sábado, 19 de maio de 2012

Os afrescos da Cappella Brancacci - Parte I

No post anterior Cappella Brancacci: histórias e curiosidades, falamos sobre a história da capela e já sabemos que o ciclo dos afrescos representam cenas da vida de São Pedro que era o santo protetor da familia Brancacci e que  foram feitos por Masolino e Masaccio e mais tarde, mais precisamente 50 anos depois, foram completados por Filippino Lippi. 

Além das histórias de São Pedro, temos duas cenas do Velho Testamento: O pecado original e a expulsão de Adão e Eva do paraíso. Em um primeiro momento, parece um pouco estranho a inclusão de duas cenas do Velho Testamento numa Cappella dedicada a São Pedro, mas na arte, temos que levar em conta que nada é por acaso, tudo tem uma explicação, mesmo que a gente não consiga entender. A presença das cenas do Livro da Geneses é ligada ao tema da salvação da humanidade, operada por Cristo através de São Pedro. Explicando melhor: Deus criou o mundo e o homem, ou seja Adão e Eva, o primeiro homem e a primeira mulher e São Pedro, o primeiro Papa da história, edificou a Igreja Católica. E podemos ainda ter  uma segunda leitura: as cenas da tentação e da expulsão de Adão e Eva do Paraiso é um momento em qual o homem rompe sua amizade com Deus quando cometendo o pecado original, amizade essa que será reconciliada mais tarde através da mediação de São Pedro, ou seja da Igreja Católica.

Abaixo, uma pequena visão dos afrescos da Capela. O post de hoje, será dedicado as duas cenas do Antigo Testamento.

Esquema dos afrescos na Cappella Brancacci: 


Em vermelho, as cenas pintadas por Masaccio
Em verde as cenas pintadas por Masolino
Em amarelo cenas pintadas por Filippino Lippi
Em amarelo com riscos vermelhos, cenas pintadas por Masaccio e completadas por Filippino Lippi 

Parede direita

Parede esquerda
 06) A tentação de Adão e Eva: o pecado original - Masolino 

A leitura dos afrescos começa a partir do número seis, que se encontra no alto á direita: O pecado original feito por Masolino. A obra é datada de 1425 e representa uma famosa cena do Antigo Testamento onde Adão e Eva são tentados pela serpente. Esta cena é simétrica a cena da Expulsão do Paraiso feita por Masaccio na parede oposta. O estilo de Masolino podemos classificar como gótico internacional, ou seja, explicando de uma forma simples, é um estilo que não retrata os fenômenos sociais e históricos, não retrata a realidade. Na maioria das vezes retrata um mundo fantástico, fantasiado, como se fosse uma fábula, através de um mundo perfeito e aristocrático. Vejam por exemplo a representação da serpente de Masolino. A Serpente possui uma cabeça humana, toda penteadinha, parece que acabou de sair do cabelereiro. A aristocracia e a perfeição a gente encontra na representação de Adão e Eva que parece uma verdadeira Nossa Senhora, elegante, delicada. O afresco mostra Adão ao lado de Eva, que está para comer o fruto proíbido que tem um uma das mãos. A serpente è bem próxima para certificar que realmente Eva irá comer o fruto. Os rostos dos personagens não exprimem nenhum tipo de sentimento e os corpos parecem suspenso no ar, como num mundo fantástico. O Jardim do Eden representado por Masolino è idilíco.

1) Expulsão de Adão e Eva do paraíso - Masaccio

A leitura dos afrescos continua na parede oposta, a esquerda, em alto.  A cena representa a expulsão de Adão e Eva do paraíso e foi feita por Masaccio. Adão e Eva são representados nus, com um extraordinário realismo. Os dois protagonistas são representados num momento tocante de dor, sem que um acuse o outro. Desaparece a compostura de Masolino dando lugar a personagens desesperados, onde o arcanjo Miguel com uma espada acompanha Adão e Eva até a porta de saída do paraíso, indicando sem pena, a "porta da rua". Os gestos são eloquentes, enquanto da porta do paraíso saem diversos raios de luz divina, Adão cobre o rosto com as mãos, num gesto de vergonha e senso de culpa. Eva em vez, cobre com vergonha o corpo, chorando e se ficarmos em silêncio poderemos escutar o seu pranto e o grito desesperado de dor. A Bíblia cita que na Terra, Adão e Eva encontrarão cansaço e sujeira e podemos perceber essa citação na representação dos cabelos dos personagens que parecem grudados na cabeça como se tivessem sujos e suados. É a primeira vez na pintura que vemos tanto drama e desespero. Eu confesso que a primeira vez que vi esse afresco, senti um grande nó no peito, eu absorvi toda a sensação de dor e desespero que o autor quis passar a nós, expectadores. Diferentemente de Masolino, Masaccio representa uma cena real, onde os personagens não estão suspensos no ar, podemos ver suas sombras refletidas no chão. Mesmo com todo o sofrimento, mesmo sendo pecador, o homem representado por Masaccio não perde a sua dignidade. Na cena feita por Masaccio podemos perceber o grande estudo e preocupação com os detalhes e com a anatomia do corpo. Veja o detalhe do ventre contraído de Adão. Como já falamos no post anterior, Michelangelo estudou esse afresco quando compôs a mesma cena para a capela Sistina. Os desenho se encontram no Louvre em Paris.


Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.