Florença possui uma infinidades de museus e dificilmente você conseguirá conhecer todos na primeira visita á cidade. Eu que já moro aqui há tanto tempo, confesso que não conheço todos. Os mais famosos são a Galleria degli Uffizi, Accademia, Palazzo Pitti, Bargello, museus que fazem sempre parte do itinerário da maioria dos turistas. Mas, embora muita gente não saiba, existem também os chamados "pequenos, grandes museus" e entre eles, o Museu Stibbert, que é o protagonista deste post.
Quem foi Frederick Stibbert?
Frederick Stibbert (1838-1906), nasceu em Florença, filho de pai inglês e mãe italiana. Quando era pequeno, foi enviado a Inglaterra para estudar. Foi um estudante rebelde, apesar de se tornar um homem de cultura, os estudos nunca foram o seu forte e por isso não conseguiu terminar a universidade. Seu avô paterno, Giles Stibbert foi um general inglês que combateu na India na segunda metade de 1700, criando assim muita riqueza. Em 1859, maior de idade, Stibbert retorna a Florença e toma posse da enorme herança deixada pelo seu avô que foi aumentada pelo seu pai no decorrer dos anos.
Stibbert não se casou e frequentou a classe alta fiorentina, conduziu a vida de uma forma brilhante e mundana, era apaixonado por cavalos e armaduras. Durante a sua vida, colecionou diversos objetos ligados à guerra, entre eles armaduras medievais, armas, quadros, roupas antigas. Sua idéia era fundar um museu.
Em 1906 nosso protagonista morre, sem herdeiros diretos, deixa todo o seu patrimônio, incluindo toda a sua coleção e imóveis à Inglaterra. Em caso de renúncia inglesa, o patrimônio ficaria para a cidade de Florença. A única obrigação de quem receberia o patrimônio era gestir o museu e conservar tudo exatamente como ele havia deixado. Eu desconheço o motivo, mas a Inglaterra "abriu mão da sua herança", provavelmente pela dificuldade de gestir um museu em outro país, e assim, toda a coleção acumulada ao longo da vida de Stibbert, passou a pertencer a cidade de Florença.
O Museu Stibbert
O Museu Stibbert é um dos museus mais surpreendentes de Florença, como eu já disse anteriormente, se tratava de uma coleção particular. Frequentando ambientes importantes e internacionais, Stibbert entrou em contato com diversos antiquarios com os quais ele começou a montar a sua vasta coleção, que hoje é exposta em 60 salas do museu, quase todas são visitáveis. O núcleo mais importante da coleção são as armaduras que são dividas em três ambientes: européia, islâmicas e japonesas. Fazem parte da coleção diversos quadros, roupas antigas, objetos de cerâmicas e porcelanas, esculturas, e ainda, uma pequena coleção de objetos egipcios.
As salas foram decoradas de acordo com o gosto de Stibbert, foram conservadas exatamente do jeito que ele deixou, com móveis e pinturas originais.
As armaduras é algo mais do que espetacular, é quase teatral, que nos causa um grande impacto. São expostas em pose de batalha, com manequins de soldados e cavalos. Quem tem criança e visita Florença, não pode deixar de conhecer esse museu. A fila de soldados, vestidos com armaduras è algo que impressiona adultos, imagina a molecada.
Vejam algumas fotos, e depois me digam se eu tenho razão ou não.
 |
Armadura européia |
 |
Armadura islâmica |
|
|
|
|
 |
Armadura japonesa |
Para vestir os cavalos, Stibbert utilizava os tecidos das roupas antigas, de época medieval que ele comprava.
O museu não fica exatamente no centro de Florença, mas não é longe, não!
Anotem o endereço: via Frederick Stibbert 26 - 50134 Firenze
Vocês podem pegar o ônibus número 4 na Estação Santa Maria Novella e descer na fermata (ponto) Gioia.
Maiores informações no site oficial do Museu: http://www.museostibbert.it/
Oi Cris!O Museu deve ser impressionante mesmo ao vivo.Na verdade o que me surpreendeu ainda mais do que a Inglaterra ter renunciado a herança é o Stibbert que nasceu na Itália e era filho de Italiana ter deixado tudo para outro país.Acho que se a Inglaterra tivesse aceitado na Toscana exisitiria um dia de malhação do Stibbert,que nem o dia de malhação de Judas aqui no Brasil!
ResponderExcluirOi Pricila
ResponderExcluirStibbert deixou a sua herança para a Inglaterra, porque apesar dele ter nascido na Toscana, ele foi educado na Inglaterra. No fundo ele se sentia mais ingles do que italiano.
Agora, a renuncia da Inglaterra não ficou muito clara para mim não. Provavelmente a cidade de Florença deve ter pressionado muito a Inglaterra. Acho que o interesse da Inglaterra era transferir toda a coleção para a Inglaterra, mas existia uma clausula no testamento, onde era proibido retirar os objetos de onde o proprio Stibbert havia colocado. Se você for no Museu, todos os objetos estão no seu local original, onde Stibbert os deixou.
Pra você ter uma idéia, uma armadura antiga, naquela època ou seja, em 1800, custava o preço de uma casa. Imagina quanta vale toda a coleção? E além da coleção, existe o palacio que hospeda o museu, que também era propriedade do Stibbert.
Um abraço