sábado, 29 de setembro de 2012

Os Trulli de Alberobello

Esse ano fizemos uma pequena viagem a uma região da Itália que até agora era desconhecida para mim. Trata-se da Puglia, que fica localizada exatamente no "salto da  Bota".  A minha escolhar em conhecer a Puglia nasceu por causa da minha curiosidade de conhecer os famosos trulli de Alberobello.

Trulli? Do que você está falando? Poderia me perguntar um leitor... Trulli (plural), trullo é uma palavra de origem grega (tholos) que significa cúpula. Colocando os pingos nos is, trulli significa construções feitas em forma de cúpulas, cones e que são testemunhas de tempos antiguissímos, tão antigos como a Bíblia. A origem dos trulli è o médio e o extremo oriente, onde se conservam testemunhança dos povos primitivos, os chamados trogloditas. Apesar de terem sido encontrados diversas bases que comprovem que os trulli são construções de povos primitivos, não existem trulli antiguissímos, pois quando um trullo era danificado, por motivos ecônomicos, era mais barato desfazê-lo e construir um novo reutilizando o material do antigo trullo.

Os trulli eram na verdade, antigas residência de povos antigos e ainda hoje na região da Puglia, a tradição dos trulli ainda é muito viva, não somente na cidade de Alberobello, onde o governo restaurou diversos e que no fundo se tornou uma grande atração turistica, mas também no interior,  podemos observar diversos trulli no meio dos campos. Até mesmo nas constuções mais modernas podemos observar a inclusão da cúpula caracteristica dos trulli.

O trullo original é construído somente com a utilização de pedras, não são usados nenhum tipo de madeira ou alguma outra substância entre as pedras. Uma habitação pode ser unitária (somente um comodo) ou feito com diversos módulos, onde cada cúpola é um comodo diferente.

O trullo nasceu como uma habitação exclusivamente para os camponeses e era construído próximo ao campo de cultivo, onde o camponês tinha suas ferramentas de trabalho e um lugar para dormir próximo ao lugar de trabalho.

Podemos reconhecer a idade de um trullo através do arco da sua entrada. Se o arco é trilitico com arquitrave, podemos determinar que é um trullo antigo do que um trullo com a entrada feita com um arco semicircular.

No caso de Alberobello, por exemplo, os trulli nasceram exatamente como uma forma de burlar o pagamento de taxas e impostos. O Conte Guercio delle Puglie (1600-1665) autorizou a urbanização daquela área somente com construção feitas com pedras, pois quando os fiscais do Vice-Rei de Napoli chegavam, encontravam somente pedras, em lugar das casas. Tratam-se habitações que eram facilmente destruídas e reconstruídas num pequeno espaço de tempo. E depois o carioca é que é o malandro!

Desde de 1996, os trulli de Alberobello fazem parte do Patrimônio Mundial da Humanidade- Unesco. Vale à pena uma visita!
A Igreja feita de trulli

Uma selva de trulli

O trullo siamês 

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.