de Baccio Bandinelli que representa exatamente a cena da coroação de  Carlos V por Clemente VII.

Como prometido, Carlos V enviou o seu exército para Florença com a intenção de destruir o poder da república fiorentina e colocar, ou melhor, recolar a família Medici no controle da cidade. E é exatamente o assédios das tropas espanholas que Stradano representou no afresco do nosso post. O assédio de Florença durou quase um ano: de 14 de outubro de 1529 a 12 de agosto de 1530. A República Fiorentina foi expulsa e Florença foi entregue a Alessandro de' Medici, filho ilegítmo do Papa Clemente VII. Alessandro foi o primeiro duque de Florença e se casou com a filha do Imperador Carlos V. No final, ficou tudo em familia.

Durante o assédio de Florença, é importante lembrar que Michelangelo Buonarrotti, republicano de coração, foi um dos que mais trabalhou para proteger a cidade das tropas espanholas, recebendo o encargo de reforçar todas as fortificações de Florença.
Clemente VII Coroa Carlos V - Baccio Bandinelli - Palazzo Vecchio
O afresco feito por Stradano é tão rico de detalhes que podemos admirar Florença e todos os seus monumentos como eram em 1529-1530. Podemos ver a Ponte Vecchio sem o Corredor Vasariano. O corredor foi construído somente no ano de 1565. 

Palazzo Pitti e Ponte Vecchio
Podemos admirar a arquitetura original do Palazzo Pitti, que era muito menor do que vemos hoje. Para termos uma idéia, o Palazzo Pitti, antes de ser vendido para a família Medici, possuía apenas sete janelas. No afresco, podemos notar que não existe nem o Jardim de Boboli, a Fortezza da Basso.

Se olharmos detalhadamente o afresco, notamos que falta alguma coisa. Você conseguiu descobrir? Falta a Galleria degli Uffizi! Dá uma olhadinha na foto novamente: no lugar do Uffizi, encontraremos uma Igreja chamada San Pier Scheraggio que foi destruída na segunda metade de 1500 justamente para a construção da Galleria degli Uffizi.
San Miniato al Monte
 Podemos ver também o complexo da Igreja de San Miniato al Monte, e reparrem que o Piazzale Michelangelo não tem não! Ah... Claro, ele foi construído somente no final de 1800, quando Florença era a capital da Italia.


Os outros monumentos, que vemos ainda hoje na cidade de Florença, estão todos lá: O Duomo, o campanário de Giotto, o Batistério, a Igreja Orsanmichele, a Badia Fiorentina, o Bargello, o Palazzo Vecchio, a Basilica de Santa Croce,  Ponte Vecchio, Ponta Santa Trinità, Ponte alla Carraia... ops... Falta a  Ponte Amerigo Vespucci!

O mais curioso, que a gente só consegue ver, estudando o afresco minusiosamente, é uma certa figura que se encontra na parte direita,  (de quem olha pro afresco) bem embaixo, lá no cantinho! Acharam? Tem que olhar lá no site do Google Art, porque nas fotos desse post não da pra  ver!

Pra ver o afresco em alta resolução, aconselho a accesar o Google Art, clicando nesse AQUI! Só assim, você vai poder admirar essa obra prima de pintura e de história em todo o seu explendor!




Já que a Rosana já encontrou o nosso personagem, resolvi adicioná-lo no post

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.