segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O Palazzo Vecchio e a sua história

Finalmente o segundo post da série "Desvendando o Palazzo Vecchio"! Hoje vamos falar um pouco da história desde Palacio que encanta todos os turistas que visitam a Piazza Signoria em Florença.

Quando chegamos a Piazza Signoria e observamos o palácio, a primeira visão que temos è de um enorme dado de pedra coroado por uma galeria da qual observamos uma enorme torre alta 95 metros. A parte externa do edifício conserva ainda o aspecto medieval de castelo fortificado, o que comprova a sua natureza defensiva.

A construção do Palácio é dadata no ano de 1299 e  acontece em um dos períodos mais conturbados e também mais importante da história de Florença. No século XIII a cidade conheceu uma extraordinária expansão politíca, econômica e demográfica e se afirmou o governo das "Arti" que eram uma espécie de corporações profissionais. Prometo escrever um post só para falar das  "Arti", que foi muito importante na história de Florença. 

O projeto do Palácio feito da Arnolfo de Cambio, arquiteto fiorentino responsável por outros projetos importantes como o Duomo e a Basilica de Santa Croce, era destinado a hospedar " i Priori delle Arti" (uma espécie de Presidente de cada corporação), ou seja a suprema magistratura que governava a cidade. 

Em 1302 o palácio já estava pronto, faltando ainda terminar a torre que foi completada nos anos seguintes. Se olharmos o Palazzo da Via della Nina o da Via dei Gondi, podemos notar todos os ampliamentos que foram feitos no decorrer dos séculos. 

A primeira modificação feita no Palazzo è datada no ano de 1342, quando o Gualtiere di Brienne, duque de Atena, decide construir uma nova ala fortificada a oeste do edifício original, construindo também uma escada secreta e a famosa porta que já falamos aqui no blog no post Uma porta secreta no Palazzo Vecchio.

No final do século XV foi construído o Salone de' Cinquecento que foi completamente transformado em 1565 por Giorgio Vasari. De fato, em 1540 Cosimo I se transferiu com toda a sua familia para o Palazzo Vecchio. Foi uma decisão extremamente significativa: transferindo a residência do Palazzo Medici na atual Via Cavour para o Palazzo Vecchio, sede do Governo e do poder da cidade, Cosimo demonstra ser o Principe absoluto e de encarnar o Estado, estabelecendo uma nova relação entre a história da cidade e a familia Medici.

Contemporaneamente ao transferimento da familia do duca, iniciaram importantes obras de requalificação do espaço interno do palácio, que compreenderam também a construção de novos ambientes que englobaram diversos edifícios medievais e estendeu o palácio até a Via dei Leoni.

Acima: Planta do projeto original de Arnolfo di Cambio: mais tarde o Palazzo foi ampliado até o número 4, atual Via della Ninna. Os números 1 e 3 correspondono a antiga Via di Bellanda e 2 e 4 a Via del Guardingo que foram englobadas pelo ampliamento do palazzo. Podemos ainda observar os traços dessas ruas nas atuais 04 portas de acesso do Palazzo Vecchio: a porta da Via dei Leoni corresponde ao número 4, a porta de acesso da Via della Ninna ao número 3, Via dei Gondi número 1 e aquela da Piazza della Signoria a qual atravessa o Cortile di Michelozzo no ponto 2.

 
Reconstrução da ampliação do Palazzo Vecchio, quando foi construído o Salone dei Cinquecento (C) realizado pelo arquiteto Simone del Pollaiolo, conhecido como Il Cronoca a pedido de Savonarola a partir do ano de 1496. 

 Acima: Reconstrução da fachada do Palazzo Vecchio na Via della Ninna, onde podemos observar a parte original do dado arnolfiano (1), um pedaço da muralha construída pelo Duque de Atena Gualtieri di Brienne onde podemos ver o grande portal e a sua esquerda a porta secreta. O pedaço de muralha ligava o Palazzo Vecchio ao Palazzo del Capitano del Popolo (3).
Acima: Reconstrução da muralha feita pelo Duque de Atena Gualtieri di Brienne e na parte interna a escada secreta. Na ilustração é representado o atual percurso da escada que Gualtieri realizou especialmente como acesso e via de fuga secreta do palazzo. Da pequena porta, subimos até o Mezzanino no terceiro andar. Hoje a escada secreta è visitável somente através da atividade Percosi Segreti, gestida pelo Museo dei Ragazzi do Palazzo Vecchio, ou seja, você deve chegar na bilheteria e solicitar especialmente essa visita.

Ilustrações: Museo dei Ragazzi

A gente vai continuar desvendando o Palazzo Vecchio nos próximos posts, fique com a gente!

Saiba mais sobre o Palazzo Vecchio: Desvendando o Palazzo Vecchio

Marcadores

Acampamento no deserto Acordos Internacionais Arezzo Arqueologia Arte Assistencia Bagno Vignoni Bate-Papo com o Leitor Beato Angelico Berlim Brasil Brasileiros no Mundo Brunello Calábria Campanhas Campania Cantinho da Fada Peregrina Capela Sistina Cappella Brancacci Caravaggio Caserta Casertavecchia Chianciano Chianti Cinema Consulados Conversa fiada Corredor Vasariano Cortona Curiosidades Dante Datas Comemorativas Desvendando Florença Dicas de Viagem Dirigir na Italia Donatello Educaçao Enogastronomia Enquetes e entrevistas Esporte Estudar na Italia Eventos Fez Fique de olho Firenze Florença Galeria de arte moderna Ghirlandaio Giotto Governo Italiano Grandes Pensadores Guia de Turismo Guia Florença Hoteis em Florença Humor Igrejas Imigraçao Inferno Dan Brown Informatica Italia Jubileu Lavoro Legislação Italiana Leonardo da Vinci Livros Lucca Macchiaioli Mae Marrakech Marrocos Matrimonio Medici Memes Mercadinho de Natal Meus Rabiscos Michelangelo Milão Moda Montalcino Montecatini Montefalco Montepulciano Mugello Mulher Brasileira Multas Museu Davanzati Museu de São Marcos Museus Napoli Natal Nobile de Montepulciano Noticias Outlet Paestum Palazzo Pitti Palazzo Vecchio Palermo Palio Para relaxar Parceiros Patente italiana Permessos vistos e Cidadania Piazza della Signoria Piazzale Michelangelo Pienza Pisa Politicas Prostituiçao Puglia Rafael Sanzio Receitas Recursos Humanos Reis Magos Roma Sabores da Italia Salvatore Ferragamo San Gimignano San Marino San Quirico San Vivaldo Sandro Botticelli Santa Croce Santos São Francisco São Lorenzo Sardegna Saude Scaperia Sicilia Siena Sobre mim Soltando os bichos TAX FREE Teatro Romano Torre de Pisa Torres Toscana Transporte Trenitalia Truffa Turismo TV Uffizi Umbria Università Val d'Orcia Valle D' Aosta Vasari Vaticano Veneza Vesuvio Viagem Vida a dois - Vita di coppia Videos Ville Medicee Vinhos Volterra
Noticias da Bota. Imagens de tema por Storman. Tecnologia do Blogger.