O Palazzo Bartolini Salimbeni é localizado na Piazza Santa Trínita na cidade de Florença. Trata-se de uma obra prima da arquitetura fiorentina feita pelo arquiteto Agnolo Baccio entre os anos de 1520 e 1523. O nome do palácio foi dado de acordo com o sobrenome do proprietário do imóvel: Giovanni Bartolini Salimbeni.
Como eu disse antes, trata-se de uma obra prima da arquitetura fiorentina, mas naquela época, o palácio não agradou ao gosto da moda fiorentina, simplesmente porque Baccio incluiu alguns elementos arquitetônicos de citação clássica, ou seja romana, (janelas com frontões curvos e triangulares) e elementos típicos do renascimento fiorentino como a panca di via e o "cornicione". A Panca di via è uma espécie de banco feito de pedra que contorna todo o palácio e o cornicione é a terminação final da parte superior, ou seja, um telhadinho que protege exatamente a panca di viao ou seja a cornija. Em resposta as diversas críticas, o arquiteto escreveu a seguinte frase em latim na faixa em cima da porta: Capere
promptius quam imitari, ou seja, é mais fácil criticar do que imitar.
 |
As janelas com frontões curvos e triangulares |
|
|
 |
Detalhe: Panca di via |
O palacio foi muito importante para o desenvolvimento da arquitetura residencial fiorentina, pois foi o primeiro a ser construído "alla romana" e marcando de forma fundamental a passagem da arte do renascimento aquela do maneirismo. Hoje, se vocês observarem os diversos edifícios construídos em Florença, irá encontrar muitas janelas com os frontões curvos e triangulares.
Se vocês observarem o Palacio que está ao lado chamado Palacio Buondelmonti, que foi construído mais ou menos no mesmo período (1517-1525), irão perceber a diferença na arquitetura da época, ou seja, aquela que os fiorentinos eram acostumados. Vejam abaixo:
 |
Palazzo Buondelmonti - Piazza Santa Trinita |
Voltando ao Palazzo Salimbeni, se vocês observarem bem exatamente na cruz no interior das janelas, tem uma frase que diz "Per non dormire" (Para não dormir"). Essa frase foi colocada na fachada do Palazzo para recordar um episódio que aconteceu a um antepassado da familia Bartolini que era grandes mercantes de seda. Naquela época, Firenze não produzia a seda e toda a produção vinha da China. Era prevista a chegada de uma grande carga de seda, e os Bartolini, desejando adquirir toda a carga teve uma grande e não muito honrosa idéia: Na véspera da chegada da carga, a familia Bartolini convidou todos os outros mercantes da cidade para um jantar no seu palácio. Durante o jantar, eles colocaram no vinho que seria servido aos convidados, ópio, drogando assim seus concorrentes. Quando a grande carga chegou, no outro dia pela manhã, o único comerciante que se apresentou para comprar a seda, foi justamente o Sr. Bartolini, porque todos os outros dormiam, drogados pelo ópio na noite anterior. E se vocês prestarem atenção, na fachada vocês encontrarão desenhos de sementes de papoulas. Mas eu não vou contar não, vou deixar vocês procurarem!
 |
Per non dormire |
Cris, acho que o contraste dos dois Palacios dao um toque todo especial ao lugar !! Nao conhecia toda esta historia, obrigada!!
ResponderExcluir"...E se vocês prestarem atenção, na fachada vocês encontrarão desenhos de sementes de papoulas. Mas eu não vou contar não, vou deixar vocês procurarem!".....to esperando..rsrsr
ResponderExcluirRo, todos esses palacios de Firenze contam uma historia em particular. Um dia vou conseguir escrever sobre todos eles!
ResponderExcluirSe vc reparar bem na arquitetura dos edificios atuais em Firenze, ira encontrar diversos com as janelas iguais a esse. Depois, virou moda!
Ainda nao encontrou as sementes? Repare bem na fachada principal do Palacio que vc encontrara!
Beijos