terça-feira, 22 de maio de 2012

Cappella Brancacci: o pagamento do tributo

Finalmente o terceiro post sobre a Cappella Brancacci. Nos dois primeiros post Cappella Brancacci: história e curiosidades e Os afrescos da Cappella Brancacci - Parte I  falamos sobre a história e de uma parte dos afrescos. Hoje vamos iniciar com os afrescos que representam a história de São Pedro. O primeiro afresco è exatemente O pagamento do tributo.

Logo após o afresco da Expulsão de Adão e Eva do paraíso, (em alto na parede esquerda de quem olha a capela) encontramos o assim chamado "O pagamento do tributo", obra de Masaccio.

Trata-se de uma das cenas reconhecida universalmente como uma das mais belas realizada por Masaccio, o pai da pintura renascentista. A cena retrata um evento da história de São Pedro, quando Jesus o convida a pagar o tributo cobrado para entrar na cidade de Carfanao. O episódio foi retirado do Evagelho de S. Matheus (17:24–27). 

No afresco acima, podemos ver 03 momentos:


01) Ao centro, em primeiro plano, Jesus com os  apóstolos e de costa para o expectador um homem vestido de vermelho "alla romana" - trata-se do cobrador de impostos. Podemos observar que o cobrador está com o braço esquerdo esticado e a mão aberta, solicitando o pagamento do tributo para poder entrar em Carfanao, enquanto com a mão direita indica a entrada da cidade. Jesus impertubável ("dai a Cesar o que è de Cesar")  faz um sinal a São Pedro (vestido de azul com um manto amarelo), indicando o lago. Jesus pede a Pedro para ir até a beira do lago pois encontrará um peixe o qual contém uma moeda dentro da boca.
Interessante a feição do rosto de Pedro, principalmente da sombracelha: Pedro, surpreso, parece não acreditar que encontrará a moeda.

02) A pesca de São Pedro

 Ao fundo, na parte esquerda, podemos ver claramente o segundo momento: a pesca de São Pedro.  Pedro vai a beira do lago, tira o manto para não molhá-lo, o qual podemos vê-lo no chão e encontra o peixe que milagrosamente possui uma moeda dentro da boca. A  figura de Pedro é altamente expressiva, com uma representação muito real da posição das pernas do apóstolo, comprovando um estudo minuoso da postura humana. Contrariamente a iconografia da época, Masaccio deixou a cena do milagre em segunda posição.



03) O pagamento do Imposto

Finalmente no fundo, a direita, podemos ver solenemente São Pedro pagando o tributo para poder entrar na cidade. O cobrador parece ignorar o milagre que acabou de acontecer.

Importante observar o ambiente onde acontece o episódio. Tudo è regulado com a prospectiva e com uma observação muito natural que cria um ambiente, uma paesagem viva e natural, que ainda ninguém havia representado na arte italiana. A direita, podemos admirar a arquitetura da cidade e ao fundo, a representação muito real das montanhas e das nuvens no céu. Se compararmos as montanhas feitas por Giotto e as montanhas de Masaccio, poderemos entender a grande inovação da arte de Masaccio. 

No fundo: as montanhas de Masaccio

Montanhas feitas por Giotto
Curiosidade:

A cena do pagamento do tributo não foi escolhida por acaso. Podemos ligá-la provavelmente com a instituição do Catasto em Florença, que aconteceria pouco tempo depois da execução da obra, mas que já estava nos ares da cidade. O catasto, em português cadastro, seria o registro de mapas e outros documentos de todas as casas na cidade, o qual seria calculado uma taxa, tipo o nosso IPTU. 

Moral da história: Assim como Cristo, aceitou em pagar as taxas terrenas, nós, pobres mortais, devemos nos conformar e pagar as taxas instituítas pela cidade. Felice Brancacci, o proprietário da capela, possuia um papel muito importante na administração financeira da cidade, ele seria o que podemos intitular hoje, uma espécie de ministro da economia.

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.