sábado, 17 de março de 2012

Em busca da Batalha de Anghiari: primeiros resultados

Florença está fervilhando com as notícias publicadas essa semana sobre a primeira fase das pesquisas em buscas do famoso afresco que Leonardo da Vinci teria feito no inicio de 1500 em uma das paredes do Salone de' Cinquecento no Palazzo Vecchio de Florença. Trata-se da representação da Batalha de Anghiari. Para relembrar, já falamos sobre isso em dois post: As Batalhas de Leonardo da Vinci e Michelangelo no Palazzo Vecchio em Florença e A procura da Batalha de Anghiari de Leonardo da Vinci.

Afinal, qual foi o resultado da primeira fase da pesquisa? Encontraram alguma coisa?  

A primeira fase das pesquisas terminaram e agora eles nos revelaram detalhes do que realmente foi descoberto. Os dados que confirmam  a localização da Batalha de Anghiari foram obtidos atravé de uma sonda endoscópica inserida através de aberturas já existentes na pintura de Vasari. A sonda, equipada com uma câmera,  permitiu que a equipe de pesquisadores liderados por Maurizio Seracini observassem o que estava por trás da pintura, permetindo ainda a coleta de amostras de material que serão submetidos a uma análise mais aprofundada.

Os estudos foram promovidos pela National Geographic Society, pelo Center of Interdisciplinary Science for Art, Architecture and Archaeology (CISA3) da University of California, San Diego's (UCSD),  juntamente com o Comune da cidade de Florença. As pesquisas que foram conduzidas no Salone dei Ciquecento no Palazzo Vecchio foram completatas em colaboração com a Soprintendenza del Polo Museale Fiorentino e l'Opificio delle Pietre Dure di Firenze.

Graças à tecnologia fornecida pela Olympus  e Wolff, os pesquisadores foram capazes de ver por trás do afresco de Vasari e colher amostras para análise. A informação obtida após a análise química, embora não seja uma análise conclusiva, sugerem a possibilidade de que a pintura de Leonardo da Vinci, realmente ainda exista por atrás do afresco de Vasari.


Segundo Maurizio Seracini, o chefe das pesquisa, os dados são animadores e que as novas descobertas evidência que as pesquisas estão na direção correta.

Os dados coletados por Seracini e pela sua equipe podem ser divididos em quatro tipos:

1) Uma amostra contendo material de cor preta foi analisada por SEM-EDX (microscópio eletrônico de varredura com raios-X de dispersão de energia espectroscopia), que identifica os elementos químicos na amostra. O material encontrado atrás da parede de Vasari mostra uma composição química semelhante à do pigmento negro encontrado no quado da Monalisa e de São João Batista duas obras feitas por Leonardo e que hojse se encontra em Paris no Museu do Louvre.

2) Foram encontrados ainda alguns fragmentos de material vermelho que quimicamente è o mesmo que foi utilizado no quadro Adoração dos Reis Magos, que hoje se encontra em restauro no Opificio delle Pietre Dure em Firenze e que retornará em breve a Galleria degli Ufizzi. As análises realizadas sobre estas amostras parecem identificá-los como material orgânico, associado com laca vermelha. É muito improvável que este tipo de material possa estar presente normalmente em uma parede.

3) A evidência visual obtida com a sonda
endoscópica de alta definição indica que o material de cor bege visível na parede pode ser aplicada apenas com um pincel.

4) A equipa de investigação confirmou a presença de uma cavidade, inicialmente identificada por exames de radar realizadas no salone, entre a parede de tijolos em que Vasari pintou seu afresco e a parede atrás dele. As descobertas sugerem que Vasari pode ter preferido preservar a obra-prima de Leonardo e construiu um muro na frente. Este tipo de cavidade não está presente em qualquer outro lugar do Salone.

 Eu não me lembro se já comentei aqui que diversos estudiosos da área não são de acordo com a continuação da pesquisa, porque existe uma grande possibilidade do afresco feito por Vasari ser destruído, o que seria também uma grande perda. E por isso na justiça italiana está correndo um processo para que os estudos sejam bloqueados. Por isso não sabemos, se realmente a equipe do Professor Seracini  irá em frente. O prefeito de Florença Matteo Renzi está se empenhando o máximo para que as buscas continuem e nos próximos dias ele irá a Roma para ver o que possa ser feito para conseguir autorização de continuar com as buscas.

Claro que se encontra esse afresco perdido de Leonardo, será de grande valor cultural, histórico e financeiro para a cidade de Florença. Imagina quanta gente de todo mundo virá a Florença para ver de perto essa obra?

Mas e se não for encontrado nada e na pior das hipóteses, danificar o afresco de Vasari? Vamos esperar e torcer para que tudo dê certo. Assim que tivermos algumas novidades eu volto a compartilhar com vocês. 

Para finalizar, confesso que toda essa busca, todo esse mistério entorno ao afresco perdido de Leonardo é digno de um livro ou de um filme de Dam Brown.
 Fotos: National Geographic
 

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Capo Vaticano Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fiesole Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giacomo Leoparti Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Grutas de Frasassi Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Le Marche Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Loreto Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Recanati Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos Spello TAX FREE Teatro Romano Todi Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Tropea Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.