quinta-feira, 21 de junho de 2012

Cappella Brancacci: A cura do aleijado e a Ressurreição de Tabitha

A cura do aleijado e Ressurreição de Tabitha é um afresco de Masolino e faz parte da decoração da Capela Brancacci, na igreja de Santa Maria del Carmine, em Florença. A obra, datada de 1424-1425, representa os milagres de São Pedro que aconteceu em  tempos e lugares diferentes,  (Atos dos Apóstolos, III e IX, 1-10, 36-41) e está localizado no meio do registo parede da direita.

No afresco, no entanto, as duas cenas são unificados em um mesmo espaço na esquerda de quem olha o afresco, vemos a cura do paralítico e a direita, São Pedro ressuscita Tabitha.

A cura do paralítico:

 A esquerda vemos São Pedro e São João Evangelista que milagrosamente cura um aleijado em frente a uma "loggia" em perspectiva. O Evangelho nos conta que Pedro e João estavam a caminho do templo quando encontraram um paralítico de nascença que pedia esmolas todos os dias. Quando o paralítico viu os dois santos, pediu uma oferta e São Pedro intimando-lhe disse: - Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levante-se e caminhe! Curando assim a sua doença.

A Ressureição de Tabitha

 A direita, em vez, encontramos a representação de um outro milagre de São Pedro: a ressureição de Tabitha. Dentro de uma casa vemos uma mulher chamada Tabitha que próprio naqueles dias, adoeceu e morreu. Pedro que passava naquela cidade foi avisado e foi até a casa para encontrá-la.  Entrando no quarto onde estava Tabitha, rezando pediu que a mulher se levantasse e abrisse os olhos. Masolino fez uma seleção do conto bíblico, representando a chegada de Pedro que com somente um gesto, ressuscita Tabitha para a surpresa das pessoas que assistiam a cena.


 O centro do afresco è ocupado por uma visão de Florença da época representada em uma praça em perspectiva, que eu imagino ser a  Piazza della Signoria, cercata com casas "merlate", com traves de lmadeira os quais eles penduravam gaiolas com animais que naquela época eram considerados exóticos. Podemos ver claramente, pequenos macaquinhos acorrentados que brincam nas janelas. Expor esse tipo de animais era uma forma de fazer ver que a familia possuia muito dinheiro, a ponto de poder ter o luxo de possuir animais exóticos em casa.  Entre as duas cenas, podemos ver dois nobres fiorentinos vestidos ricamente com a moda da época.

Masolino não é dramático como Masaccio, mas podemos afirmar com certeza absoluta que ele foi muito bravo em representar os detalhes. A representação do vestido do homem de verde, è algo espetacular, rico em detalhes. Mais uma vez, vemos a representação do mazzochio, o famoso chapéu usado no renascimento que parece mais uma espécie de turbante.

Para saber mais da Cappella Brancacci:

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.