quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Conheça 04 cenáculos gratuitos em Florença

O cenáculo, ou seja, a representação da última ceia é uma tradição fiorentina. Lembrando que o mais famoso do mundo foi aquele feito por Leonardo da Vinci que se encontra na cidade de Milão. Se você não conseguiu ir até Milão, não fique triste não. A cidade de Florença é repleta de cenáculos: alguns são localizados dentro dos museus como o de San Marco ou o de Santa Croce e portanto você irá precisar comprar um bilhete para poder admirá-los e outros você poderá visitá-los gratuítamente.

Como eu disse antes, o cenáculo foi um tema importante na história da arte de Florença e geralmente era representanto no refeitório dos conventos e monastérios. Antes de 1400, a última ceia era representada como cena principal juntamente com outras cenas da vida de Cristo. No renascimento, a última ceia passou a ser o único tema  a ser representado nos refeitórios dos conventos. Dos tantos cenáculos existentes em Florença, escolhi um percurso no qual incluí 04 cenáculos que podem ser visitados gratuitamente.

Anotem as dicas!

Cenáculo de Fuligno - Pietro Perugino

Pietro Perugino, maestro de Raffaelo, afrescou entre os anos de 1480-1485 o refeitório das freiras franciscanas do Convento de Santo Onofrio em Florença.

A cena é calma e serena e ao fundo a gente observa grandes pilastros que nos conduzem a uma paesagem natural, típica da arte de Perugino onde podemos observar a representação de uma cena importante da paixão de Cristo: a oração no campo das oliveiras.

Na moldura do afresco, feita de falsa pedra, encontramos diversos medalhões com santos fraciscanos - ao centro vemos São Francisco.

Na cena principal ao centro, podemos observar Jesus e à sua esquerda, o apóstolo predileto São João. Isolado do outro lado da mesa, se encontra Judas, o qual podemos reconhecer através do saco de moedas, símbolo da sua traição.

Endereço: Via Faenza no. 42 - Florença
Horário: Terça-feira, quinta-feira e sábados das 09:00 ás 12:00 horas.

Cenáculo de Sant’Apollonia - Andrea del Castagno

 Em 1447, Andrea del Castagno afrescou juntamente com uma crucificação, uma deposição e uma ressureição a última ceia na parede de fundo do refeitório do convento de Sant'Apollonia. O cenáculo de Sant'Apollonia é de grande importância para a história da arte fiorentina, pois trata-se do primeiro cenáculo renascentista, onde podemos admirar a representação do espaço em perspectiva.

A figura de Judas è isolada e se encontra do outro lado da mesa, mas diferentemente da iconografia, ele se se encontra ao lado esquerdo de Jesus. 

Interessante como Andrea del Castagno desenhou o fundo da obra: quando a gente olha de pertinho, chegamos a duvidar se realmente é pintado ou se trata de mármore de verdade.

Uma curiosidade: esse cenáculo era totalmente desconhecido até o ano de 1808, justamente porque ele fazia parte de um convento de clausura, ninguém tinha acesso ao refeitório, somente os religiosos.
                                          
Endereço: Florença,Via XXVII Aprile
Horário: Segunda a Domingo das 8:15 ás 13:50 horas

Cenáculo de Ognissanti - Domenico Ghirlandaio

No ano de 1488, Domenico Ghirlandaio, primeiro maestro de Michelangelo, afrescou no refeitório do Convento de Ognissanti a última ceia.

Uma imponente mesa com aproximadamente 8 metros de cumprimento, ricamente decorada è a protagonista da cena. Observem as frutas sobre a mesa, as garrafas d'água pela metade, os copos, cada detalhe da toalha. É de admirar a representação de São Pedro que parece que está realmente cortando o pão.

Uma belissíma paesagem nos dá uma atmosfera pacata, aparece no fundo da cena, com diversas árvores de frutos e pássaros, inclusive podemos observar a figura de um pavão, símbolo da eternidade.

Endereço: Via Borgo Ognissanti 42, Florença
Horário: Segunda, terça e sábado das 09:00 ás 12:00 horas

Cenáculo de San Salvi -  Andrea del Sarto

 
Andrea del Sarto, conhecido na história da arte como o pintor sem erros, afrescou o refeitório da Igreja de San Michele e San Salvi aproximadamente no ano de 1527.

Trata-se de uma obra de grande impacto, realizada "alla maniera" elegante de um dos maiores maestros da pintura italiana de 1500.

Uma cena composta e ritmada, onde Judas não é mais isolado do outro lado da mesa, mas sim ao lado direito de Jesus, completamente integrado com os outros apóstolos. A cena foi representada no momento exato quando Jesus conta aos seus apóstolos que um deles o trairá e é próprio Judas que coloca as mãos no peito como a dizer: "Não serei eu!".

Uma curiosidade: na parte superior da obra, encontramos um casal que parece assistir a cena. Trata-se de algo particular, provavelmente é um autorretrato do autor e da sua esposa.

Endereço: Via di San Salvi 16, Florença
Horário:  Terça a domingo - das 08:15 ás 13:50 horas.


Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.