segunda-feira, 26 de março de 2012

As Capelas Mediceas de Florença


Hoje vamos começar a desvendar as famosas Capelas Mediceas, que em sua origem fazia parte do complexo da Basílica de São Lorenzo, ou seja o acesso à Capela Medici era feito através da Basílica. Em 1913, devido ao grande número de visitas, foi construída uma entrada independente, e é claro, com o pagamento de bilhete diverso, já que a Basílica é propriedade da Igreja e a Capela, um museu estatal.

A primeira coisa que devemos saber é que entraremos em um memorial destinada a hospedar os restos mortais da família que reinou em Florença por mais de três séculos.

As Capelas Mediceas são constituídas da Capela dos Príncipes, a Sacristia Nova e a Cripta.

A Capela dos Príncipes, segundo alguns historiadores foi idealizada pelo Granduque Cosimo I, mas com certeza as obras só começaram com Ferdinando I, filho de Cosimo I, entre os anos de 1605 e 1640 e o arquiteto responsável foi Matteo Nigetti que se inspirou no progeto realizado por Giovanni de'Medici, filho ilegitimo di Cosimo I.

Cripta Medicea
 A visita se inicia entrando na espaçosa cripta que foi construída em 1508 de acordo com o projeto do arquiteto Buontalenti. É nessa grande cripta que se encontra os restos mortais de muitos membros da família Medici e da família Lorena, que com a extinção da família Medici, foram os sucessores ao trono da Toscana.
Cappella dei Principi
Através de uma escada a direita, se acessa a famosa Cappella dei Principe que é um ambiente grande, ricamente decorado pelo Opificio delle Pietra dure e que hospeda os monumentos daqueles que foram os Príncipes de Florença, ou seja, os "Granduchi di Toscana".

A Sacristia Nova, assim chamada para diferenciá-la da Sacristia Vecchia (Velha) feita pelo arquiteto Brunelleschi ( o mesmo que contruíu a famosa cupola da catedral de Florença), foi desenhada e projetada por Michelangelo Buonarrotti. Foi o Cardinal Giulio de'Medici (futuro Papa Clemente VII) e o seu primo Papa Leão X (Giovanni de'Medici, filho de Lorenzo O Magnífico), quem ordenou a construção da Sacristia Nuova a Michelangelo, que ali trabalhou por 14 anos (1521-1534), como arquiteto e como escultor. Porém Michelangelo não terminou a construção da sacristia, pois em 1534 ela partiu para Roma e não retornou mais a Florença. A obra foi terminada em 1555 pelos arquitetos Giorgio Vasari ( que construí também a Galleria degli Uffizi) e Bartolomeo Ammanati (o autor da Fontana de Netuno, conhecido como Il Biancone na Piazza della Signoria em Florença) por ordem de Cosimo I. Apesar de se chamar Sacristia, a Sacristia Nova nunca exercitou a função de Sacristia, ela sempre foi projetada e utilizada como um mausoléu da família Medici. 
Sagrestia Nuova
 A Sacristia Nova hospeda os restos mortais de Lorenzo Il Magnifico morto em 1492 e do seu irmão Giuliano de'Medici morto na Congiura dei Pazzi em 1478, pais dos Papas Leão X e Clemente VII respectivamente. A Sacristia hospeda ainda os restos mortais outros membros da família Medici:  Lorenzo Duque de Urbino, sobrinho do Papa Leão X, Giuliano Duque de Neumours, irmão do Papa Leão X e Alessandro de'Medici, primeiro duque de Florença e filho natural do Papa Clemente VII.

Essa foi uma pequena introdução das Capelas Mediceas. Espero poder devagar, em outros posts, poder entrar detalhadamente e desvendar com vocês esse lugar que é tão importante para a história de Florença.
No próximo post a gente vai desvendar a cripta.  Fique com a gente!

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Emilia-Romagna Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Ferrari Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Maranello Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.