quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cappella Brancacci: história e curiosidades


A Cappella Brancacci é situada da igreja Santa Maria del Carmine em Florença e no seu interior encontramos uma das maiores representações da pintura renacentista. Os diversos afrescos da Capela Brancacci são frutos da colaboração entre os pintores Masolino da Panicale e Masaccio, um dos padres do Renascimento Florentino, e mais tarde encontraremos também Filippino Lippi, que completou os afrescos cinquenta anos depois. A Igreja Santa Maria del Carmine foi fundada pelos carmelitanos no ano de 1268. 

Desde de 1367 a familia Brancacci possuia um capela na igreja, fundada por Pietro Brancacci, mas foi somente no ano de 1423 que Felice Brancacci, um rico comerciante de seda e homem político da cidade de Florença, encomendou a decoração da capela a Masolino e a Masaccio. Certamente Felice Brancacci, em homenagem a Pietro Brancacci, escolheu como tema decorativo as histórias de São Pedro, santo protetor da sua familia. Os trabalhos começaram em 1424 e em 1425 Masolino partiu para a Hungria, deixando para Massacio a finalização dos afrescos que foi finalizado (?) no ano de 1427, ano que Masaccio partiu para a Roma e ali morreu. Eu coloquei o ponto de interrogação porque não sabemos se Masaccio terminou os afrescos antes de partir para a Roma ou se os deixou incompletos. O fato è que em 1436 Felice Brancacci caiu em decadência politíca e foi exiliado pela familia Medici. Provavelmente, todos os detalhes dos afrescos que se referiam a familia Brancacci foram cancelados, como brasões e retratos de membros da familia. E assim, não sabemos com certeza se alguns afrescos foram deixados incompletos por Masaccio ou se foram destruídos após o exílio de Felice Brancacci. Provavelmente, aconteceu as duas coisas: por motivos financeiros do patrocinador, Masaccio deixou a capela incompleta e algumas partes dos afrescos foram mutilados após o exílio da familia Brancacci.

Somente 50 anos depois, que a familia Brancacci pode retornar a Florença é que a decoração da capela foi terminada pelo pintor Filippino Lippi, quando Masaccio já era morto. Não sabemos a causa da morte de Masaccio, ele morreu jovem, com apenas 27 anos. Alguns historiadores dizem que ele morreu por causa de um dente, outros que ele foi envenenado pelas tintas. A sua morte é um verdadeiro mistério.

Os afrescos da Cappella Brancacci: Masolino, Masaccio e Filippino Lippi
A escolha de Filippino para concluir os afrescos da capela não foi por a caso. Filippino è filho do pintor e ex frade carmelitano Filippo Lippi que conheceu Masaccio e suas obras. Quando Masaccio afrescava a capela, Filippo Lippi era um dos frades do convento carmelitano, localizado nas proximidades da igreja e Filippino cresceu alí, vendo os afrescos de Masaccio. Um dia eu conto a história de Filippo Lippi, que era frade, depois não era mais, teve filhos. É uma história muito curiosa e interessante.

Hoje os afrescos de Masolino são em minoria mas antigamente, no teto da capela existiam outros afrescos de Masolino que infelizmente foram perdidos durante a construção da pequena cupola.

Curioso é que a Cappella Brancacci escapou duas vezes de ser destruída. A primeira vez, foi em meados de 1690. A familia Feroni, uma das mais ricas de Florença, fez a sua fortuna vendendo 35.000 escravos africanos a Colombia, procurava uma capela para a familia. E eles queriam exatamente a capela Brancacci e a intenção era redecorar a capela com a moda da época, ou seja, em estilo barroco. Os frades já tinham autorizado, pois queriam de qualquer maneira, a familia Feroni na sua igreja, mas a granduquesa Vittoria della Rovere, esposa do Grão-duque Ferdinando II, apoiada dos artistas e da academia de desenho de Florença, proibiu a destruição dos afrescos de Masaccio. Mesmo não entendendo nada de arte, Vittoria della Rovere, sabia que os grandes artistas de todos os tempos, Leonardo, Michelangelo, Rafael, estiveram naquela capela e estudaram aquelas pinturas. E assim, a capela foi salva.

 Acima:
Esquerda: Desenho de Michelangelo nos estudos feitos na Cappella Brancacci para a Capela Sistina - Os desenhos se encontram em Paris, no Louvre.
Direita: Expulsão de Adão e Eva - Masaccio - Cappella Brancacci

Mas não para por ai: a capela Brancacci foi ameaçada novamente de ser destruída. No ano de 1771 houve um grande incêndio na Igreja del Carmine e mais uma vez a nossa capela foi salva das chamas.

A minha intenção era fazer somente um post da capela, mas ele já está enorme e eu sei que dá uma preguiça sem fim de ler, vou deixar a descrição dos afrescos para um próximo post. Fique com a gente!

Informações gerais:

Endereço: Piazza del Carmine, 14 - Florença
Horário: das 10 ás 17 horas
Terça-Feira: Fechado
Domingos e festas religiosas: aberto das 13 as 17 horas

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.