terça-feira, 6 de março de 2012

O Palazzo Bartolini Salimbeni


O Palazzo Bartolini Salimbeni é localizado na Piazza Santa Trínita na cidade de Florença. Trata-se de uma obra prima da arquitetura fiorentina feita pelo arquiteto Agnolo Baccio entre os anos de 1520 e 1523. O nome do palácio foi dado de acordo com o sobrenome do proprietário do imóvel: Giovanni Bartolini Salimbeni.

Como eu disse antes, trata-se de uma obra prima da arquitetura fiorentina, mas naquela época, o palácio não agradou ao gosto da moda fiorentina, simplesmente porque Baccio incluiu alguns elementos arquitetônicos de citação clássica, ou seja romana, (janelas com frontões curvos e triangulares) e elementos típicos do renascimento fiorentino como a panca di via e o "cornicione". A Panca di via è uma espécie de banco feito de pedra que contorna todo o palácio e o cornicione é a terminação final da parte superior, ou seja, um telhadinho que protege exatamente a panca di viao ou seja a cornija. Em resposta as diversas críticas, o arquiteto escreveu a seguinte frase em latim na faixa em cima da porta: Capere promptius quam imitari, ou seja, é mais fácil criticar do que imitar.

As janelas com frontões curvos e triangulares

Detalhe: Panca di via
O palacio foi muito importante para o desenvolvimento da arquitetura residencial fiorentina, pois foi o primeiro a ser construído "alla romana" e marcando de forma fundamental a passagem da arte do renascimento aquela do maneirismo. Hoje, se vocês observarem os diversos edifícios construídos em Florença, irá encontrar muitas janelas com os frontões curvos e triangulares.

Se vocês observarem o Palacio que está ao lado chamado Palacio Buondelmonti, que foi construído mais ou menos no mesmo período (1517-1525), irão perceber a diferença na arquitetura da época, ou seja, aquela que os fiorentinos eram acostumados. Vejam abaixo:

Palazzo Buondelmonti - Piazza Santa Trinita
Voltando ao Palazzo Salimbeni, se vocês observarem bem exatamente na cruz no interior das janelas, tem uma frase que diz "Per non dormire" (Para não dormir"). Essa frase foi colocada na fachada do Palazzo para recordar um episódio que aconteceu a um antepassado da familia Bartolini que era grandes mercantes de seda. Naquela época, Firenze não produzia a seda e toda a produção vinha da China. Era prevista a chegada de uma grande carga de seda, e os Bartolini, desejando adquirir toda a carga teve uma grande e não muito honrosa idéia: Na véspera da chegada da carga, a familia Bartolini convidou todos os outros mercantes da cidade para um jantar no seu palácio. Durante o jantar, eles colocaram no vinho que seria servido aos convidados, ópio, drogando assim seus concorrentes. Quando a grande carga chegou, no outro dia pela manhã, o único comerciante que se apresentou para comprar a seda, foi justamente o Sr. Bartolini, porque todos os outros dormiam, drogados pelo ópio na noite anterior. E se vocês prestarem atenção, na fachada vocês encontrarão desenhos de sementes de papoulas. Mas eu não vou contar não, vou deixar vocês procurarem!

Per non dormire




Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.